Giro nos Estados

Arte com Ciência realiza feira de Arte, Ciência e Ecologia no interior de Sergipe

Entre os dias 17 e 19 de Outubro, o projeto Arte com Ciência realizou a Feira de Arte, Ciência e Ecologia em colégios do interior do estado, como forma de celebrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento nacional que promove nos estados do país atividades de difusão e de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste ano de 2012, a Semana de Ciência e Tecnologia apresenta o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, em Sergipe coordenada pela Fundação de Apoio a Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

O projeto Arte com Ciência é realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Governo de Sergipe e o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), tendo como executor a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o objetivo central de conceber e implementar uma estratégia de mobilização de professores e alunos do ensino médio, o projeto é voltado para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de ciências exatas e naturais, relacionadas a atividades pertinentes aos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, através de uma abordagem que explora a relação entre arte (sensibilização), ciência (método) e ecologia (meio ambiente).

Desenvolvido desde o início de 2011, o projeto envolve ao todo três escolas estaduais: Gumercindo Bessa (Estância-SE), Raimundo Mendonça (Indiaroba-SE), Arabela Ribeiro (Estância-SE). Durante a programação, estudantes do Ensino Médio puderam expor para seus amigos, professores e para toda a comunidade seus trabalhos sustentados pelos eixos arte, ciência e ecologia. Alguns dos projetos elaborados pelos estudantes interferiam diretamente no ambiente escolar.

A equipe responsável pelo trabalho ‘A Horta Orgânica’ no Gumercindo Bessa, por exemplo, construiu uma pequena horta no próprio pátio do colégio. Já o trabalho ‘Reaproveitamento da água da chuva’, também do Gumercindo, elaborou um projeto contendo maquetes e simulações digitais a fim de utilizar a técnica nas próprias imediações da escola. Para Jackson do Nascimento, estudante do terceiro ano e participante da feira, “eventos como esse são muito importantes, pois além de funcionar como uma sala de aula, traz conscientização aos estudantes”.

A parte artística e cultural também não foi deixada de lado. O trabalho ‘Barco de fogo’ do colégio Arabela Ribeiro demonstrou a história da festa do Barco de Fogo em Estância e levou explicações científicas que envolvem a apresentação aliada a fotos e réplicas em tamanho ampliado dos barcos. “A feira despertou nos alunos o interesse pela pesquisa científica, que muitas vezes parece ser algo do outro mundo, mas foi demonstrado que é simples de se fazer quando se possui esforço e interesse. Em todo o meu tempo de gestão, este foi um dos eventos que mais me marcou”, afirmou Iracena Silva, diretora do colégio Arabela Ribeiro.

Projeto Arte com Ciência

Ao longo de todo o ano, o projeto Arte com Ciência ficou responsável por orientar os docentes e estudantes das escolas para a elaboração dos trabalhos, além de oferecer apoio e acompanhamento aos alunos. O Arte com Ciência possui em sua equipe bolsistas graduados e graduandos em diversas áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia, entre outras.

Em 2011, as atividades do projeto relacionadas à Feira trouxeram diversos resultados positivos para os alunos e para as escolas. Projetos como o “Fogão Solar” e o “Manguezal: Respeitar Esse Ecossistema é Ter Vida”, criados principalmente a partir do protagonismo dos próprios estudantes, estão sendo transformados em dispositivos permanentes de ciência, arte e ecologia, em breve expostos no Museu da Gente Sergipana. A expectativa é que, mais uma vez, novos dispositivos como esses possam surgir, resultado da criatividade e dos esforços dos alunos e professores das escolas participantes.

Links

www.artecomciencia-ipti.blogspot.com

 Fonte: Ascom – Sedetec – Sergipe

Próximos Eventos