+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Amazonas assina convênio que fará diagnóstico do Sistema de Inovação em Manaus

Um importante passo foi dado visando ao fortalecimento do sistema local de inovação. Trata-se da assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira destinado à elaboração de um estudo com o objetivo de fazer um diagnóstico do atual cenário do Sistema Manaus de Inovação. A Secretaria de C&T assinou o convênio na manhã desta quarta-feira (9/06).

A iniciativa é inédita e resultado de parceria entre a SUFRAMA, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (SEBRAE/AM). A participação de entes de diferentes áreas de atuação propiciará melhor articulação interinstitucional para viabilização do trabalho.

Por meio do estudo será possível identificar os principais entraves, definir as prioridades e apresentar propostas de melhoria que possam contribuir para o avanço das ações na área. Os dados levantados também deverão contribuir para a formulação de políticas públicas de maneira a reposicionar a inovação como importante instrumento para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

Conforme os termos do convênio, caberá à Sect intermediar junto às outras instituições da esfera estadual, para obtenção de informações necessárias ao pleno cumprimento do projeto.

Além de contribuir com sua visão institucional sobre o tema, a SUFRAMA também atuará no processo como intermediadora entre a equipe de pesquisa e as empresas incentivadas do Polo Industrial de Manaus (PIM). De acordo com a superintendente da autarquia, Flávia Grosso, o estudo deverá trazer importantes mudanças no sentido de fortalecer e dinamizar o sistema de inovação já existente. Para a diretora-presidente da Fucapi, Isa Assef, a iniciativa é apropriada à maturidade institucional alcançada pelos atores locais, e representa um avanço no esforço coletivo para a governança da inovação no Amazonas.

O estudo será executado com base em metodologia desenvolvida pela VDI/VDE Innovation + Technik GmbH (VDI/VDE-IT), instituição alemã com larga experiência na avaliação de sistemas de inovação baseada em indicadores. A Fucapi vai atuar como instituição executora, coordenando localmente as ações por meio de seu Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação (Nepi). O convênio terá a duração de 12 meses.

Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT/AM) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)

Compartilhe:

    Próximos Eventos