+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Brasília dá mais um passo para sediar o 8º Fórum Mundial da Água

O governo deu mais um passo para Brasília se tornar a capital mundial dos recursos hídricos, em 2018. No último dia 7, o governador Rodrigo Rollemberg e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram o memorando de entendimento para a realização do 8º Fórum Mundial da Água. O documento define os objetivos e princípios para o planejamento do evento na cidade, assim como orienta a cooperação entre o Distrito Federal, o governo federal e o Conselho Mundial da Água, responsável pelo fórum desde a sua primeira edição, em 1997.

O fórum trará à cidade autoridades e especialistas em recursos hídricos de diversos países, que, por meio de suas experiências, deverão estabelecer trocas, parcerias e ações concretas para a melhoria da gestão da água e do saneamento. Outro objetivo é envolver e conscientizar legisladores, tomadores de decisão e a sociedade em geral em torno de soluções para os problemas de consumo e gestão da água no mundo.

O evento, que ocorre de três em três anos, terá na edição brasileira a primeira no Hemisfério Sul. A sétima edição será neste ano, na Coreia do Sul, depois de já ter passado pelo Marrocos, pela Holanda, pelo Japão, pelo México, pela Turquia e pela França.

“Precisamos mudar o nosso paradigma em relação à água, cuidar das nossas fontes de abastecimento, evitar o desperdício e o desmatamento nas áreas de preservação permanente — o que faz parte de uma conscientização coletiva. Queremos aproveitar a realização do fórum para ampliar a mobilização em torno do uso racional da água”, ressaltou o governador Rodrigo Rollemberg.

Brasiliense, a ministra do Meio Ambiente comemorou a escolha da capital como sede do 8º Fórum Mundial da Água. “Essa é também uma maneira de discutir meio ambiente e cidades sustentáveis numa outra perspectiva, proativa, e não só reativa, em face da crise que atravessa o sudeste brasileiro”, disse. Para Izabella Teixeira, é importante que os próximos anos sirvam não só para preparar o evento, mas também para discutir o tema com agentes econômicos e sociais.

Autoridades
Participaram da cerimônia de assinatura do memorando o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles, e o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico de Brasília, Vinícus Benevides. Ambos estarão na 7ª edição do fórum, na Coreia do Sul, ainda este mês. Também estiveram na cerimônia o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, secretários e técnicos dos governos distrital e federal.

Fonte: SECT-DF

Próximos Eventos