+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Alagoas visa estreitar cooperação com Fiocruz

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, SECTI, participou nesta última quinta-feira, dia 13, do encontro promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas, UFAL, com a Fundação Oswaldo Cruz.

Oficialmente aberto pela Secretária de CT&I, Janesmar Camilo, o objetivo do encontro foi aproximar as instituições na tentativa de promover a discussão sobre a possibilidade de instalação de uma futura unidade da Fundação no estado e acentuar a realização de um Doutorado Interinstitucional entre a Escola Nacional de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e as Universidades Federal e Estadual de Alagoas.

Para a representante da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, espera-se que o evento sirva para estreitar a cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz e as instituições acadêmicas alagoanas. “É um encontro de conhecimento entre as entidades. Podemos vê-lo como um primeiro passo para o firmamento de uma proveitosa parceria entre a Fundação e as universidades alagoanas”, declarou Maria do Carmo.

Segundo o organizador do encontro, Prof. Josealdo Tonholo, da UFAL, a oficina ajudou de forma positiva na discussão sobre a instalação da Fiocruz no estado. “Foi um encontro positivo, através do qual pudemos ampliar a parceria já existente entre pesquisas desenvolvidas em Alagoas com o apoio desta instituição. Podemos a partir de agora, ter uma perspectiva para a instalação de uma futura unidade da Fundação aqui.”, afirmou Tonholo.

Para a Coordenadora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da SECTI, Profa. Augusta Menezes, que também participou da oficina, a importância de um evento desse porte indica o progresso da negociação entre o Governo estadual e a Fundação Oswaldo Cruz.

O encontro foi realizado no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, FAPEAL, contando com as presenças de seu Diretor-Presidente, Tadeu Muritiba, além de representantes da Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas e Faculdade de Alagoas. Na ocasião, vários cientistas ligados às instituições de ensino superior do estado apresentaram suas pesquisas e projetos à representante da Fundação Oswaldo Cruz.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas

Compartilhe:

    Próximos Eventos