Giro nos Estados

Assinado projeto de lei para criação de Universidade Virtual em São Paulo

Foi assinado nesta quarta-feira, 18, pelo governador Geraldo Alckmin, projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa para criação da Fundação Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, a universidade deve começar a funcionar em 2013. Além de cursos próprios, a Univesp oferecerá cursos em parceria com as universidades estaduais paulistas USP, Unesp e Unicamp, bem como com o Centro Paula Souza.

A instituição ampliará o número e a abrangência geográfica das vagas, além de oferecer flexibilidade de tempo para o aluno estudar. “Com a Univesp, será possível atender quem mais precisa usando novas tecnologias nas mais variadas áreas de ensino. Temos agora um instituto novo com baixo custo e muita qualidade”, afirmou Alckmin. A estimativa é de que a universidade tenha mais de 24 mil alunos em menos de quatro anos.

A maior parte das atividades será realizada a distância, pela internet, e outras ocorrerão nos polos em que se desenvolvem atividades presenciais, como laboratórios práticos e avaliações. Nos primeiros anos, serão disponibilizados cursos de licenciaturas em Língua Portuguesa e em Matemática, bacharelado em Sistemas para Comércio Eletrônico e em Segurança da Informação, Tecnologia em Processos Gerenciais, Licenciatura em Ciências, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, especialização em formação de educadores para Linguagem Brasileira de Sinais e especialização na formação de professores de Engenharia.

A Univesp foi anunciada em 2009, como um programa de expansão do ensino superior no Estado de São Paulo. Até hoje, mais de 13 mil alunos já foram atendidos pelo programa, entre cursos extracurriculares, graduação e especialização.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos