+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

British Council promove curso para pesquisadores em Campo Grande(MS)

O British Council, em parceria com a Fundect, promove o Workshop Researcher Connect em Campo Grande nos dias 20, 21 e 22 de março. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira e contou com a presença do diretor-presidente da Fundect, Davi Bungenstab. Participam 24 pesquisadores com nível acadêmico mínimo de doutorado e doutorandos de várias áreas do conhecimento e com bom nível de conhecimento da língua inglesa, pois o curso é inteiramente ministrado em inglês.

“O curso irá oferecer treinamento para melhorar a qualidade das nossas publicações científicas na língua inglesa, além de orientar os pesquisadores na apresentação de seu trabalho como um todo, inclusive para facilitar a aproximação com pesquisadores do Reino Unido”, afirmou Davi.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Promovemos cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação. Acesse o site para mais informações: www.britishcouncil.org.br

curso é ministrado pelas consultoras do British Council, Flávia Pires Rodrigues e Marly D Amaro Blasques Tooge. “O Researcher Connect é uma parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa brasileiras e tem como foco fazer um treinamento para que os pesquisadores tenham maior proficiência e habilidade em se comunicar fora do país”, afirma Marly.

Com a importância da internacionalização das universidades no Brasil, houve uma exigência maior e uma procura maior dos profissionais de irem para outros países buscar parcerias e também participarem de eventos internacionais como forma de atrair pesquisadores de outros países para desenvolver pesquisas em parceria”, destaca Flávia.

Para Alinne Castro, bióloga do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco, uma das participantes, o curso é de extrema importância para o cenário científico. “Nossa pesquisa é percebida por meio de nossa escrita e hoje a língua inglesa é fundamental para alcançar a internacionalização do trabalho do pesquisador”.

“O curso apresenta várias estratégias de redação científica. O conhecimento adquirido aqui será muito útil para a minha rotina como pesquisador”, destacou Rafael Dettogni Guariento, participante do curso, biólogo e professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Researcher Connect

O programa Researcher Connect é composto por uma série de cursos de curta duração voltados para pesquisadores em todos os estágios da carreira acadêmica e de todas as áreas do conhecimento.

As aulas são em inglês e têm o objetivo de aprimorar as habilidades em comunicação científica em contextos internacionais e multiculturais. Os participantes aprendem técnicas para se comunicar melhor no idioma em diversas situações: apresentações orais, escrita acadêmica, publicação de artigos em periódicos internacionais, propostas de projetos, elaboração de abstracts, entre outros.

Para pesquisadores de todo o mundo, divulgar seus projetos em inglês de forma eficaz é essencial para o sucesso. As universidades também encontram uma necessidade crescente de internacionalização, especialmente no Brasil. O Researcher Connect foi desenvolvido para atender a essas demandas globais.

Fonte: Fundect

Próximos Eventos