CONSECTI http://www.consecti.org.br Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação Fri, 27 Mar 2015 17:10:58 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.1.1 Unitins participa da 6ª Semana Estadual da Águahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/unitins-participa-da-6a-semana-estadual-da-agua/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/unitins-participa-da-6a-semana-estadual-da-agua/#comments Fri, 27 Mar 2015 17:10:58 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25228 Em virtude do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e instituições parceiras, vem realizando desde o dia 21 a 6ª Semana Estadual da Água. O tema é “Água e sustentabilidade em tempos de escassez”. A Fundação […]

The post Unitins participa da 6ª Semana Estadual da Água appeared first on CONSECTI.

]]>
Em virtude do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e instituições parceiras, vem realizando desde o dia 21 a 6ª Semana Estadual da Água. O tema é “Água e sustentabilidade em tempos de escassez”.

A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), dotada de laboratórios de análise de água, com técnicos e pesquisadores de referência, e ciente da importância de preservar e cuidar dos recursos hídricos, também é parceira nessa iniciativa, e participa da programação por meio do Laboratório de Hidrologia e Qualidade da Água, ligado ao Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins (Nemet/RH).

E nessa segunda-feira, 23, a bióloga Idelina Gomes, recebeu alunos da Escola Municipal Daniel Batista, no Barco Nêgo D’água, para uma palestra sobre Qualidade da Água. Ocasião em que apresentou aos presentes como se faz diversas medições de qualidade, tais como PH, condutividade elétrica, turbidez. A pesquisadora foi enfática ao afirmar que a água absorve a poluição e que essa poluição pode ser quantificada.

“Hoje eu trouxe aqui quatro amostras de água, sendo duas de água subterrânea, uma do Sussuapara, e uma do Lago de Palmas. O objetivo é mostrar para os alunos como se mede a poluição nesses ambientes e, através desses parâmetros, podemos saber se essa água é potável, se está apropriada para banho, e também se está apropriada para as comunidades aquáticas”, explicou Idelina.

O estudante Felipe de Sousa, que participou atentamente da palestra, comentou e fez perguntas, se mostrou entusiasmado com as coisas que aprendeu. “Achei muito legal. Eu tinha muita curiosidade, pois não sabia sobre essas análises. Agora posso compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Eu poderia, por exemplo, beber água contaminada sem saber, por não conhecer o assunto. Então, achei essa aula muito interessante”.

Durante a semana, também acontecem seminários, palestras e painéis sobre a temática do evento, além de temas como: comitês de bacias, gestão das águas, gestão territorial, usos múltiplos, dentre outros assuntos. O evento vai contar com a participação de palestrantes de renome nacional. A programação vai até o dia 27 de março.

Fonte: Unitins

The post Unitins participa da 6ª Semana Estadual da Água appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/unitins-participa-da-6a-semana-estadual-da-agua/feed/ 0
Fapitec/SE lança edital para Olimpíadas Científicas e Popularizaçãohttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fapitecse-lanca-edital-para-olimpiadas-cientificas-e-popularizacao/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fapitecse-lanca-edital-para-olimpiadas-cientificas-e-popularizacao/#comments Fri, 27 Mar 2015 17:08:41 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25226 Desde a última quinta-feira, 19, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) lançou o edital de projetos de Olimpíadas Científicas e projetos de Popularização da Ciência. As propostas eletrônicas podem ser enviadas através do SIGFAPITEC até o dia 1° de maio de 2015. Um dos objetivos do Programa de […]

The post Fapitec/SE lança edital para Olimpíadas Científicas e Popularização appeared first on CONSECTI.

]]>
Desde a última quinta-feira, 19, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE) lançou o edital de projetos de Olimpíadas Científicas e projetos de Popularização da Ciência. As propostas eletrônicas podem ser enviadas através do SIGFAPITEC até o dia 1° de maio de 2015.

Um dos objetivos do Programa de Apoio a Olimpíadas de Ciências e a Projetos de Popularização da Ciência é apoiar na realização de Olimpíadas de Ciências ou competições científicas no estado de Sergipe com atividades voltadas para a melhoria da educação básica, do ensino fundamental e médio, bem como estimular os jovens para carreiras científicas e tecnológicas. O edital terá um investimento global de R$ 150 mil e conta com parceira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

Fonte: SEDETEC-SE

The post Fapitec/SE lança edital para Olimpíadas Científicas e Popularização appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fapitecse-lanca-edital-para-olimpiadas-cientificas-e-popularizacao/feed/ 0
Final do 2º Desafio Inova premia alunos com melhores projetos de negócios em SPhttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/final-do-2o-desafio-inova-premia-alunos-com-melhores-projetos-de-negocios-em-sp/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/final-do-2o-desafio-inova-premia-alunos-com-melhores-projetos-de-negocios-em-sp/#comments Fri, 27 Mar 2015 17:06:46 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25224 A agência Inova Paula Souza promove nesta sexta-feira, 27, a grande final da segunda edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. Após participarem de cinco etapas classificatórias, concorrendo com mais de 1,5 mil projetos de alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, os 15 finalistas apresentarão seus […]

The post Final do 2º Desafio Inova premia alunos com melhores projetos de negócios em SP appeared first on CONSECTI.

]]>
A agência Inova Paula Souza promove nesta sexta-feira, 27, a grande final da segunda edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. Após participarem de cinco etapas classificatórias, concorrendo com mais de 1,5 mil projetos de alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, os 15 finalistas apresentarão seus trabalhos a uma comissão julgadora que irá selecionar o “Melhor dos Melhores”. O evento será realizado às 14h30, na Administração Central do Centro Paula Souza (auditório verde), com transmissão ao vivo pelo site www.inovapaulasouza.sp.gov.br.

O critério para escolha dos vencedores será o poder de inovação, competitividade e condições de inserção no mercado a partir de um planejamento de negócios elaborado pelos alunos. Os projetos abrangem desde áreas como tecnologia da informação e agropecuária a processos industriais, atendendo inclusive setores em expansão, focados na sustentabilidade ambiental e na acessibilidade de pessoas com deficiência.

Para o diretor da Agência Inova Paula Souza, Oswaldo Massambani, o desafio é uma oportunidade de fortalecer a cultura empreendedora e desenvolver novos produtos e serviços. “São ideias bem estudadas do ponto de vista empresarial e tecnológico, com boas chances de conquistar o mercado”, explica.

Os três primeiros colocados do desafio receberão certificados e prêmios em dinheiro, oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Conheça os 15 finalistas

Aplicativo para Interpretação de Pessoas Mudas

Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo – Presidente Prudente
Aplicativo para smartphones, tablets e notebooks, que permite por meio da câmera integrada no dispositivo interpretar a linguagem de libras e transformá-la em áudio.

Automação do Mecanismo Dosador em Semeadoras
Fatec Shunji Nishimura – Pompeia
Equipamento instalado em máquinas semeadoras capaz de variar a quantidade de sementes depositadas no solo de forma eficiente, buscando a otimização de recursos.

Automação Industrial de Baixo Custo para Pequenas e Médias Indústrias
Fatec Jahu
Software acoplado a um sensor que faz monitoramento de equipamentos industriais e do ambiente em que estão instalados, controlando temperatura, umidade, vazão de água, consumo de energia e pressão.

Cadeira de Rodas Controlada por Voz
Etec Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Cadeira de rodas com uma placa eletrônica programada para receber comandos de voz via microfone, realizando automaticamente os movimentos solicitados.

CH4 – Soluções Sustentáveis
Fatec Deputado Roque Trevisan – Piracicaba
Aplicativo que simula potencial de produção de biogás em propriedades agropecuárias e também um sistema de monitoramento e controle remoto de biodigestores utilizando válvulas e sensores, que geram informações para avaliar o processo de produção de biogás em tempo real.

CIC Ciclo de Inovação Criativa
Fatec Sebrae – São Paulo
Plataforma on-line multimídia que oferece um método de inovação e criatividade para desenvolvimento de produtos e solução de problemas para aumentar a produtividade. Pode ser utilizado em empresas, escolas e setor público.

Climatização com Controle na Umidade Relativa do Ar Eliminando a Rede de Dreno
Etec Júlio de Mesquita – Santo André
Equipamento que reaproveita a água do ar-condicionado, devolvendo-a para o ambiente em forma de vapor, o que aumenta a umidade do ar e ajuda a baixar a temperatura, otimizando o processo e o consumo de energia elétrica, além de eliminar as redes de dreno para escoamento.

Enfarion, um Jogo de Tabuleiro Épico Medieval
Etec Aristóteles Ferreira – Santos
Jogo de tabuleiro com resolução por cartas, que pode ser jogado por três a sete pessoas. Por intermédio de um sistema dinâmico, cria ações para estimular a empatia e o trabalho em equipe entre os jogadores.

Guarda Volume com Leitor Biométrico
Fatec Catanduva
Sistema de fechadura com leitor óptico de impressão digital, que elimina o uso de chaves e pode ser implantado em armários de guarda volumes, trazendo maior conforto, facilidade e segurança.

Inosensor: Estatística Automática de Acesso ao Ambiente com Arduíno
Etec Paulino Botelho – São Carlos
Sensor automatizado que permite o controle de acesso e circulação de pessoas dentro de ambientes, de forma simples, rápida e confiável.

Pele Humana para Transplantes e Testes Farmacológicos
Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior – Franca
Pele artificial similar à humana desenvolvida a partir de sobras de couro suíno utilizado na indústria de calçados, com o objetivo de contribuir para o abastecimento de bancos de pele especializados e de hospitais, por meio de uma matéria-prima abundante e de baixo custo.

Sistema de Segurança contra Vazamento de Gás
Etec Albert Einstein – São Paulo
Equipamento eletrônico para ser instalado em fogões, fornos e aquecedores, com o objetivo de evitar o vazamento de gases combustíveis em ambientes domésticos e comerciais, prevenindo acidentes.

Social Fitness
Fatec Jales
Rede Social para praticantes de atividades físicas com uma plataforma de controle de treinos e exercícios. Interliga alunos e instrutores e facilita o acesso a informações, promovendo melhor rendimento nos treinos.

SPG – Step Power Generator (Gerador de Energia por Passo)
Etec Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Mochila que conta com um dispositivo para ser instalado no tênis, gerando energia para carregar equipamentos de baixa potência, como celular, tablet, aparelho de MP3, entre outros.

Virtual Band
Fatec Baixada Santista – Rubens Lara – Santos
Aplicativo para facilitar o aprendizado de instrumentos musicais por meio de computador conectado à internet e óculos de realidade aumentada.

Sobre a Inova Paula Souza

A agência Inova Paula Souza é o núcleo gestor de políticas de inovação tecnológica do Centro Paula Souza. Responsável por coordenar ações em parceria com empresas, setor público, incubadoras, órgãos de financiamento e institutos de ciência e tecnologia, tem como objetivo transformar pesquisas aplicadas em oportunidades de negócios. Atua nas Etecs e Fatecs em todo o Estado, oferecendo suporte em propriedade intelectual, prospecção tecnológica, inteligência competitiva e gestão empreendedora. Saiba mais

Serviço
Premiação do 2º Desafio Inova Paula Souza
Data: 27/03/2014
Horário: 14h30
Local: Centro Paula Souza – auditório verde
Rua General Couto de Magalhães, 145 – Santa Ifigênia – São Paulo (Prédio do Centro de Capacitações)

Fonte: Centro Paula Souza

The post Final do 2º Desafio Inova premia alunos com melhores projetos de negócios em SP appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/final-do-2o-desafio-inova-premia-alunos-com-melhores-projetos-de-negocios-em-sp/feed/ 0
Santa Catarina assina acordo de cooperação com Rede de Parques Tecnológicos da Catalunhahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/santa-catarina-assina-acordo-de-cooperacao-com-rede-de-parques-tecnologicos-da-catalunha-2/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/santa-catarina-assina-acordo-de-cooperacao-com-rede-de-parques-tecnologicos-da-catalunha-2/#comments Fri, 27 Mar 2015 17:04:44 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25222 A Rede Catarinense de Inovação (Recepeti) firmou na manhã desta segunda-feira, 26, a primeira parceria internacional para a transferência de tecnologias aos 13 Centros de Inovação de Santa Catarina, projeto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Os Centros serão celeiros da cultura inovadora e do empreendedorismo. Nosso trabalho em frente à SDS visa valorizar […]

The post Santa Catarina assina acordo de cooperação com Rede de Parques Tecnológicos da Catalunha appeared first on CONSECTI.

]]>
A Rede Catarinense de Inovação (Recepeti) firmou na manhã desta segunda-feira, 26, a primeira parceria internacional para a transferência de tecnologias aos 13 Centros de Inovação de Santa Catarina, projeto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Os Centros serão celeiros da cultura inovadora e do empreendedorismo. Nosso trabalho em frente à SDS visa valorizar este projeto, que contribuirá para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável no Estado”, afirma o futuro secretário da SDS, Carlos Chiodini.

Os Centros de Inovação fazem parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), um projeto da SDS em parceria com universidades, entidades empresariais e governos locais. As 13 sedes estão sendo construídas nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Tubarão e Rio do Sul.

O acordo de cooperação técnica para realizar projetos envolvendo entidades catarinenses e catalãs foi assinado no 1o Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, realizado pela Recepeti e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) no auditório do Sebrae/SC, em Florianópolis. O termo foi assinado pelo presidente da Recepeti, Rui Luiz Gonçalves, e o presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT), o espanhol Josep Miquel Piqué, e endossado pelo Diretor de Ciência e Tecnologia da SDS, Jean Carlo Vogel.

A XPCAT irá construir com a Recepeti um plano de trabalho para os Centros de Inovação catarinenses. O processo de formação foi iniciado no Workshop, ministrado por Piqué, que encerra nesta terça-feira, 27. “A inovação só se produz quando há uma execução e a cidade é a plataforma de inovação. O mercado local é determinante no desenvolvimento de inovação. Os Centros de Inovação têm que ser capazes de conectar a ciência, tecnologia e empresas”, afirmou.

A expectativa é que os primeiros edifícios devem ser entregues no segundo semestre deste ano. “Temos uma grande missão pela frente para tornar este projeto uma realidade a partir da cooperação e no trabalho em rede”, prevê Jean Carlo Vogel.

Fonte: SDS-SC

The post Santa Catarina assina acordo de cooperação com Rede de Parques Tecnológicos da Catalunha appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/santa-catarina-assina-acordo-de-cooperacao-com-rede-de-parques-tecnologicos-da-catalunha-2/feed/ 0
Fundação alemã oferece bolsas de pesquisa a empreendedores brasileiroshttp://www.consecti.org.br/destaques/fundacao-alema-oferece-bolsas-de-pesquisa-a-empreendedores-brasileiros/ http://www.consecti.org.br/destaques/fundacao-alema-oferece-bolsas-de-pesquisa-a-empreendedores-brasileiros/#comments Fri, 27 Mar 2015 17:02:36 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25220 A fundação alemã Alexander von Humboldt vai oferecer 10 bolsas de pesquisa para empreendedores brasileiros com projetos inovadores. Podem se inscrever profissionais que trabalham em áreas que envolvam política, economia, comunicação, administração e cultura. Para participar, os candidatos devem ter concluído curso de graduação em qualquer área do conhecimento, domínio do idioma inglês ou alemão […]

The post Fundação alemã oferece bolsas de pesquisa a empreendedores brasileiros appeared first on CONSECTI.

]]>
A fundação alemã Alexander von Humboldt vai oferecer 10 bolsas de pesquisa para empreendedores brasileiros com projetos inovadores. Podem se inscrever profissionais que trabalham em áreas que envolvam política, economia, comunicação, administração e cultura.

Para participar, os candidatos devem ter concluído curso de graduação em qualquer área do conhecimento, domínio do idioma inglês ou alemão e comprovar a participação em atividades de liderança. O processo de seleção inclui carta de motivação, carta de recomendação e um texto de apresentação do projeto.

Fonte: Veja.com

The post Fundação alemã oferece bolsas de pesquisa a empreendedores brasileiros appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/fundacao-alema-oferece-bolsas-de-pesquisa-a-empreendedores-brasileiros/feed/ 0
MEC prorroga prazos para envio dos dados do Censo da Educação Superiorhttp://www.consecti.org.br/destaques/mec-prorroga-prazos-para-envio-dos-dados-do-censo-da-educacao-superior/ http://www.consecti.org.br/destaques/mec-prorroga-prazos-para-envio-dos-dados-do-censo-da-educacao-superior/#comments Fri, 27 Mar 2015 17:00:39 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25218 O Ministério da Educação prorrogou os prazos para as universidades federais enviarem os dados relativos ao Censo da Educação Superior 2014. Agora, as informações consolidadas que refletem a situação das universidades federais (UF) em todo o país devem ser apresentadas até 29 de maio. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União de hoje […]

The post MEC prorroga prazos para envio dos dados do Censo da Educação Superior appeared first on CONSECTI.

]]>
O Ministério da Educação prorrogou os prazos para as universidades federais enviarem os dados relativos ao Censo da Educação Superior 2014. Agora, as informações consolidadas que refletem a situação das universidades federais (UF) em todo o país devem ser apresentadas até 29 de maio. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (26).

Da coleta até a autenticação, quando passam a valer como estatísticas oficiais, o trabalho é divido em cinco etapas: abertura do Sistema do Censo da Educação Superior na internet; período de coleta de dados, feita pela digitação nos questionários online; verificação da consistência das informações; conferência, ajustes e a validação dos dados pelas UF e o peíodo de homologação das informações como estatísticas oficiais.

A fase de abertura está em vigor desde 9 de fevereiro. A etapa de coleta se estende até o dia 10 de abril. A verificação de consistência dos dados passa a valer do dia 13 de abril ao dia 17 do mesmo mês. Para a conferência dos dados, os dias vão de 20 de abril a 15 de maio. Os dados consolidados devem ser homologados até o dia 29 de maio.

As instituições podem acessar o sistema pela página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: EBC

The post MEC prorroga prazos para envio dos dados do Censo da Educação Superior appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/mec-prorroga-prazos-para-envio-dos-dados-do-censo-da-educacao-superior/feed/ 0
Acessos à banda larga fixa crescem 7,5% em fevereirohttp://www.consecti.org.br/destaques/acessos-a-banda-larga-fixa-crescem-75-em-fevereiro/ http://www.consecti.org.br/destaques/acessos-a-banda-larga-fixa-crescem-75-em-fevereiro/#comments Fri, 27 Mar 2015 16:57:07 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25216 O Brasil fechou o mês de fevereiro com 24.285.108 acessos fixos de banda larga, 172,1 mil acessos a mais que em janeiro deste ano (alta de 0,7%) e 1,7 milhão de novos acessos em relação a fevereiro de 2014 (crescimento de 7,5%), segundo dados divulgados pela Anatel nesta quinta, 26. Os dados, vale lembrar, incluem […]

The post Acessos à banda larga fixa crescem 7,5% em fevereiro appeared first on CONSECTI.

]]>
O Brasil fechou o mês de fevereiro com 24.285.108 acessos fixos de banda larga, 172,1 mil acessos a mais que em janeiro deste ano (alta de 0,7%) e 1,7 milhão de novos acessos em relação a fevereiro de 2014 (crescimento de 7,5%), segundo dados divulgados pela Anatel nesta quinta, 26.

Os dados, vale lembrar, incluem acessos corporativos.

A liderança do mercado de acessos banda larga fixos continua com o grupo Telmex, que concentra as operações da Claro, da Net e da Embratel: eram 7,65 milhões de acessos banda larga, o que equivale a 31,51% de participação de mercado ao final de fevereiro.

A Oi mantém o segundo lugar, com 6,56 milhões de acessos e 27,01% de share; seguida da Telefônica/Vivo (4,49 milhões e 18,49%) e da GVT (2,93 milhões e 12,04%).

A Oi perderá a posição de vice-líder do mercado de banda larga fixa quando as operações da Telefônica/Vivo e GVT forem integradas: juntas terão mais de 30% do mercado, podendo, inclusive, ameaçar a liderança do grupo Telmex.

Velocidade

A maior parte dos acessos à Internet no Brasil estão na faixa de velocidade entre 2 Mbps e 12 Mbps: são 11,24 milhões de acessos, ou 46,29% da base brasileira.

O cenário ainda não é o ideal, mas vale destacar como mudou o perfil do acesso nos últimos 12 meses.

Em fevereiro de 2014, os acessos entre 2 Mbps e 12 Mbps representavam 40,83% (ou 9,22 milhões dos 22,59 milhões de acessos na base brasileira) e os acessos até 2 Mbps ainda dominavam o mercado, com 47,07% da base (10,63 milhões de acessos).

Os acessos entre 12 Mbps e 34 Mbps somavam participação de 10,38% (2,35 milhões) e os superiores a 34 Mbps eram apenas 1,72% da base (389 mil acessos)

Os dados do último mês de fevereiro mostram, contudo, que a base brasileira tem migrado para velocidades cada vez maiores: os acessos até 2 Mbps agora são apenas 29,19% da base (7,09 milhões), os entre 12 Mbps e 34 Mbps ultrapassam os 5,08 milhões de acessos (20,93%) e os acima de 34 Mbps somam mais de 872 mil acessos (3,59% da base).

Tecnologias

A tecnologia xDSL, que é a maioria absoluta dos acessos das concessionárias de telefonia (Oi e Telefônica/Vivo), ainda domina o mercado: são 13,224 milhões de acessos ou 54,45% do total, embora tenha perdido parte dos acessos para tecnologias de cable modem das operadoras de cabo (no caso, Net) e para acessos de fibra (FTTx).

Em fevereiro de 2014 o xDSL respondia por 58,12% da base.

O cable modem somou ao final de fevereiro deste ano 7,7 milhões de acessos, ou 31,70% da base (um ano antes eram 6,79 milhões e 30,04%) enquanto os acessos FTTx ficaram em 1,04 milhão ou 4,27% da base (em fevereiro do ano passado eram 745 mil e 3,3% da base).

Fonte: Exame

The post Acessos à banda larga fixa crescem 7,5% em fevereiro appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/acessos-a-banda-larga-fixa-crescem-75-em-fevereiro/feed/ 0
Jefferson Oliveira substitui Lygia Pupatto na Secretaria de Inclusão Digital do Minicomhttp://www.consecti.org.br/destaques/jefferson-oliveira-substitui-lygia-pupatto-na-secretaria-de-inclusao-digital-do-minicom/ http://www.consecti.org.br/destaques/jefferson-oliveira-substitui-lygia-pupatto-na-secretaria-de-inclusao-digital-do-minicom/#comments Fri, 27 Mar 2015 16:50:51 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25213 O Ministério das Comunicações mudou o comando da Secretaria de Inclusão Digital: sai Lygia Pupatto e entra Jefferson D’Avila de Oliveira, que ocupava o cargo de diretor do Departamento de Articulação e Formação da mesma secretaria. Mas as alterações serão ainda maiores, isto porque o ministro Ricardo Berzoini afirmou que vai revisar o carro-chefe da […]

The post Jefferson Oliveira substitui Lygia Pupatto na Secretaria de Inclusão Digital do Minicom appeared first on CONSECTI.

]]>
O Ministério das Comunicações mudou o comando da Secretaria de Inclusão Digital: sai Lygia Pupatto e entra Jefferson D’Avila de Oliveira, que ocupava o cargo de diretor do Departamento de Articulação e Formação da mesma secretaria. Mas as alterações serão ainda maiores, isto porque o ministro Ricardo Berzoini afirmou que vai revisar o carro-chefe da área, que é o programa de Cidades Digitais.

Ainda não há uma definição de como será o novo programa que leva rede de banda larga para os municípios. A ideia será reabrir a discussão sobre o programa, comandada pelo novo secretário.

Berzoini disse que a revisão não prejudicará a implantação das redes dos 262 municípios, selecionados em 2013 e com as obras já contratadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Jefferson Oliveira é graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), especialista em Redes de Cooperação e Relações Interorganizacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi diretor de Desenvolvimento Industrial e Comercial na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Maria, no período 2001/2002.

Atuou como presidente do Conselho de Administração da Instituição Comunitária de Crédito Central, de 2001 a 2002, e gerente de Articulações, Parcerias e Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, de 2008 a 2013, além de chefe de gabinete da Secretaria-Executiva da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Fonte: Teletime

The post Jefferson Oliveira substitui Lygia Pupatto na Secretaria de Inclusão Digital do Minicom appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/jefferson-oliveira-substitui-lygia-pupatto-na-secretaria-de-inclusao-digital-do-minicom/feed/ 0
UFRR publica edital de vagas remanescentes para curso de Gestão Culturalhttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/ufrr-publica-edital-de-vagas-remanescentes-para-curso-de-gestao-cultural/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/ufrr-publica-edital-de-vagas-remanescentes-para-curso-de-gestao-cultural/#comments Thu, 26 Mar 2015 17:48:13 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25211 A Universidade Federal de Roraima (UFRR) publicou o edital de seleção das vagas remanescentes para o curso de Extensão em Gestão Cultural. O curso é uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC).  O objetivo é selecionar gestores públicos municipais atuantes na área de cultura. Os interessados podem inscrever-se até 29 de março. Foram ofertadas […]

The post UFRR publica edital de vagas remanescentes para curso de Gestão Cultural appeared first on CONSECTI.

]]>
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) publicou o edital de seleção das vagas remanescentes para o curso de Extensão em Gestão Cultural. O curso é uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC).  O objetivo é selecionar gestores públicos municipais atuantes na área de cultura.

Os interessados podem inscrever-se até 29 de março. Foram ofertadas 22 vagas, sendo 18 vagas destinadas aos municípios do Cantá, Normandia, Iracema, Caracaraí, São Luis do Anauá, São João do Baliza, Rorainópolis, Pacaraima, Caroebe e Uiramutã. As outras quatro vagas são para os municípios que possuem a Lei de Criação do Conselho Municipal de Cultura.

Para efetivar a inscrição, basta acessar o link “Inscrição” no site http://ufrr.br/gestaocultural/, preencher os dados solicitados e anexar copias dos seguintes documentos:  cópia do RG e CPF;  comprovante de Escolaridade; termo de compromisso (Anexo II); currículo com documentação comprobatória do tempo de experiência na área da cultura e demais cursos na área; documento comprobatório do exercício de função na Administração Pública da Cultura, podendo ser atestado do Departamento de Recursos Humanos ou portarias de nomeação.

Outros documentos exigidos são a carta de liberação do Gestor responsável pelo órgão público (ANEXO III); a carta de recomendação do órgão governamental (ANEXO V); uma carta de intenção (ANEXO IV); cópia da Carteira de Identidade (CI) ou outro documento oficial com foto, tais como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone); cópia do cartão do banco.
Candidatos que irão concorrer às vagas reservadas para municípios que possuem a Lei de Criação do Conselho Municipal de Cultura devem apresentar a cópia desta legislação.

O CURSO – No total, a UFRR e o MinC ofertaram 60 vagas para o curso, que tem a finalidade de dotar os participantes de informações relacionadas a gestão e a formulação de políticas públicas de cultura local e regional.

O programa possui carga horária total de 160 horas, estruturado na modalidade presencial com conteúdo organizado em cinco módulos alinhados entre três eixos temáticos: Políticas Públicas de Cultura; Diversidade Cultural e Desenvolvimento; e Planejamento e Gestão Pública da Cultura. As primeiras atividades serão em abril.

Fonte: UFRR

The post UFRR publica edital de vagas remanescentes para curso de Gestão Cultural appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/ufrr-publica-edital-de-vagas-remanescentes-para-curso-de-gestao-cultural/feed/ 0
Rondônia debate ações de ciência, tecnologia e inovação em videoconferênciahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/rondonia-debate-acoes-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-em-videoconferencia/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/rondonia-debate-acoes-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-em-videoconferencia/#comments Thu, 26 Mar 2015 17:44:08 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25209 O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, acompanhado da gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Waldeneide Rangel, participou de videoconferência realizada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), no inicio da semana.  O debate teve como foco principal as próximas atividades a serem desenvolvidas […]

The post Rondônia debate ações de ciência, tecnologia e inovação em videoconferência appeared first on CONSECTI.

]]>
O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, acompanhado da gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Waldeneide Rangel, participou de videoconferência realizada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), no inicio da semana.  O debate teve como foco principal as próximas atividades a serem desenvolvidas pelo Consecti na busca de avançar a área no país. Representantes de diversos estados integraram o modelo de comunicação.

Entre os diversos assuntos abordados esteve a existência de um conjunto de programas federais no âmbito dos ministérios de educação, indústria, comércio, turismo, comunicações, saúde e o próprio de ciência e tecnologia, que podem ser aproveitados pelos estados para implantar ações da área. Parcerias entre órgãos públicos e instituições financeiras também foram apontadas como opção para que os estados integrem suas ações e não fiquem presos aos próprios orçamentos.

Na oportunidade, Pedro Pimentel, que também é diretor da Região Norte pelo Consecti, falou do projeto Infovia Rondônia, uma infraestrutura de comunicação por meio de fibra ótica, atualmente em desenvolvimento no Estado e que interliga os 52 municípios em um conjunto de serviços convergentes.

Videoconferência

A reunião com modelo inovador foi implantada pelo Consecti no ano passado e permite troca de ideias e experiências entre presidentes e diretores regionais, além de levantar demandas locais para que o conselho possa ter uma visão regional dos cenários de ciência e tecnologia no Brasil.

Fonte: SEPOG-RO

The post Rondônia debate ações de ciência, tecnologia e inovação em videoconferência appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/rondonia-debate-acoes-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-em-videoconferencia/feed/ 0