+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

1ª fórum regional de professores de matemática da educação básica inicia na quinta, 27 no Amapá

Os desafios de ensinar matemática na pós-pandemia, este é o tema da 1ª  Edição do Fórum Regional de Professores que Ensinam Matemática. O evento será online e acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio sob organização da Secretaria de Estado de Educação e universidades públicas e privadas do Amapá. 

Os debates são voltados para licenciados em matemática, pedagogia, informática, física e química, além de professores da educação básica e universitários da rede pública e privada em todas as áreas, gestores da educação, parceiros e organizações não governamentais que atuam em favor da educação, estudantes e público em geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feits online, mediante o preenchimento de formulário, até o dia 26 de maio. Para se inscrever clique aqui.

Todos os inscritos irão garantir certificação mediante o cumprimento de 70% de frequência no evento, que conta com palestras, debates e mesas redondas.

O evento é coordenado pelo pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap e professor de matemática, Romaro Silva; juntamente com a  Secretaria de Educação (Seed); o Instituto Federal do Amapá (Ifap); Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Universidade do Estado do Amapá (Ueap); Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Faculdade Madre Tereza.

Sobre a Programação 

27 de maio 

14h – Abertura Oficial com participação do diretor regional da SBEM e representantes do Ifap, Seed, Unifap, Ueap e Faculdades Madre Tereza

15h – Mesa-Redonda: “A formação de professores que ensinam Matemática no Amapá: contribuições dos programas de formação”

19h – Palestra da professora Sandra Maria Nascimento de Mattos “Resistir, insubordinar e ousar em tempos incertos: formação e prática docente”. 

28 de maio

9h – Mesa-Redonda “Ser professor em uma escola do campo, indígena ou quilombola: desafios atuais e perspectivas futuras”

Moderador: professor José Roberto Linhares

Com participação dos professores Aikyry Wajãpi, Fabrício de Souza dos Santos, Leandro Felipe Aniká e Raimundo Gomes Luz

16h – Palestra “Aulas interativas de Matemática: possibilidades e desafios”, com a professora Érika Maria Chioca Lopes

19h – Palestra “A aprendizagem, o ensino e a avaliação escolar: conjecturas para o pós-pandemia do coronavírus”, com o professor Geraldo Polegatti (IFMT)

29 de maio

9h – Palestra de encerramento “Inovação e criatividade na prática dos professores de matemática”, com o professor Ubiratan D’Ambrósio

Fonte: Notícias do Governo do Amapá em 26/05/2021

Próximos Eventos