Giro nos Estados

Aplicativos criados por estudantes do IFB monitoram plantação pelo celular

Nesta ultima segunda-feira (24) o Brasil Rural conversa com o professor e pesquisador do Instituto Federal de Brasília (IFB), Nilton Cométti, sobre a criação de aplicativos para monitorar plantações.

O professor coordena um grupo de pesquisa de tecnologias sociais que tem o objetivo de desenvolver tecnologias baratas e funcionais para o produtor rural, principalmente para agricultura familiar.

Segundo o pesquisador, o grupo desenvolveu dois aplicativos: o estufa inteligente, que  ajuda o produtor a captar e transformar a luz usada, é um app simples e pode ser baixado de graça; o segundo app foi desenvolvido para irrigação e ajuda na hidroponia, é um temporizador inteligente controlado pelo produtor, ou seja, o produtor pode ajustar conforme necessidade da plantação.

“Para o produtor é muito mais simples “bater o dedinho” numa tela de celular e aumentar ou baixar a frequência de irrigação do que ficar mexendo com botões, porque esses temporizadores às vezes têm botões que são muito complexos, tem uma sequencia de passos para você avançar, então o produtor tem dificuldade com essas coisas”, descata o professor.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Fonte: EBC

Próximos Eventos