Giro nos Estados

Amapá encerra atividades da 10ª SNCT com distribuição de prêmios, vale livros e certificados

O enceramento das atividades da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amapá foi sucesso absoluto. O auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), na tarde da última quinta-feira (28) ficou lotado para acompanhar a premiação dos melhores projetos de feira de ciências e do 4º Congresso Amapaense de Iniciação Cientifica.

Com ações desde o dia 25 de novembro, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETEC) manteve uma programação exclusiva e diversificada,  oferecendo ao público palestras, oficinas, mini cursos,  1ª Mostra Amapaense dos Melhores Projetos de Feira de Ciências do Amapá e 4º Congresso Amapaense de Iniciação Cientifica. Neste segundo momento da 10ª SNCT, a programação aconteceu no campus da Universidade Estadual do Amapá (UEAP).

Já na primeira programação da 10ª SNCT, ocorrida no período de 21 a 25 de outubro, as atividades foram apresentadas no Instituto Federal do Amapá (IFAP), SEBRAE, UEAP e Complexo Marco Zero do Equador. A SETEC coordenou a programação, que contou com congressos, palestras shows, Feira de Ciências e Engenharia do Amapá, mini cursos, oficinas e atrações culturais. O evento reuniu pesquisadores, professores acadêmicos e estudantes para apresentarem os resultados de suas pesquisas e projetos científicos, propiciando um ambiente de debates e discussões na busca de um intercâmbio de conhecimentos relativos à Ciência.

Para Antonio Claudio de Carvalho, titular da SETEC, o Amapá abraçou de vez a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecida pelos investimentos inéditos do Governo do Amapá. “Foi um ano espetacular, onde o ponto alto foi a credibilidade do governador Camilo Capiberibe em um assunto tão importante para o desenvolvimento e progresso do Amapá. Em 2015 vamos fortalecer ainda mais as nossas ações, expandindo a popularização da Ciência para todos os cantos do nosso Estado”, frisou.

Prêmios

A 1ª Mostra dos Melhores Projetos de Feira de Ciências foi bem aceito pela comunidade estudantil da rede estadual e privada de ensino. A finalidade é agregar os melhores projetos realizadas pelas escolas, aqueles que alcançaram destaques em eventos locais, regionais e internacionais. A SETEC ofereceu para o primeiro e segundo colocado, um notebook e um vale livro no valor de R$ 400. O orientador foi premiado com um tablet.

O projeto “Não entre pelo cano: Seja Sustentável”, da Escola Núcleo de Educação Integrada foi a grande vencedora. A segunda colocada foi a Escola Estadual Ester Virgulino com o projeto “Tecnologias assistida: O uso da robótica para pessoas com pouca mobilidade”. Do terceiro ao oitavo colocado a SETEC disponibilizou medalhas e um vale livro no valor de R$ 400, no entanto, todos os participantes ganharam medalhas pela apresentação e um Almanaque do Ciência em Show.

O 4º Congresso de Iniciação Cientifica visa incentivar e estimular o desenvolvimento da vocação para os campos da ciência e tecnologia em alunos de graduação e pós-graduação e promover a troca de experiências e informações científicas entre docentes, pesquisadores e acadêmicos bem como a interação educacional entre a comunidade.

Os melhores colocados divididos por área de pesquisa foram agraciados com vale livros, certificados e medalhas.

A premiação contou com a participação de Gisele Paulino, representando a SETEC, Greiton Toledo, secretario estadual de meio ambiente, e o professor doutor Perseu da Silva, que representou a UEAP.

A 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi coordenada pela SETEC com o apoio do Governo do Amapá, UEAP, IFAP, Sebrae, SESC, UNIFAP, FAPEAP, SEED, IEPA, EMBRAPA/AP e SIMS.

Fonte: SETEC-AP

Próximos Eventos