Giro nos Estados

Acervo da Sect chega para reforçar ensino em 21 polos da UAB no Tocantins

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia em entregar para as bibliotecas dos 21 polos de Educação a Distância da UAB – Universidade Aberta do Brasil acervo bibliográfico “é mais uma ferramenta de estudos à disposição dos cursos da instituição”, destaca a diretora de Educação Profissional da SECT, Maria da Penha Barbosa.

O acervo bibliográfico que vem sendo repassado aos polos da UAB no Estado resulta de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação, Universidades Públicas e Prefeituras Municipais. A adesão do Tocantins à iniciativa do MEC visa garantir educação gratuita aos que se sentem excluídos do processo presencial de ensino e aprendizagem, principalmente nas regiões mais distantes e isoladas.

O acervo é composto por 1.324 livros, com mais de 400 títulos distribuídos nos polos da UAB de Cristalândia, Gurupi, Porto Nacional, Mateiros, Palmas, Araguacema, Guaraí, Dianópolis, Campos Lindos, Alvorada, Araguatins, Pedro Afonso, Taguatinga, Araguaína, Arraias, Ananás, Wanderlândia, Nova Olinda, Tocantinópolis, Natividade e Paraíso.

Maria da Penha explica que o material do acervo contempla todas as áreas dos cursos em que a Universidade Aberta ministra, como música, educação física, geografia, química, biologia, física, informática e administração. Sendo que no caso de alguns deles são considerados específicos pelo fato de possuírem laboratórios diferenciados, como os de informática e música – este em Porto Nacional. Outro aspecto abordado pela diretora de Educação Profissional é que o acervo bibliográfico com investimento de R$ 94 mil proveniente de recursos da Sect reforça o patrimônio dos polos, indo de encontro a avaliação periódica que a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior do MEC realiza em cada um dos polos da UAB, em que uma entre as exigência feitas aos polos é a unidade contar com acervo que atenda às necessidade de funcionamento acadêmico.

Fonte: Sect-TO

Próximos Eventos