Giro nos Estados

BlackBerry quer parceria com Parque Tecnológico de Alagoas para fomentar startups e outros projetos tecnológicos

O vice-presidente global de relações governamentais da BlackBerry, David Paterson, esteve em Maceió nesta terça-feira, 06, em reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti/AL), Eduardo Setton, para discutir novas parcerias entre a multinacional de tecnologia e o Governo de Alagoas, através da Secti. O encontro teve a participação do evangelista da BlackBerry, Demian Borba, da diretora de relações governamentais e institucionais do Brasil e América do Sul, Letícia Lewis, e a diretora de Marketing no Canadá, Lynda Chau, além de outros representantes da empresa.

O encontro teve como objetivo apresentar a BlackBerry o Parque Tecnológico de Alagoas, o qual será construído em Jaraguá, juntamente com o Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, e os benefícios que este projeto já está trazendo para o Estado, bem como os demais programas estratégicos na área os quais têm colocado Alagoas no cenário nacional em inovação tecnológica. Um exemplo deste novo momento é o Hand Talk, projeto alagoano, eleito pelas Nações Unidas como o melhor aplicativo social do mundo em 2013, pois permite a tradução simultânea do português para libras, a língua utilizada pelos surdos.

Setton ressaltou que Alagoas vive esse novo momento, o que permite a BlackBerry desenvolver várias parcerias no Estado, além da que já mantém com a UFAL – Universidade Federal de Alagoas. “A BlackBerry tem dado uma importante contribuição ao nosso estado, liderando um movimento com empreendedores locais, que tem culminado em avanços no nosso setor”, reforçou.

O secretário lembrou a importância das redes sociais no processo de crescimento da inovação tecnológica em Alagoas porque permitiu, principalmente através do Facebook, dar visibilidade a pequenas e grandes iniciativas além da integração entre todos os setores envolvidos direta ou indiretamente com a ciência, a tecnologia e a inovação. Ressaltou que o Parque Tecnológico vai dar o suporte necessário às startups e demais empresas para que tenham capacidade de captar novos projetos com recursos estaduais e federais, e de fundos de investimentos, com consultorias jurídicas, de projetos e contábeis.

Neste sentido, o evangelista da BlackBerry, Demian Borba, informou que a multinacional tem todo interesse em contribuir para que empreendedores e startups alagoanas tenham a capacitação necessária e o acesso a esses projetos técnicos, permitindo a captação de recursos, sua aplicação e prestação de contas, o que garantirá cada vez mais recursos e investimentos  para Alagoas.

Fonte: SECTI-AL

Próximos Eventos