+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Após participação de fórum, Secretaria do Piauí estuda criação de Parque Tecnológico

Com a finalidade de representar as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação ou órgãos congêneres de todo Brasil, aconteceu na cidade de Salvador, no início desta semana, o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), que contou com a participação de 26 estados, entre os quais estava o Piauí, através dos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado (Sedet).

O Consecti coordena e articula os interesses comuns das Secretarias Estaduais de CT&I, contribuindo para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante o evento foram debatidos temas como os impactos do Marco Legal de CT&I, a Contribuição da Empresa brasileira de pesquisa industrial e inovação (Embrapii) aos estados e o projeto Veredas Novas Estaduais.   

“O fórum trouxe contribuições importantes para projetos que pretendemos desenvolver no Piauí, como o debate sobre impactos do Marco Legal de CT&I que vem de encontro à Lei de Inovação já discutida em projetos da Sedet para o Piauí. Tivemos a oportunidade de conhecer também o projeto Veredas Novas Estaduais que visa a popularização de internet de uma forma mais rápida, voltada principalmente para as atividades de ensino e pesquisa”, disse o superintendente de Ciência e Tecnologia da Sedet, Thiago Carvalho, que representou o secretário da pasta no evento.

O diretor de pesquisa da Sedet, Francisco Soares, que também acompanhou as discussões do fórum destacou as visitas técnicas, como as que foram feitas às instalações do Parque Tecnológico da Bahia e ao SENAI Cimatec.

“A visita realizada ao Parque da Bahia foi bastante proveitosa uma vez que a Sedet pretende criar, por meio da Superintendência de Ciência e Tecnologia, um Parque Tecnológico para o Piauí. Então podemos conhecer a estrutura e adaptar, durante o desenvolvimento do planejamento de criação, à nossa realidade”.

Fonte: SEDET-PI

Próximos Eventos