+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Aula inaugural dos cursos dos CETECMAs acontece nesta quarta-feira, 27 no Maranhão

Está marcada para a próxima quarta-feira, 27 de fevereiro, às 08h, a aula inaugural dos cursos do primeiro trimestre de 2013 dos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMAs). A aula inaugural será conduzida pela secretária de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra, e pelo secretário de estado da Casa Civil, Luís Fernando Silva, direto do Centro de Estudos Superiores de Timon (CEST/UEMA), e será transmitida por videoconferência para todos os polos do CETECMA.

Os cursos oferecidos são: Auxiliar de Agronegócio, Auxiliar de Instalações Elétricas, Auxiliar de Eletrônica de Manutenção, Auxiliar de Contabilidade / Informática, Auxiliar de Telecomunicações, Auxiliar Administrativo / Informática e Montagem e Manutenção de Micro. Cada curso tem carga horária de 160 horas, divididas em 100 horas de aulas presenciais mediadas por tecnologia e 60 horas de estudos dirigidos. Serão oferecidas 30 vagas por turma.

“Ao ingressar nos cursos oferecidos pelo CETECMA, os alunos passam a integrar também a plataforma do programa “Maranhão Profissional”, que somente em 2012 formou cerca de 114 mil pessoas. Os alunos que obtiverem melhor rendimento, que será medido de acordo com as notas e frequência às aulas, poderão ser selecionados para estágios nas empresas parceiras a partir do “Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego”, que também é uma etapa do Maranhão Profissional. Cumprido esse ciclo, nosso aluno terá uma formação completa e maior potencial de absorção pelo mercado de trabalho”, explica a secretária Rosane Guerra.

Os cursos serão realizados de fevereiro a maio de 2013. Além dos cursos de qualificação profissional, os CETECMAs também irão ofertar, a partir da segunda quinzena de março, o curso preparatório para o vestibular, com ênfase no ENEM, o Etapa Pré-Vestibular. As aulas acontecem nas 11 unidades do CETECMA e em 92 escolas da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Todos os cursos oferecidos pelos CETECMAs são gratuitos e qualquer pessoa acima de 18 anos, com nível médio completo, pode se inscrever.

Fonte: SECTEC-MA

Próximos Eventos