Giro nos Estados

Abertura do Inovamazonas acontece nesta terça-feira

Começa hoje (06) um dos maiores eventos de empreendedorismo da região norte: o Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas). Com início marcado para às 19h, o evento será realizado até a próxima quinta-feira (08), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).

O Inovamazonas é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus(Suframa), por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).

A palestra “Para Mudar o Futuro da Amazônia”, a ser proferida por Jacques Marcovitch, professor da Universidade de São Paulo (USP), marcará a abertura do evento. Marcovitch se dedica ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação, com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental.

INVESTAMAZONAS

Este ano, o Inovamazonas possui dois objetivos principais: estimular a criação de um Fundo de Capital de Risco (Investamazonas) e realizar, pela primeira vez em seu âmbito, o Fórum de Investidores.

Para orientar a criação do Investamazonas, foi firmada parceria com o Criativos – entidade que possui um selo de diferencial mercadológico e representa empresas com alto potencial criativo. Essa parceria está possibilitando trazer para o evento empresários renomados que ministrarão palestras sobre temas de interesse para quem se interessa pela temática da inovação tecnológica.

“O primeiro momento para essa criação é aprender com os fundos de investimentos tradicionais, por isso que estamos trazendo alguns representantes destes para que possamos nos espelhar em modelos de sucesso”, explica o chefe do Departamento de Apoio à Inovação da SECTI-AM e coordenador do evento Kleber Abreu. De acordo com ele, a segunda etapa será encontrar players regionais que tenham interesse em participar da carteira de investidores anjos.

As palestras ocorrerão na quarta-feira (07), no horário das 9h às 16h, e terão como temas “Capital de Risco X Realidade Local”,“Investidor-Anjo do Amazonas”, “Criação de Fundo de Capital de Risco –Investamazonas”, entre outros.

FÓRUM DE INVESTIDORES

Outro destaque da programação deste ano do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas é a realização do Fórum de Investidores. O objetivo é colocar frente a frente empresários regionais e investidores convidados de maneira a incentivar novos negócios e contribuir para a geração de emprego e renda na região.

Para o fórum de investidores, que será realizado no dia oito (quinta-feira), estão confirmadas a participação de nove empresários de diferentes segmentos, como Tecnologia da Informação (TI), fitocosméticos, alimentos e bebidas, e mecânica. Os investidores convidados atuam no ramo de investimentos de risco e são oriundos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá ainda um investidor internacional, da Suíça.

Kleber Abreu explica que a sistemática do fórum compreenderá a realização de reuniões fechadas, previamente agendadas, com duração de 15 minutos. Na ocasião, os empresários amazonenses terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços para os investidores, tendo como base um modelo de apresentação padrão. “Trata-se de um momento de negociação inicial, onde se tem a perspectiva de que estes potenciais interesses possam vir a se tornar negócios, após um período de conversa e readequação de foco”, afirma o coordenador do evento.

De maneira a garantir que as apresentações sejam feitas de forma criativa, os empresários receberam treinamento promovido pela SECTI em conjunto com o Núcleo de Geração de Negócios do CBA. A finalidade foi orientar sobre a melhor maneira de conduzir a apresentação de seus produtos/serviços e assim, atrair o interesse dos potenciais investidores.

SOBRE O INOVAMAZONAS

O Inovamazonas é destinado a empresários, dirigentes institucionais, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados na temática da inovação tecnológica. O evento visa a atender a necessidade da aproximação do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com o setor produtivo, incentivando o fortalecimento de empresas da região.

SERVIÇO:

Evento: III Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas)

Tema: “Investidores de Risco”

Data: 6, 7 e 8 de novembro de 2012

Local: Avenida Leonardo Malcher, n° 924, Centro – Manaus

Site oficial: www.inovamazonas.com.br

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA

Próximos Eventos