+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Amazonas lança atividades da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Amazonas foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (19/08), reunindo representantes de universidades, instituições públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros, museus e meios de comunicação, no auditório Beth Azize, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

O titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Odenildo Sena, disse que a tônica da Semana é voltada para envolver a sociedade com a temática, promovendo o debate sobre estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável. “Não dá para pensar em ciência sem capital intelectual. O desafio é se solidarizar com a ciência e tecnologia”, disse aos representantes institucionais, chamando-os a unir esforços em prol do sucesso do evento, que vai acontecer no período de 18 a 24 de outubro em todo Estado.

Entre as atividades destacam-se a Estação Ciência, o Porta Abertas e Oficinas. Uma das novidades deste ano, segundo informou a secretária adjunta da Sect, Olívia Simão, é o funcionamento do evento, que inicia no dia 18 e 19, com a atividade de Portas Abertas, onde as instituições e empresas receberão estudantes e visitantes e mostrarão suas atividades e pesquisas desenvolvidas.

No dia 20 de outubro, acontecerá a abertura do evento, às 19h30, no Clube do Trabalhador Sesi, na zona Leste de Manaus, com uma programação cultural. A Estação Ciência, que acontece no período de 21 a 23 de outubro, das 9h30 às 20 horas, trará para a sociedade exposições de estandes, resultados de pesquisas e produtos de projetos. “A ideia é promover atividades diversas de divulgação científica em ações simultâneas em todo país e em todos os municípios do Estado”, informou.

As instituições públicas ou privadas interessadas em expor no evento podem solicitar estandes por meio de formulário disponível no site da Sect.

Parcerias
Entre as parcerias firmadas para a realização do evento, destacam-se o aporte financeiro de R$ 300 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e R$ 60 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além desses, já estão fechadas parcerias de instituições como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do Centro de Mídias, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

Na solenidade, estiveram presentes várias instituições da iniciativa pública e privada que irão participar com estandes e atividades durante a semana. Uma delas, a Fundação Nokia de Ensino, que vai participar pelo sexto ano consecutivo do evento, esteve representada no lançamento pela analista de Comunicação, Regina Arruda.

“É uma grande oportunidade de difundir os projetos e trabalhos técnico-científicos realizados pelos alunos na Fundação, especialmente pelos estudantes finalistas, que desenvolvem projetos voltados para beneficiar a sociedade, como uma forma de retribuir todos os investimentos nos estudos. Consideramos então a participação fundamental para divulgação do que está sendo produzido em ciência e tecnologia para o Estado do Amazonas”, disse.

Para o vice-coordenador de extensão do Inpa, Dr. Hugo Guimarães Mesquita, a reunião demonstrou que a Semana no Amazonas promete ser bastante promissora. Por conta da temática do evento a expectativa é que além das atividades programadas como palestras e cursos, este ano, seja montada uma tenda no Bosque da Ciência, localizado no bairro do Aleixo, com uma exposição com as pesquisas e trabalhos que vão divulgar as ações do instituto.

“A ideia e receber no Inpa os visitantes, em uma área montada especialmente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que é um momento voltado para aproximar a sociedade e os cientistas”, destacou.

Concurso
Na ocasião também foi lançado o Concurso da 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema: Sociobiodiversidade, a chave para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O concurso é voltado aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas. Eles poderão participar com desenho, redação e poesia, de acordo com as idades correspondentes, conforme edital disponível na página da www.sect.am.gov.br. O concurso de desenhos, poesias e redações é uma modalidade específica da Semana que tem por objetivo principal motivar as escolas do Amazonas a trabalharem com seus alunos a temática proposta pela SNCT e levá-los a refletir sobre como cada tema anual se adequa à realidade amazonense.

As submissões de trabalhos ocorrem no período de 19 agosto a 10 de outubro. Veja o edital e ficha de inscrição no site da Sect.

Sobre o Evento
O objetivo da 7ª edição da Semana é mobilizar a população, em especial os jovens, a se envolver com assuntos e atividades em torno da ciência e da tecnologia. Para tanto, são utilizadas visitações em instituições de pesquisa e ensino, jornadas de iniciação científica, tendas da ciência em praças públicas, concursos, oficinas, palestras, feiras de ciências, dentre outros.

A SNCT 2010, que tem por símbolo deste ano a sumaúma ou samaúma (árvore de grande porte da Amazônia considerada “mãe-das-árvores” pelos indígenas), vai ocorrer entre os dias 18 a 24 de outubro. Para maiores esclarecimentos ou envio de sugestões, está disponível o correio eletrônico semanact@mct.gov.br.

Para maiores informações, acesse o Site do Evento.

Fonte: Cristiane Barbosa / Agência FAPEAM

Compartilhe:

    Próximos Eventos