Giro nos Estados

Alagoas muda realidade de crianças no Agreste com oficinas de robótica

Kaio Silva, 6 anos, natural da cidade de Girau do Ponciano, Agreste alagoano, nunca tinha tido a oportunidade de conhecer a técnica da concepção, construção e utilização de robôs para atividades do dia a dia. Encantado com o que conseguiu produzir durante a oficina de iniciação à robótica, proporcionada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), durante as atividades da nona edição do Governo Presente, Kaio fez questão de ressaltar a importância daquele momento “Quero logo voltar a estudar para ensinar aos meus amigos da escola”, disse.

acoes da secti despertaram a criatividade competitividade e 546546521645

Foi assim que o Governo de Alagoas, através da Secti, mudou a realidade de 350 crianças da região Agreste do Estado de Alagoas, despertando a criatividade, competitividade, consciência ecológica, socialização e o interesse pela pesquisa, por meio das oficinas de iniciação à robótica e dos jogos de memória que estimulam a lógica. Ao todo foram 220 protótipos confeccionados e 130 jovens envolvidos nos jogos.

A oficina permitiu que a criança construísse um protótipo robótico em forma de carro, utilizando resíduos sólidos reutilizáveis (garrafas pet). Ao final de cada oficina, a animada competição ‘Fórmula Pet’, estimulava a interação, o espírito de liderança, a confiança e a sociabilidade.

acoes da secti despertaram a c1454564658732

Para o assessor técnico da Secti e idealizador do projeto, Wilmar Rabelo, essas ações proporcionam as crianças novas perspectivas que podem ajudá-las no dia a dia. “ São atividades que estimulam o conhecimento, despertando o interesse por um tema que abre os caminhos para as profissões do futuro”, afirmou.

Fonte: SECTI AL

Próximos Eventos