Giro nos Estados

Calendário 2015 da Fapeal será lançado na Uneal

A 12ª edição do calendário temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) será lançada na quarta-feira (14/1), às 11 horas, na Sala dos Conselhos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. A cerimônia é aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral. Este ano, o calendário tem como tema “A Presença Indígena em Alagoas”.

Tradicional, a obra é resultado das pesquisas desenvolvidas durante um ano pelos professores do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) Douglas Apratto e Jorge Vieira, e da Uneal, Jairo José Campos da Costa e Clébio Correia de Araújo. “O calendário da Fapeal tornou-se um marco para a pesquisa em Alagoas ao valorizar a cultura local. Este ano, priorizamos a presença do índio para a construção do nosso Estado”, explicou Campos.

Durante o lançamento, serão distribuídos exemplares do calendário que foi impresso em dois formatos: para parede e para mesa, pela empresa Grafpel. Ao todo, foram impressos um mil exemplares, com recursos na ordem de R$ 14 mil, financiados pela Fapeal.

A Uneal participa da elaboração do calendário desde 2013. Naquele ano, o foco foi a presença da cultura negra em Alagoas. Em 2014, o foco foi a fotografia e este ano, é apresentado um recorte da contribuição indígena para a cultura alagoana.

Fonte: FAPEAL

Próximos Eventos