+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Acampamento de Robótica da UPE na Campus Party em Recife

Alunos de engenharia da computação e de mecatrônica da Universidade de Pernambuco (UPE) estão trabalhando ativamente em um projeto de robótica que envolve um robô da Agência Espacial Norte Americana (NASA). O equipamento é um protótipo que faz o mapeamento tridimensional para exploração de terrenos e planetas. Os estudantes estão trabalhando no aperfeiçoamento do software e do hardware do robô.

O professor do curso de engenharia da computação da UPE, Bruno Fernandes, está coordenando a equipe que está na Campus Party Recife. Além dos alunos da UPE outros estudantes, de várias instituições nacionais, trabalham divididos em grupos para desenvolver softwares de planejamento de percurso, reconhecimento de objetos e escaneamento.

Bruno explicou que o projeto ganhou pernas em 2011, na edição da Campus Party em São Paulo, onde conheceu Mike Comberiate, engenheiro da NASA, que desenvolveu o protótipo do robô. “Em março deste ano nós realizamos na Escola Politécnica (Poli) o acampamento de robótica com alunos da UPE e demos início ao aperfeiçoamento dos softwares”, explicou.

O robô batizado de Penguim possui uma câmera especial que captura imagens em 360 graus. Através da emissão de feixes de luz em infravermelho o equipamento consegue captar a distância até os objetos ao seu redor, fazendo um mapeamento em 3D do ambiente.

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos