+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Amapá cria Fundação de Amparo à Pesquisa

Nova FAP, somada a Fapeam e a Fapespa, contribuirá para o fomento às pesquisas e ao desenvolvimento social da Região Norte

A Ciência, Tecnologia e Inovação na região Norte do Brasil acaba de ganhar mais um reforço, trata-se da promulgação de uma Lei no Diário Oficial do Estado do Amapá, na última quinta-feira (7/01) que cria a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fundação Tumucumaque).

Esta é 24ª FAP do país que se integrará as demais para promover o desenvolvimento e fomento de pesquisas, além de auxiliar na formação de recursos humanos especializados. Agora, faltam apenas os Estados de Tocantins (TO), Rondônia (RO) e Roraima (RR) criarem suas agências de fomento para que todos os Estados do país tenham suas FAPs.

A Fundação Tumucumaque estará vinculada a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia (Setec) do Amapá e terá como finalidade promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado do Amapá.

O quadro funcional inicial da Fundação será composto por 16 pessoas, e a nova Fap contará com um crédito no valor de R$ 300 mil para integrar o orçamento. Um conselho superior terá a finalidade de julgar e orientar assuntos de interesse da Fundação com o apoio de Câmaras Científicas que serão formadas por pesquisadores e doutores daquele Estado.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, a criação da FAP do Amapá fortalecerá a região Norte com a chegada de mais recursos financeiros para o setor de ciência, tecnologia e inovação. “Sabemos da dificuldade de se criar uma FAP. Por isso, considero uma grande conquista para a região”, afirmou.

Segundo o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges, a criação da nova FAP é uma “demonstração do Estado do Amapá de que ciência, tecnologia e inovação são vetores importantes para o desenvolvimento social e econômico do país”, destacou.

Fonte: Carlos Fábio da Agência Fapeam com informações do Confap e Jornal do Dia

Compartilhe:

    Próximos Eventos