+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Amazonas recebe reunião preparatória do Fórum Mundial de Ciência

A posição de destaque conquistada pelo Amazonas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), nos últimos anos, contribuiu para e escolha do Estado como rota de preparação para a reunião do Fórum Mundial de Ciência 2013. Manaus foi a capital da região Norte escolhida para sediar o 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Ciência, que acontece no período de 28 a 30 de novembro.

O evento, na capital amazonense, é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e aFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Para organizar o encontro preparatório, foi criado um comitê científico e outro operacional para integrar as ações institucionais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site.

TEMAS A SEREM ABORDADOS

Em cada encontro, são discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI, tanto no contexto nacional quanto internacional. O tema do encontro, em Manaus, será “Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”.O evento acontecerá no auditório do Bosque da Ciência, do Inpa.

Entre os assuntos já definidos para o encontro estão“Ciência para o uso de recursos naturais tropicais”, “Educação e Cultura para formação de cientistas e inovadores nos trópicos”, “Ética e Ciência na fronteira do conhecimento” e “Ciência para a saúde em regiões tropicais”.

RETROSPECTIVA

O primeiro encontro preparatório ocorreu na cidade de São Paulo, no mês de agosto, com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Global: da educação para a inovação – construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável”. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte ( MG) receber a reunião, que tratou sobre a temática “Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos”.

Após o encontro em Manaus, as próximas cidades a sediar o evento serão Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

SOBRE O FÓRUM MUNDIAL

Pela primeira vez em sua história, o Fórum ocorrerá fora da Hungria, país que deu origem ao evento. O 6º Fórum Mundial da Ciência será realizado em novembro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, com o tema “A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global” e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A coordenação das ações do evento no Brasil é de responsabilidade o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)em parceria com as principais instituições científicas e tecnológicas brasileiras e governos da América Latina e Caribe, além das instituições ligadas às questões de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como a Academia Brasileira de Ciência (ABC), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti)Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Financiadora de Projetos (Finep), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), escritório da UNESCO no Brasil, entre outros.

SERVIÇO

Evento: 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Data: 28 a 30 de novembro de 2012

Local: Auditório da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Endereço: Av. André Araújo, 2.936, Petrópolis– Manaus (AM)

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Danyelle Soares

Próximos Eventos