+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Amazonas lidera ranking de atividades na Semana Nacional de C&T

O Amazonas foi apontado como um dos estados que tem obtido destaque no cenário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A avaliação é do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ildeu Moreira. Ele destacou a expressividade das ações e o primeiro lugar no ranking de atividades cadastradas no evento. A afirmação do representante ocorreu durante a abertura da SNCT no Amazonas, nesta quarta-feira (17).

“Eu estive no Amazonas durante a primeira edição do evento e hoje estou de volta na 9ª Semana e percebo o crescimento que o Estado teve em tão pouco tempo. Tenho uma grande satisfação em ver que o Amazonas está cada vez mais presente no cenário da Ciência. Além disso, acabo de ver que o Amazonas está em primeiro lugar no número de atividades. Já são aproximadamente 3.900 atividades cadastradas. O que é muito bom e supera o ano de 2011”, completou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT) já está com as atividades abertas ao público em geral. Em Manaus, a programação se concentra na “Estação Ciência”, que funciona no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), de 18 a 20 de outubro, das 8h às 18h.  Entre os destaques da “Estação Ciência” está a Casa Tecnológica, atrativo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) no evento.

“A grande atração da SNCT será a Casa Tecnológica, que vai mostrar tudo que temos de mais moderno e inovador para compor uma residência. E com isso, fazer com o público perceba que a ciência faz parte do seu dia adia. Temos também o carro elétrico. Ou seja, grandes atrações e o público que vier ao Sesi vai gostar das novidades”, disse o titular da SECTI-AM, Odenildo Sena.

Além do representante do MCTI, a abertura contou com a presença da vice-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marly Guimarães, da diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão e do secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena.

A diretora da Fapeam, professora Maria Olívia Simão, destacou a importância da realização de programas que contemplem a formação de jovens e adolescentes. “Nós não teremos massa crítica nas universidades e pós-graduações, se não investirmos na educação básica. O nosso Estado, que tem o Pólo Industrial e que busca alternativas econômicas não pode abrir mão da formação tecnológica”, disse Olívia.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas.

Fonte: CIÊNCIA EM PAUTA, por Danyelle Soares

Próximos Eventos