+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Acordo entre Faperj e universidades do Reino Unido amplia atuação científica

Em cerimônia realizada na Academida Brasileira de Ciências, a Faperj entregou nove termos de outorga no âmbito do edital: “Acordo de Cooperação Bilateral FAPERJ – Birmingham e/ou Nottingham – 2014′, que se destina a promover projetos conjuntos entre o Estado do Rio de Janeiro e as universidades britânicas. Em seu discurso, o secretário de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira ressaltou o papel importante que a Fundação vem desenvolvendo na formação de parcerias visando ao crescimento científico no estado.

– A Faperj realmente é responsável pelo crescimento cientifico, tecnológico e por várias outras iniciativas que permitem cooperações entre países e que nos leve a uma patamar de excelência em pesquisa. Tivemos parcerias recentes com a Columbia University, com agência alemã de pesquisa, universidades do Chile e Argentina, agência suíça, francesa, entre outras. Esses acordos fazem com que o nosso Estado seja sempre um catalisador de novas pesquisas para o avanço das nossas universidades – afirmou o secretário.

Segundo o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, a missão essencial da instituição é fomentar a investigação conjunta entre as instituições no Estado do Rio de Janeiro e as melhores instituições de todo o mundo:

– Este convite em particular, com Birmingham e Nottingham, é parte integrante de um amplo esforço da nossa Fundação para fomentar a colaboração científica entre o Estado do Rio de Janeiro e o Reino Unido. Nós não poderíamos ter ficado mais satisfeitos com os resultados, e espero,sinceramente, que nossos pesquisadores em conjunto, possam realizar grandes coisas para o avanço da Ciência e da Humanidade como um todo – disse.

Ele enfatizou ainda que esse é mais um passo da Comunidade Acadêmica rumo a um avanço ainda maior da ciência e tecnologia no Brasil e no Mundo.

O evento contou com a presença dos representantes da University of Birmigham, Malcom Press, da University of Notthingham, Neville Wylie, e da UERJ, Eliete Bouskela.

Fonte: Faperj

Próximos Eventos