Giro nos Estados

Arranjos Produtivos de Rondônia debatidos em reunião com MDIC

Com a apresentação de um panorama sobre ações desenvolvidas pela coordenação nacional de Arranjos Produtivos Locais (APLs), o coordenador do Grupo de Trabalho Permanente de APLs, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Romeiro, iniciou reunião realizada, ontem (19), pelo Núcleo Estadual de APLs de Rondônia (NEAPL/RO). O evento, realizado no auditório da Emater, reuniu membros do núcleo, que inclui representantes de secretarias, superintendências, associações, conselhos, instituições financeiras e de ensino, entre outros.

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), George Braga, também responsável pela coordenação do núcleo dos arranjos em Rondônia.   O secretário explicou que o agronegócio representa um peso importante na economia do estado. Por este motivo, George disse que uma atenção especial ao processo de desenvolvimento da agricultura familiar e agroindústrias é essencial. Em sua fala, foi enfático ao afirmar que o fortalecimento destes setores também movimenta a máquina pública, com a geração de recursos. Ele também reforçou a responsabilidade que cada membro deve assumir para a concretização das ações e agregar valor à produção regional.

Ao iniciar sua participação, o coordenador nacional enfatizou a capacidade de articulação que cada um deve ter para alavancar o processo no Estado. Ricardo elogiou e parabenizou as ações desenvolvidas pelo núcleo de Rondônia, que estão dentro do previsto pelo GTP APL. A definição dos arranjos prioritários e o envolvimento de 28 instituições de diversas áreas no processo são ações positivas. Ricardo frisou a importância de se compreender que a entidade que coordena os arranjos produtivos é também responsável pelas articulações necessárias, pelo auxílio na elaboração de planos e capacitações.  O trabalho das entidades executoras também foi frisado. “Elas são tão responsáveis pelo sucesso de um arranjo como a que coordena o núcleo. A governança dos APLs está bem feita em Rondônia. Agora é preciso que cada um trabalhe dentro das suas especialidades e articulem soluções”, completou Ricardo que, durante sua visita, defendeu o alinhamento das ações governamentais voltadas ao setor produtivo.

Debates

Durante reunião, Ricardo explanou sobre os programas Brasil Maior e APLs, e orientou o estado em como desenvolver os projetos existentes no MDIC. Ao final, o coordenador se disponibilizou para ser interveniente em Brasília na captação de recursos para diversas áreas junto aos ministérios e anunciou que no próximo ano o MDIC fará um grande evento em Rondônia, estilo mutirão, que reunirá as principais entidades de fomento para articulações com o NEAPL e empresários, de Rondônia.

Também foram realizadas apresentações dos trabalhos desenvolvidos nos APLs priorizados de Pscicultura, Cafeicultura e Sociobiodiversidade. As explanações foram feitas por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes); e Seplan.

Fonte: Seplan RO

Próximos Eventos