+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Alunos de escolas públicas aprenderão sobre Educação Empreendedora no Rio Grande do Sul

Um projeto piloto pretende capacitar professores para ensinar sobre Educação Empreendedora na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. Primeiramente, serão atendidas seis escolas nos municípios de São Francisco de Paula, Gramado, Cambará do Sul e Rio Grande. Na próxima segunda-feira (07), às 9h, será lançado o programa na Universidade Aberta – Polo São Francisco de Paula, local que sediará o curso de capacitação dos professores até o dia 16 de março.

O Programa Educação Empreendedora foi idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (Sdect/RS), a partir do Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do RS (Fopemepe/RS).

Para secretário da Sdect/RS, Fábio Branco, investir em jovens empreendedores é um dos caminhos para sair da crise. “Queremos oferecer metodologias e recursos tecnológicos para ativar a colaboração em rede, estimulando a coaprendizagem e acentuando a parceria dos alunos”, afirmou Branco.

O diretor de Apoio à Micro e Pequena Empresa, Carlos Alberto Hundermarker, salientou a possibilidade de fortalecimento do empreendedorismo no Estado. “O nosso objetivo principal é desenvolver atitudes empreendedoras entre docentes e discentes da rede de ensino básico”, explicou.

A coordenadora do projeto piloto, professora Gladis Falavigna, destacou o apoio de entidades para a execução do programa. “Graças ao envolvimento das escolas, que se colocaram à disposição para executarmos nossa ideia e as entidades parceiras, como as principais universidades do Estado, professores do Ceará, Pernambuco e até de Portugal, estamos possibilitando que alunos gaúchos possam criar ações inovadoras e empreendedoras, respeitando  a sua base curricular”, disse Falavigna.

O projeto piloto conta com duas escolas municipais de São Francisco de Paula, uma escola municipal de Gramado, duas escolas municipais de Cambará do Sul e uma escola estadual de Rio Grande. Ao final das aulas, em junho, será realizada uma feira de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do quarto ano do Ensino Fundamental e segundo ano do Ensino Médio durante o semestre e divulgação dos resultados das avaliações do projeto.  Além disso, um livro com o material criado será lançado.

Os parceiros na capacitação dos professores são Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS), Universidade Federal do RS (Ufrgs), Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha – Novo Hamburgo, Universidade Estadual do RS (Uergs), Instituto Federal do RS (IFRS) – Campus de POA, Secretaria de Educação do Ceará, Secretaria de Educação de Pernambuco, Universidade do Minho – Portugal e prefeituras de São Francisco de Paula, Gramado e Cambará do sul.

Confira as escolas parceiras:

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Engenheiro João Magalhães Filho (São Francisco de Paula)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco (São Francisco de Paula)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Carlos Nelz (Gramado)
– Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida (Rio Grande)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudente de Morais (Cambará do Sul)
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Alzemiro Cândido de Oliveira (Cambará do Sul)

 Fonte: SCT-RS

Próximos Eventos