+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Bahia entrega veículo para atuar como minicozinha móvel do Projeto Tecsol

Representantes do projeto Tecsol – parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) –  que visa fortalecer as cadeias produtivas do licuri e da reciclagem na região Metropolitana de Salvador, receberam uma van para ser usada como minicozinha móvel pela Cooperativa de Colhedores e Beneficiadores de Licuri, do Município de Caldeirão Grande (Cooperlic).

A entrega das chaves do veículo aconteceu nesta segunda-feira (22), de maneira simbólica, entre a secretária da Secti, Andrea Mendonça, e o reitor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Renato Anunciação, com a presença de diretores, coordenadores e professores que integram o projeto. “Este veículo atenderá as demandas deste importante projeto que atua no fortalecimento das políticas em benefício da agricultura familiar do semiárido baiano”, afirmou a secretária da Secti.

A professora e engenheira química do IFBA, Djane Santiago explica que o automóvel será adaptado para o funcionamento de uma minicozinha para a produção de pequenas produções. “Esta van vai alavancar o projeto no que diz respeito à capacitação na segurança alimentar, pois vamos mostrar às famílias cooperadas de comunidades mais afastadas, que eles podem adaptar seus espaços de cozinha alinhados com essa questão. Além disso, o veículo servirá para realização de treinamentos, reuniões e oficinas”, ressaltou Djane.

O licuri é a principal fonte de subsistência da cidade de Caldeirão Grande. Nele, são encontradas substâncias como: cálcio, magnésio, cobre, zinco, ferro, manganês e selênio. Para saber mais sobre o Projeto Tecsol e o trabalhado realizado pela comunidade do município do interior baiano, acesse o link da matéria “Projeto Tecsol beneficia famílias do semiárido que trabalham comLicuri”.

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos