+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Amapá pode ganhar parque tecnológico com Plano Norte de CT&I

O ministro da Ciência, Tecnologia, e Inovação, Marco Antonio Raupp, conheceu, na última semana, as propostas para o desenvolvimento da científico e tecnológico da região Norte. Entre as novidades, está um programa de apoio à instalação de parques tecnológicos e, o Amapá, poderá ser um dos beneficiados do Plano Norte de CT&I.

Segundo o secretário de ciência e tecnologia do Estado, Antonio Claudio de Carvalho, o governo federal se comprometeu a sistematizar as propostas e realizar uma nova reunião para definir ações concretas. “O governo federal vai disponibilizar recursos para projetos específicos para desencadear o processo de inovação na Amazônia, visando alguns produtos em potencial”, disse.

Durante o encontro do ministro com os secretários estaduais de CT&I da Região, Raupp reforçou que o MCTI terá uma política voltada à Amazônia, com recursos proporcionais e equivalentes com o que ela contribui. Para Antonio Claudio, o Amapá tem boas chances de ser contemplado com recursos do ministério para implantar o primeiro parque tecnológico.

“Nunca se discutiu tanto nos últimos anos sobre investimentos na área de CT&I no Amapá. Não vamos perder essa oportunidade de participar desse momento inédito e de grande importância”, garantiu. Nos dias 12 e 13 de novembro, o Estado vai receber pela primeira vez o Fórum Conjunto dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

O encontro vai debater políticas integradas e valorização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, juntamente com a preocupação com a retomada do nível de investimento no setor.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Sectec-AP

Próximos Eventos