Giro nos Estados

Alunos do Programa Pró-Engenharias da FAPEAM promovem 1ª Mostra de Projetos da Fucapi

O Programa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e realizado na Escola Fucapi, trouxe ideias inovadoras. Os alunos, participantes do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-engenharias), apresentaram projetos de iniciação científica na última sexta-feira (26/06). O evento ocorreu no hall do bloco D da Escola Fucapi.

A realização do Pró-Engenharias é um incentivo para os jovens ingressarem no ensino superior na área de Engenharia. Nesta edição, o programa capacita 40 alunos, sendo 20 da Escola Estadual Antônio Lucena e 20 alunos da Escola Fucapi.

Dércio Luiz Reis, assessor da presidência da FAPEAM, compareceu à mostra para prestigiar os trabalhos dos alunos e destacou que o investimento no programa está atendendo as expectativas. “Espero que esses projetos continuem acontecendo. Esse tipo de ação mostra que estamos no caminho certo, pois os incentivos da Fundação vêm dos impostos da sociedade e é muito bom que ela (a sociedade) receba isso de volta. Nada melhor do que investir nos jovens que estão se formando e se qualificando”, disse.

De acordo com Ernande Melo,  coordenador do programa na Fucapi , esta é a primeira de muitas mostras que virão. “A ideia é fazer, a cada final de período, uma mostra de projetos para assim motivar os alunos a produzirem produtos e a exercer o que foi passado em sala de aula, por isso a frase tema desta edição é ‘Não basta ser engenheiro, tem que projetar’”, salientou.

Melo também destacou que a motivação dos alunos é algo que tem contribuído para a realização da mostra. “Eles estão motivados, estão buscando conhecimento dentro e fora da instituição”, finalizou.

Os resultados dos alunos se traduziu em quatro projetos realizados por quatro equipes. Os projetos abordaram a utilização de sensores, sendo que duas equipes criaram sensores de presença e outras duas fizeram um medidor para caixas d’água. Cada equipe passou em média uma semana pra construção dos produtos.

Pró-engenharias

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) visa fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos