+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Amazonas leva a ciência pra telinha da TV

O resultado de uma parceria firmada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a TV Ufam e a TV Assembleia poderá ser visto a partir desta semana pelos telespectadores dos dois canais de TV.

A proposta, idealizada pela direção da FAPEAM, é usar as duas emissoras para popularizar a ciência no Estado do Amazonas da mesma forma como acontece por meio da TV Fapeam no site da instituição há cerca de um ano.

A FAPEAM vai produzir, inicialmente a cada 15 dias, quatro programas curtos que vão abordar temas científicos, dando destaque às pesquisas em desenvolvimento ou concluídas que contam com apoio financeiro da FAP do Amazonas. Além disso a iniciativa pretende dar visibilidade aos pesquisadores da região que atuam nas diversas áreas do conhecimento.

PARCERIAS
Para inaugurar a iniciativa foram criados os quadros “Amazonas faz Ciência”, “Ciência responde”, “Fala, pesquisador” e “Ciência na sua mão” que serão inseridos durante a programação diária das duas emissoras, sendo exibidos novos programas a cada 15 dias.

Segundo o coordenador da TV Assembleia, Caubi Cerquinho, a iniciativa de divulgar a ciência por meio das televisões locais é de extrema importância para uma melhor informação da sociedade.

“A TV Assembleia (TV ALE), assim como todo canal de Tv, tem essa obrigação de prestar serviços à sociedade. Levar conhecimento e ciência para a população é importante, por isso topamos esta parceria. Produzir ciência e disponibilizar os resultados desse trabalho para a população é um papel que cabe à FAPEAM e à TV ALE”, ressaltou.

Apesar de ser um canal fechado, acessado por meio do Canal 99 da NET, o público da TV ALE é composto pelas classes A, B e C. “Sabemos que há interesse por esse tipo de informação, mas há uma grande possibilidade de que ainda este ano a transmissão também aconteça por meio de um canal aberto, ampliando ainda mais o público que terá acesso aos programas da FAPEAM”, destacou Cerquinho.

TV UFAM
Na TV Ufam os programas estreiam na próxima segunda-feira (23/08) ao meio-dia junto ao programa Ufam Esportes, que será transmitido pelo Amazon Sat, com reprise às 22 horas na 2ª e 3ª feira. A partir de então, os programas vão entrar no ar todos os dias da semana em horários diversificados.

Segundo o diretor da TV Ufam, Gilmar Couto, a parceria com a FAPEAM representa um avanço significativo na popularização da ciência. “Para nós é muito importante mostrar que a ciência está ao alcance de todo mundo”, disse, destacando que a inserção dos programas dará um grande suporte na programação atual da TV Ufam.

Couto explicou que a emissora, com 5 anos de existência, tem em sua grade 22 programas voltados para diversas temáticas, tais como esportes, entrevistas, cultura e ciência. Sintonizada nos canais 7 e 27 da NET, a TV Ufam conta com 1 milhão de acessos ao canal por mês e em torno de 50 mil acessos por dia. A emissora tem repercussão nacional em parceria com TVs universitárias de todo país, Canal Futura e Itaú Cultural.

QUADROS

Amazonas faz Ciência O quadro se propõe a divulgar as ações dos grupos de pesquisas formados por pesquisadores e instituições do Estado do Amazonas, assim como o trabalho que estes vêm desenvolvendo em diversas áreas do conhecimento. A ideia é dar visibilidade e destaque às pesquisas desenvolvidas por meio dos NCTs, Nepecab, Navi, Polis, Redebio, Rede malária, Nova Cartografia Social da Amazônia, entre outros.

Ciência responde – O quadro traz sempre uma pergunta feita por alguém interessado em obter resposta sobre um assunto ao qual tem interesse. Como por exemplo: Por que a água do Rio Negro é escura?. A pergunta é sempre respondida por um pesquisador especialista que procura esclarecer as dúvidas de crianças, jovens e adultos.

Ciência na sua mão – Por meio de uma linguagem simples, o quadro divulga o resultados de pesquisas concluídas ou em andamento que envolvem a aplicação da inovação científica e tecnológica na cadeia produtiva, dando visibilidade a processos ou produtos desenvolvidos a partir dos projetos do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção/Finep Amazonas), que consiste em apoiar, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores com o apoio de outras instituições locais.

Fala, pesquisador – O quadro traz pequenas entrevistas com pesquisadores recém-titulados (mestre e doutores) com o apoio dos programas de formação de recursos humanos da FAPEAM, para que eles falem sobre os projetos desenvolvidos bem como os resultados obtidos por meio dessas pesquisas.

Fonte: Agência FAPEAM

Compartilhe:

    Próximos Eventos