+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne mais de 20 mil pessoas no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus

Estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral puderam conhecer mais sobre o universo científico durante a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Amazonas. Com tema “Luz, Ciência e Ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz celebrado em 2015, o evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do governo do Estado via Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI).

Ao todo, 140 estandes de exposição foram montados no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), situado na Zona Centro-Sul da cidade, no período de 23 a 25 deste mês, durante a 3ª Feira de Ciências do Amazonas (FCA).

Os projetos de pesquisas foram os mais diversificados e inovadores que vão da elaboração de uma linguiça de catitu, realizada por acadêmicos de Medicina Veterinária, aos óculos de realidade virtual, desenvolvido por alunos do Ensino Médio da rede estadual de Ensino.

Neste ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) investiu na interatividade. Durante os três dias de evento, a Fapeam recebeu 1.5 mil visitantes no stand da Fundação.

No local, os visitantes puderam ver, em primeira mão, a edição digital da revista ‘Amazonas Faz Ciência’, além de testar os conhecimentos no quiz em tamanho real montado pela Fundação em alusão ao “Mundo Quiz Saga”, jogo elaborado para a edição digital do suplemento infantil da “Amazonas Faz Ciência”.

Robótica e inovação

Parte da programação a SNCT 2015, a corrida “Gravity Race Car” reuniu cerca de mil pessoas no último domingo (22/11), no Centro.

O público pode conhecer inovações na busca por eficiência energética por meio dos carros protótipos, que lembram os conhecidos carrinhos de rolimã. A meta dos acadêmicos do Centro Universitário do Norte era comprovar de forma simples e objetiva que a eficiência energética pode ser conquistada com criatividade.

Ao longo do mês de setembro, 250 atividades voltadas para a difusão conhecimento científico e tecnológico foram realizadas no Amazonas. O Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a transmissão de 20 palestras para os 62 municípios do Estado, atingindo um número aproximado de 150 mil pessoas. Na capital, o projeto “Portas Abertas” reuniu mais de 200 universitários que compartilharam o conhecimento e experiências acadêmicas com estudantes do Ensino Médio.

Sobre a SNCT 2015

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento científico anual do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizado em todo o território nacional. A escolha do tema para a edição deste ano da SNCT – “Luz, Ciência e Vida” – é orientada por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. O objetivo é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

No Amazonas, o evento conta com a parceria de uma rede de instituições de pesquisa e ensino, como a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc); e Secretaria de Estado da Cultura. Também participam o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Sebrae e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos