+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Aberto edital de Programa Nacional de Mestrado em Física Polo UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está com edital aberto para Mestrado em Física. O edital pertence a um programa nacional de pós-graduação, voltado à profissionalização de professores de ensino fundamental e médio, com foco na área de Física.

Os interessados podem se inscrever no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Polo UFPA, até 15 de julho de 2014, somente online, no endereço eletrônico do Programa.

Capacitação – O objetivo do MNPEF, que tem iniciativa da SBF, é capacitar, em nível de mestrado, os professores da educação básica e fornecer-lhes o domínio de técnicas e conteúdos de Física em sala de aula, como o funcionamento de ferramentas de experimentação e demonstração de fenômenos físicos.

O diretor da Faculdade de Física da UFPA, professor Rubens Silva, reforça que a intenção é “qualificar os professores de Física, especificamente os que ministram aulas na rede pública ou privada, ou aqueles que estejam terminando a graduação e já estão no mercado de trabalho como professores de Física na educação básica ou superior.”

A importância do mestrado dá-se no fato da contribuição ao aprimoramento do ensino, ou seja, “dar a titulação de Mestre em Ensino de Física, bem como atualizar o conhecimento do professor, de modo a capacitá-lo ainda mais para o mercado de trabalho e contribuindo, desta forma, para o seu aprimoramento profissional”, explica o professor.

Exigências – Os candidatos ao processo seletivo devem ter exercício de docência em Física, na educação básica ou superior, ou em Ciências, no nível fundamental, e ser portadores do diploma de Graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou em áreas afins. Estudantes do último semestre desses cursos também estão aptos a se inscrever.

São ofertadas doze vagas na turma do Polo UFPA. Os participantes que comprovarem atuação na rede pública de ensino têm direito a bolsa de estudos da Capes.

Seleção – O processo seletivo será feito em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira consistirá em uma Prova Escrita Nacional, elaborada pela Comissão de Seleção Nacional, e corrigida pela Comissão de Seleção do Polo. A segunda etapa consistirá em uma Prova de Defesa de Memorial, realizada pela Comissão de Seleção do Polo.

A prova da primeira etapa será realizada no dia 27 de julho de 2014, às 13h (horário de Brasília), nos polos. A segunda etapa de seleção será feita de 11 a 15 de agosto. As matrículas serão entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro. Para conhecer todas as regras, consulte o edital nacional e o edital local (UFPA).

Serviço
Aberto edital de Programa Nacional de Mestrado em Física Polo UFPA
-Inscrições até o dia 15 de julho de 2014
– Conheça mais sobre o Programa de Mestrado Nacional em Física. Clique aqui.
– A secretaria do PPGEF – Polo UFPA do MNPEF está localizada na Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física – Laboratório de Física – Ensino – Sala 02.
– Contato mnpef_ufpa@ufpa.br ou (91) 3201-7418

Fonte: UFPA

Próximos Eventos