Giro nos Estados

Alunos do Sesi-DF vencem Torneio de Robótica com projeto para irrigação

O programa de hoje volta a falar sobre tecnologia. É que uma turma do Sesi Gama, no DF, venceu em 1º lugar o Torneio de Robótica Lego League com um projeto de irrigação. Laureados com a melhor pesquisa em inovação, eles conseguiram uma das 4 vagas para tentar o Global Innovation, que acontece em junho, na Califórnia (EUA).

Projeto de pesquisa da Lego of Olympus recebeu o título de mais inovador da etapa nacional

Para falar sobre a criação do Sistema de Irrigação por Método Automático (Sima), Marcelo Ferreira conversou com o professor de Educação Física e técnico em robótica que acompanhou a equipe Lego of Olympus, Kleber Viana.

“O sistema visa ter o controle da umidade do solo e o controle da irrigação. Evitando assim que elas sejam em excesso ou escassas. Os alunos pesquisaram que a forma mais viável de fazer isso seria seria ter o controle da umidade do solo. Então, desenvolvemos um sensor de umidade do solo. Depois eles desenvolveram um aplicativo para deixar no método automático, seja no tablet ou no celular. Com isso, o agricultor pode ter o controle da quantidade de água que está sendo utilizada no momento da irrigação”, explica o professor sobre a funcionalidade do aplicativo.

 

Segundo o professor, a descoberta terá continuidade. Para mais informações, o contato é: kleber.viana@sistemafibra.org.br.

Fonte: EBC

Próximos Eventos