CONSECTI http://www.consecti.org.br Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação Fri, 19 Dec 2014 17:08:53 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.1 Márcio França, vice-governador eleito, será o secretário de Desenvolvimento Econômico, CT&I de S.Paulohttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/marcio-franca-vice-governador-eleito-sera-o-secretario-de-desenvolvimento-economico-cti-de-s-paulo/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/marcio-franca-vice-governador-eleito-sera-o-secretario-de-desenvolvimento-economico-cti-de-s-paulo/#comments Fri, 19 Dec 2014 17:08:53 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24226 O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem, 16 de dezembro, o vice-governador eleito Márcio França para o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O atual secretário do Turismo e presidente do PSB no Estado assume a pasta no mandato que se inicia. “É uma área estratégica, importantíssima. Ninguém melhor do que o vice-governador […]

The post Márcio França, vice-governador eleito, será o secretário de Desenvolvimento Econômico, CT&I de S.Paulo appeared first on CONSECTI.

]]>
O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem, 16 de dezembro, o vice-governador eleito Márcio França para o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O atual secretário do Turismo e presidente do PSB no Estado assume a pasta no mandato que se inicia.

“É uma área estratégica, importantíssima. Ninguém melhor do que o vice-governador eleito com experiência tanta na área de ciência e tecnologia como de gestão e parlamentar como o é”, disse o governador durante anúncio feito no Palácio dos Bandeirantes.

Márcio França é advogado, foi vereador em São Vicente duas vezes e também prefeito da cidade. Foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista, deputado federal por duas legislaturas e trabalhou como assessor na Finep, no Ministério de Ciência e Tecnologia na área federal.

“Uma das propostas que eu sei que o governador pediu, em especial, é fazer um caminho de economia criativa e as Fatecs avançarem para uma nova linha de economia criativa, em especial nas regiões que não tenham o desenvolvimento equilibrado como o resto do Estado de São Paulo”, destacou França.

Fonte: SDCTI-SP

The post Márcio França, vice-governador eleito, será o secretário de Desenvolvimento Econômico, CT&I de S.Paulo appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/marcio-franca-vice-governador-eleito-sera-o-secretario-de-desenvolvimento-economico-cti-de-s-paulo/feed/ 0
Rui Costa anuncia os 11 novos secretários do Governo da Bahia; confira lista completahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/rui-costa-anuncia-os-11-novos-secretarios-governo-da-bahia-confira-lista-completa/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/rui-costa-anuncia-os-11-novos-secretarios-governo-da-bahia-confira-lista-completa/#comments Fri, 19 Dec 2014 15:53:37 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24224 O governador diplomado do Estado da Bahia, Rui Costa, anunciou os 11 nomes restantes dos novos titulares das secretarias estaduais e da Bahiatursa, nesta sexta-feira (19). O time anunciado hoje integra, junto com os outros 14 nomes anunciados na terça-feira (16), o governo de transição do Estado. Os novos secretários tomarão posse no dia primeiro de janeiro de 2015. Entre os destaques […]

The post Rui Costa anuncia os 11 novos secretários do Governo da Bahia; confira lista completa appeared first on CONSECTI.

]]>
O governador diplomado do Estado da Bahia, Rui Costa, anunciou os 11 nomes restantes dos novos titulares das secretarias estaduais e da Bahiatursa, nesta sexta-feira (19). O time anunciado hoje integra, junto com os outros 14 nomes anunciados na terça-feira (16), o governo de transição do Estado.

Os novos secretários tomarão posse no dia primeiro de janeiro de 2015. Entre os destaques estão o de Jorge Portugal, como secretário de Cultura, Nelson Pelefrino, na Secretaria do Turismo, e Olivia Santana na Secretaria de Políticas para as Mulheres. Já a Bahiatursa manterá o mesmo presidente.

Jorge Portugal (esq), secretário de Cultura; Nelson Pelegrino (centro), secretário de Turismo; Olívia Santana (dir), secretária de Políticas Para as Mulheres (Fotos: Arquivo Correio)

No dia 31 de dezembro, Rui Costa vai anunciar os novos comandantes da Polícia Militar e Civil. Confira abaixo a lista completa dos 25 secretários que integram o governo de transição da Bahia.

* Casa Civil: Bruno Dauster, atual chefe de gabinete, assume o comando da Casa Civil

* Secretaria de Cultura (Secult): assume Jorge Portugal

* Secretaria de Turismo (Setur): assume Nelson Pelegrino

* Bahiatursa: Diogo Medrado continua como presidente

* Secretaria da Administração (Saeb): continua o secretário Edelvino Góes

* Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti): assume Manoel Gomes de Mendonça

* Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur): Carlos Martins

* Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE): continua o secretário James Corrêa

* Secretaria da Agricultura (Seagri) : assume Fernanda Mendonça

* Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): assume Olívia Santana

* Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): Vera Lúcia Barbosa, que deixa a Secretaria de Políticas para as Mulheres

* Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): assume Jerônimo Rodrigues, atual coordenador do programa do governo participativo

* Secretaria da Fazenda (Sefaz): assume o futuro secretário Manoel Vitório

* Secretaria do Planejamento (Seplan): assume o vice-governador João Leão

* Secretaria da Segurança Pública (SSP): permanece o secretário Maurício Barbosa

Manoel Vitório (esq), João Leão (centro) e Maurício Barbosa (dir) assume a Sefaz, Seplan e SSP
(Fotos: Manu Dias/GOVBA)

* Secretaria da Educação (SEC): permanece Osvaldo Barreto

* Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE): assume Paulo Moreno

* Secretaria da Saúde (Sesab): assume o médico Fábio Villas-Boas

Osvaldo Barreto (esq), Paulo Moreno (centro) e Fábio Villas-Boas (dir) assume SEC, PGE e Sesab
(Fotos: Manu Dias/GOVBA)

* Secretaria do Meio Ambiente (Sema): permanece o secretário Eugênio Spengler

* Secretaria de Comunicação Social (Secom): assume André Curvello

* Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): continua o secretário Nestor Duarte

Eugênio Spengler (esq), André Curvello (centro) e Nestor Duarte (dir) assume a Sema, Secom e Seap
(Fotos: Manu Dias/GOVBA)

* Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): assume Cássio Peixoto

* Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): assume Álvaro Gomes

* Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS): assume o sociólogo Geraldo Reis

Cássio Peixoto (esq), Álvaro Gomes (centro) e Geraldo Reis (dir) assume SIHS, Setre e SDHDS
(Fotos: Manu Dias/GOVBA)

* Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): assume Marcus Cavalcanti

* Secretaria de Relações Institucionais (Serin): assume o deputado federal Josias Gomes

Marcus Cavalcanti (esq) e Josias Gomes (dir) assumem Seinfra e Serin
(Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Fonte: Correio da Bahia

The post Rui Costa anuncia os 11 novos secretários do Governo da Bahia; confira lista completa appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/rui-costa-anuncia-os-11-novos-secretarios-governo-da-bahia-confira-lista-completa/feed/ 0
Fundect realiza a última reunião do Conselho Superior de 2014http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fundect-realiza-ultima-reuniao-conselho-superior-de-2014/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fundect-realiza-ultima-reuniao-conselho-superior-de-2014/#comments Fri, 19 Dec 2014 13:18:26 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24221 Aconteceu no dia 11 de dezembro a 6ª e última Reunião Extraordinária do ano de 2014 do Conselho Superior da Fundect. Os conselheiros participaram da cerimônia de entrega do I Prêmio Fundect de Jornalismo Científico, realizada no auditório da Governadoria do Estado. Logo, seguiram para a Fundect, onde tomou posse o novo conselheiro, Renato Roscoe, da […]

The post Fundect realiza a última reunião do Conselho Superior de 2014 appeared first on CONSECTI.

]]>
Aconteceu no dia 11 de dezembro a 6ª e última Reunião Extraordinária do ano de 2014 do Conselho Superior da Fundect. Os conselheiros participaram da cerimônia de entrega do I Prêmio Fundect de Jornalismo Científico, realizada no auditório da Governadoria do Estado. Logo, seguiram para a Fundect, onde tomou posse o novo conselheiro, Renato Roscoe, da Fundação MS, em substituição do Conselheiro Felipe Augusto Dias.

Entre a pauta do dia, houve a discussão sobre a seleção dos novos conselheiros que farão parte do Conselho Superior, além do resultado da pesquisa de satisfação da Fundect, o balanço geral das ações da Fundação em 2014, e os projetos aprovados do Fundo Newton (parceria entre Brasil e Reino Unido).
Fonte: FUNDECT

 

The post Fundect realiza a última reunião do Conselho Superior de 2014 appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fundect-realiza-ultima-reuniao-conselho-superior-de-2014/feed/ 0
Alunos de Sinop desenvolvem projetos de recuperação de áreas degradadas e sistemas agroflorestaishttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/alunos-de-sinop-desenvolvem-projetos-de-recuperacao-de-areas-degradadas-e-sistemas-agroflorestais/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/alunos-de-sinop-desenvolvem-projetos-de-recuperacao-de-areas-degradadas-e-sistemas-agroflorestais/#comments Fri, 19 Dec 2014 13:16:28 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24219 Os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, apresentaram, na última sexta-feira (12), o resultado final dos projetos que desenvolveram nas disciplinas de Recuperação de Áreas Degradadas e Sistemas Agroflorestais. A apresentação foi voltada para a comunidade acadêmica e externa. Ao longo do […]

The post Alunos de Sinop desenvolvem projetos de recuperação de áreas degradadas e sistemas agroflorestais appeared first on CONSECTI.

]]>
Os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, apresentaram, na última sexta-feira (12), o resultado final dos projetos que desenvolveram nas disciplinas de Recuperação de Áreas Degradadas e Sistemas Agroflorestais. A apresentação foi voltada para a comunidade acadêmica e externa.

Ao longo do semestre, os estudantes tiveram que elaborar um projeto envolvendo a recuperação de áreas e a implantação de sistemas agroflorestais na área de preservação permanente, na reserva legal ou na área de uso alternativo, da Fazenda Experimental da UFMT, localizada em Santa Carmem.

Incentivados pelos professores das disciplinas, Charlote Wink e Juliano dos Santos, os alunos revelaram suas ideias por meio de pôster e maquete. Os projetos começaram a ganhar “forma” após a avaliação dos resultados obtidos na prática de campo de diagnóstico ambiental e das entrevistas realizadas com os pequenos produtores do município.

Durante a apresentação final, os acadêmicos foram avaliados por professores e alunos da instituição, e pelo engenheiro florestal Diego Alves Antônio, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastoril. Os professores coordenadores da atividade afirmam que o trabalho em equipe promove senso crítico e profissional nos estudantes, através da união de resultados e aplicação de ideias.

“Com certeza as propostas apresentadas serão discutidas, aperfeiçoadas e, futuramente, implantadas na Fazenda, com um adequado planejamento dos diferentes setores da instituição, viabilizando esse espaço ao desenvolvimento de recursos humanos por meio de atividades de dia de campo, pesquisa e aulas práticas de qualquer natureza”, afirmam os professores.

Fonte: UFMT

The post Alunos de Sinop desenvolvem projetos de recuperação de áreas degradadas e sistemas agroflorestais appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/alunos-de-sinop-desenvolvem-projetos-de-recuperacao-de-areas-degradadas-e-sistemas-agroflorestais/feed/ 0
Prêmio FAPEMA 2014: mapeamento por imagem da costa de São Luís é usado como recurso educacionalhttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/premio-fapema-2014-mapeamento-por-imagem-da-costa-de-sao-luis-e-usado-como-recurso-educacional/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/premio-fapema-2014-mapeamento-por-imagem-da-costa-de-sao-luis-e-usado-como-recurso-educacional/#comments Fri, 19 Dec 2014 13:11:22 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24217 Para desenvolver técnicas de análise de imagens por satélite direcionadas a alvos costeiros (dunas, mangues, praias, canais de maré), a estudante do Colégio Universitário (COLUN/UFMA), Juhlyanne da Silva Gomes, orientada pelo professor Ulisses Denache Vieira Souza, desenvolveu a pesquisa Geoilha: geotecnologias aplicadas ao mapeamento ambiental da área costeira da ilha do Maranhão, uma abordagem a […]

The post Prêmio FAPEMA 2014: mapeamento por imagem da costa de São Luís é usado como recurso educacional appeared first on CONSECTI.

]]>
Para desenvolver técnicas de análise de imagens por satélite direcionadas a alvos costeiros (dunas, mangues, praias, canais de maré), a estudante do Colégio Universitário (COLUN/UFMA), Juhlyanne da Silva Gomes, orientada pelo professor Ulisses Denache Vieira Souza, desenvolveu a pesquisa Geoilha: geotecnologias aplicadas ao mapeamento ambiental da área costeira da ilha do Maranhão, uma abordagem a partir do Ensino Médio.

Além de promover o contato de alunos do Ensino Médio e Técnico com a pesquisa, o projeto oferece a possibilidade de um produto cartográfico confiável para a realização de planejamento urbano, trabalhos de preservação e conservação de ambientes costeiros frágeis de extrema importância como, por exemplo, os manguezais.

“As geotecnologias são ferramentas representadas pelas técnicas que envolvem sensoriamento remoto (análise de imagens de satélite), Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s) e geoprocessamento, quase sempre com uso de equipamentos como computadores com alta capacidade de processamento e equipamentos de navegação por GPS”, explica a estudante.

Para trabalhar com imagens deste tipo, faz-se necessário conhecimento de diversas áreas científicas e o caráter multidisciplinar dos profissionais do COLUN foi fundamental para os resultados da pesquisa”, revelou Juhlyanne Gomes.

O trabalho foi o vencedor do Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Pesquisador Júnior, área de Ciências Sociais Aplicadas.

“A premiação ajuda a divulgar o projeto e ampliar as expectativas de que novos possíveis colaboradores possam se interessar em alimentar o banco de dados com informações especificas de suas áreas de atuação, tendo o mapeamento a partir de imagens de satélite como plano de fundo de suas pesquisas”, ressaltou orientador, Ulisses Denache.

Denache conta ainda que, com o estudo, ampliou-se a capacidade de se discriminar de forma mais rápida e precisa alvos costeiros nas imagens de satélite de alta resolução espacial.

“Em 2010, recebemos um conjunto de imagens WorldView-II, um satélite que faz imagens com alta resolução espacial. Esse conjunto de imagens nos foi disponibilizado pela empresa americana Digital Globe e iniciamos o trabalho em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, de São José dos Campos (SP). Até então, poucas cidades brasileiras possuíam cenas desse tipo e nenhuma delas se situava em zona costeira”, contou.

A metodologia consiste em mapear algumas áreas através das imagens, em seguida, visitar essas áreas para validar os dados que as imagens apresentam e, por fim, gerar um produto com uma escala cartográfica confiável, resultando em um mapeamento de uso e cobertura do solo para ser trabalhado por escolas, poder público e demais interessados.

Fonte: FAPEMA

The post Prêmio FAPEMA 2014: mapeamento por imagem da costa de São Luís é usado como recurso educacional appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/premio-fapema-2014-mapeamento-por-imagem-da-costa-de-sao-luis-e-usado-como-recurso-educacional/feed/ 0
Coro e Orquestra fazem última apresentação da temporada em Goiáshttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/coro-e-orquestra-fazem-ultima-apresentacao-da-temporada-em-goias/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/coro-e-orquestra-fazem-ultima-apresentacao-da-temporada-em-goias/#comments Fri, 19 Dec 2014 13:09:02 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24215 A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás  juntamente com o Coro Sinfônico, Coro Soul e o Coro de Câmara da EMAC/UFG realizam a última apresentação da temporada de 2014 neste domingo, 21/12, às 11h, no Teatro Basileu França. O repertório inclui peças natalinas e outras composições de Beethoven, Sibelius e Delibes. Os ingressos vão custar R$ […]

The post Coro e Orquestra fazem última apresentação da temporada em Goiás appeared first on CONSECTI.

]]>
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás  juntamente com o Coro Sinfônico, Coro Soul e o Coro de Câmara da EMAC/UFG realizam a última apresentação da temporada de 2014 neste domingo, 21/12, às 11h, no Teatro Basileu França. O repertório inclui peças natalinas e outras composições de Beethoven, Sibelius e Delibes. Os ingressos vão custar R$ 5,00.
A Orquestra e o Coro Jovem são vinculados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) por meio do Centro de Educação Profissional (CEP) em Artes Basileu França.

Data: 21/12/2014 – domingo
Horário: 11h
Local: Teatro Basileu França
End.: Av. Universitária, 1.750, Goiânia-GO

Fonte: SECTEC-GO

The post Coro e Orquestra fazem última apresentação da temporada em Goiás appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/coro-e-orquestra-fazem-ultima-apresentacao-da-temporada-em-goias/feed/ 0
Aumenta número de cursos de medicina com avaliação insuficientehttp://www.consecti.org.br/destaques/aumenta-numero-de-cursos-de-medicina-com-avaliacao-insuficiente/ http://www.consecti.org.br/destaques/aumenta-numero-de-cursos-de-medicina-com-avaliacao-insuficiente/#comments Fri, 19 Dec 2014 13:06:44 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24213 A porcentagem de cursos de medicina com conceito insuficiente, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), aumentou no ano passado, comparada à divulgação anterior, feita em 2010. Em 2013, de acordo com dados divulgados hoje (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 17,5% tiveram conceito insuficiente, enquanto em 2010, a […]

The post Aumenta número de cursos de medicina com avaliação insuficiente appeared first on CONSECTI.

]]>
A porcentagem de cursos de medicina com conceito insuficiente, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), aumentou no ano passado, comparada à divulgação anterior, feita em 2010. Em 2013, de acordo com dados divulgados hoje (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 17,5% tiveram conceito insuficiente, enquanto em 2010, a porcentagem era 13%.

Os dados fazem parte do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente. Em uma escala de 1 a 5 são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.

Em 2013, 27 dos 154 cursos obtiveram conceito 2; 34 conseguiram conceito 4 e nenhum obteve conceitos 1 ou 5. Os 93 cursos restantes obtiveram conceito 3 ou não tiveram conceito calculado. Como os cursos são avaliados a cada três anos, a última avaliação de medicina foi em 2010, quando 177 cursos foram avaliados. Nenhum curso obteve conceito máximo e um obteve 1; 22 tiveram conceito 2; 35 alcançaram conceito 4; os demais obtiveram 3 ou não tiveram conceito calculado.

“Isso significa que o ensino médico no Brasil é uma catástrofe, não tem outra interpretação”, diz o primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Britto Ribeiro. “Médicos malformados é sinônimo de mal atendimento à população”, acrescenta. Ele ressalta que os cursos necessitam de infraestrutura e de bom corpo docente para oferecerem formação de qualidade.

A maior parte dos cursos com conceito insuficiente é oferecida por instituições privadas. Na avaliação do assessor do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Sólon Caldas, o CPC é um indicador frágil para avaliar a qualidade dos cursos. “Esse conceito é enviesado, não posso dizer se os cursos são bons ou ruins, o processo não é coerente”, diz.

Ele explica que o CPC é composto em 55% pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), feito pelo aluno. “E o aluno não tem compromisso com o resultado da prova, boicota. A prova é em um domingo à tarde, com duração de quatro horas”, diz. Ele defende que sejam feitas visitas às instituições para avaliar os cursos e que sejam consideradas as especificidades de cada escola e dos locais onde estão inseridas.

Entre as que obtiveram conceitos insatisfatórios na última avaliação, estão também cinco federais: Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Campina Grande.

Para que os conceitos se consolidem, comissões de avaliadores farão visitas para confirmar ou alterar a avaliação obtida. Cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos podem optar por não receber a visita e transformar o CPC em conceito permanente.

Além dos cursos de medicina foram divulgados os resultados dos cursos de enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, odontologia, agronomia, farmácia, agronomia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, zootecnia, tecnologia em radiologia, tecnologia em agronegócios, tecnologia em gestão hospitalar, tecnologia em gestão ambiental e educação física.

Fonte: Agência Brasil

The post Aumenta número de cursos de medicina com avaliação insuficiente appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/aumenta-numero-de-cursos-de-medicina-com-avaliacao-insuficiente/feed/ 0
Anprotec premia ações inovadorashttp://www.consecti.org.br/destaques/anprotec-premia-acoes-inovadoras/ http://www.consecti.org.br/destaques/anprotec-premia-acoes-inovadoras/#comments Fri, 19 Dec 2014 12:59:27 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24210 Uma fabricante carioca que produz microcâmeras para cirurgias e uma fornecedora catarinense de insumos para cosméticos receberam este mês o 18° Prêmio Nacional de Empreendedorismo, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. “Nossos parques tecnológicos e incubadoras já produzem empresas que fazem a diferença na base produtiva brasileira”, garante Francilene Procópio, presidente […]

The post Anprotec premia ações inovadoras appeared first on CONSECTI.

]]>
Uma fabricante carioca que produz microcâmeras para cirurgias e uma fornecedora catarinense de insumos para cosméticos receberam este mês o 18° Prêmio Nacional de Empreendedorismo, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

“Nossos parques tecnológicos e incubadoras já produzem empresas que fazem a diferença na base produtiva brasileira”, garante Francilene Procópio, presidente da Anprotec. “Mas precisamos avançar na evolução das ideias para modelos de negócios que impactem no desenvolvimento das regiões onde essas companhias atuam”.

Na categoria Melhor Empresa Incubada, a vencedora foi a Nanovetores, hospedada na incubadora Centro de Laboração para Tecnologias Avançadas (Celta), em Florianópolis. A companhia de 30 funcionários fornece insumos baseados em nanotecnologia para indústrias dos ramos cosmético e têxtil. Entre seus clientes estão marcas como Embelleze e Granado. Segundo o CEO Ricardo Henrique Ramos, o faturamento em 2014 deve alcançar R$ 2,5 milhões, R$ 1 milhão a mais do que o valor registrado no ano passado.

Um dos carros-chefes da Nanovetores é um composto para o tratamento de celulite que promete reduzir o efeito “acolchoado” em uma hora. “Após a aplicação, ele libera 80% do conteúdo durante um período de oito horas”, explica. Segundo Ramos, a invenção tem ação anti-inflamatória. Leva chá verde, cafeína e amica. Estudos da empresa indicam que, em apenas uma aplicação, 67% dos voluntários dos testes relataram uma melhora de 10% no efeito de pele conhecido como “casca de laranja”.

“Nossos insumos encapsulados melhoram a liberação de ativos nos produtos em que são aplicados”, diz Ramos, que divide a sociedade da empresa com a esposa, Betina Zanetti Ramos, PhD em química e farmácia. Na área têxtil, os compostos, segundo o CEO, podem impregnar partículas às fibras de tecidos, que levam para a pele propriedades antimicrobianas e hidratantes, além de repelentes a insetos. “As substâncias são liberadas por meio do contato da roupa com a pele e da temperatura do corpo”.

Criada em 2008, a Nanovetores já recebeu investimentos duas vezes, em 2012 e 2014, pelo Fundo Criatec, com rodadas que somam R$ 5 milhões. O Criatec é uma iniciativa do BNDES, com apoio do Banco do Nordeste (BNB), para investimentos de capital de risco (compra de participação acionária) em empresas nascentes com perfil inovador.

Com um portfólio de mais de 80 itens, a Nanovetores exporta produtos por meio de dez distribuidores em 18 países, como Turquia e Filipinas, e faz venda direta para clientes na Colômbia e França.

Para continuar crescendo, Ramos chama a atenção para a falta de velocidade de concessão de patentes no mercado nacional, que pode ultrapassar sete anos. A empresa tem sete patentes depositadas e três em fase de avaliação. “Desde 2007, esperamos a análise de um dos registros”, diz o empresário que optou por fazer os depósitos de certificados na Suíça. “É mais barato e leva apenas seis meses para serem aprovados”.

Na categoria Melhor Empresa Graduada, a vencedora foi a Confiance Medical, originada na Incubadora da Coppe/UFRJ. A companhia desenvolve, vende e aluga nove famílias de equipamentos de vídeo cirurgia que prometem tornar as intervenções menos invasivas e com cicatrizes menores. Segundo o sócio Cristiano Brega, o faturamento de 2014 deve chegar a R$ 12,5 milhões e a previsão para 2015 é alcançar R$ 15 milhões.

Brega planeja receber investimentos via fundos de private equity, lançar novos produtos que integrem centros cirúrgicos a sistemas de telemedicina e aumentar o número de funcionários de 43 para 65, no próximo ano. Até 2016, a ideia é iniciar exportações para sete países, como México e África do Sul.

Fonte: Valor

The post Anprotec premia ações inovadoras appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/anprotec-premia-acoes-inovadoras/feed/ 0
Startups criam sistemas para monitorar o campohttp://www.consecti.org.br/destaques/startups-criam-sistemas-para-monitorar-o-campo/ http://www.consecti.org.br/destaques/startups-criam-sistemas-para-monitorar-o-campo/#comments Fri, 19 Dec 2014 12:57:49 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24208 A força do agronegócio brasileiro está atraindo o interesse de startups inovadoras do Brasil e até do exterior. A Strider lançou um sistema de monitoramento e controle de pragas que combina o uso de mapas, mobilidade, Big Data e computação na nuvem. O software identifica focos de infestação de pragas e permite que o agricultor […]

The post Startups criam sistemas para monitorar o campo appeared first on CONSECTI.

]]>
A força do agronegócio brasileiro está atraindo o interesse de startups inovadoras do Brasil e até do exterior. A Strider lançou um sistema de monitoramento e controle de pragas que combina o uso de mapas, mobilidade, Big Data e computação na nuvem. O software identifica focos de infestação de pragas e permite que o agricultor antecipe a tomada de decisão, que pode resultar em redução de até 15% no uso de defensivos ao garantir a intervenção imediata e evitando a evolução das pragas.

A empresa recebeu um investimento de R$ 5 milhões da Barn Investimentos, e a solução já está sendo utilizada em 200 mil hectares de fazendas de 30 clientes em culturas de soja, algodão, café, cana e laranja. A meta é cobrir território de 2 milhões de hectares até o final de 2015, em todo Brasil.

“Uma fazenda de 5 mil hectares gera 10 milhões de eventos de informações georefenciadas que são coletadas em dispositivos móveis. O sistema reduz os custos com defensivos, uma vez que a identificação geolocalizada de áreas afetadas permite a aplicação no local específico e a identificação do produto a utilizar, além de comprovar sua eficácia”, diz Luiz Tangari, sócio fundador e CEO da Strider.

A Agria é uma startup franco-brasileira, fruto da associação dos brasileiros Paulo de Sá e Rodrigo Almeida Gonçalves com os franceses Pierre Deram e Abder Seridji, esse último trabalhando em Paris. Paulo e Pierre trabalharam por mais de 15 anos nas grandes trades multinacionais de commodities agrícolas. Rodrigo havia criado a Nitrix, especializada em tecnologia de otimização de fluxos em rede, aplicada a setores logísticos.

Entre as soluções da Agria, está a ferramenta de otimização de fluxo por meio de recursos de inteligência artificial. Pierre Deram explica que um produto como a soja apresenta diversas opções de escoamento da produção como a armazenagem, processamento industrial e a exportação. “São muitos pontos de armazenagem e recebimento, e opções de produção que chegam a movimentar 130 milhões de toneladas”, explica Gonçalves. “Boa parte disso ainda é controlada por Excell. O software permite identificar qual o melhor local para enviar a produção e o melhor momento para isso, a fim de reduzir custos logísticos. Como cada decisão é um ponto de receita, a ferramenta também otimiza as margens, com ganha até 10%.”

A Agria negocia uma parceria com uma empresa francesa que fornece drones equipados com sensores e softwares de interpretação das imagens captadas. A ferramenta pode ser utilizada para realizar levantamentos das condições da lavoura, prevendo eventuais quebras ou estimando produtividade. Também pode ser utilizada para identificar possíveis deficiências de nitrogênio e a incidência de algumas pragas.

A Bov Control desenvolveu uma plataforma que une os conceitos de mobilidade, internet das coisas e hospedagem na nuvem da IBM Softlayer. A solução faz levantamento e cruzamento de informações coletadas por diferentes dispositivos conectados à internet (como balanças e chips implantados sob a pele dos animais), relativas ao dia a dia da fazenda e ao desenvolvimento dos bovinos, com acesso e atualização pelos funcionários por meio de smartphones. Segundo Danilo Leão, fundador da empresa, o produtor pode identificar o peso ideal e o momento para a venda nas bolsas de mercadorias. A empresa integrou o programa Startup Brasil em 2013 e passou pela Wayra – aceleradora da Telefonica, que leva a solução para América Latina e na Europa.

O Programa Startup Brasil também atraiu ao país duas startups internacionais: a Rogue Rovers – localizada em Aschland, no Oregon, EUA – e a Algrano, instalada em Monthey e em Berna, na Suíça. A Rogue Rovers desenvolveu um quadriciclo inteligente, o FarmDogg. O veículo, que é dotado de câmeras, pode ser conduzido ou operado remotamente. “No Brasil, trabalhamos com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Em 2015, vamos visitar as fazendas para identificar as necessidades”, diz Melissa Burch Brandao, fundadora da empresa.

A Algrano, que tem entre seus fundadores Gilles Brunner, criou uma plataforma para integrar produtores a torrefadores de cafés especiais nos EUA, Japão, Europa e Austrália. A empresa participou do programa Startup Chile e, em novembro, foi selecionada pelo Startup Brasil, escolhendo a aceleradora Start You Up, do Espírito Santo.

A Pastar nasceu para amenizar danos causados pelo clima na pecuária – principalmente estiagem – por meio de uma plataforma de intermediação de aluguel de pastagens, chegando a salvar cerca de 1200 animais na Bahia. Em 2014, a empresa passou por uma expansão da sua plataforma abrangendo a comercialização de bovinos, caprinos, ovinos e equinos, tornando o produto inicial um marketplace para pecuária. A empresa também lançou um classificado web e mobile – gratuito por enquanto – e o Pastar Certificados, que certifica uma cadeia de fornecedores e garante aos interessados uma rede de consumo segura e online.

Fonte: Valor Econômico

The post Startups criam sistemas para monitorar o campo appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/startups-criam-sistemas-para-monitorar-o-campo/feed/ 0
Após protestos, Uerj antecipa recesso de fim de ano por falta de verbahttp://www.consecti.org.br/destaques/apos-protestos-uerj-antecipa-recesso-de-fim-de-ano-por-falta-de-verba/ http://www.consecti.org.br/destaques/apos-protestos-uerj-antecipa-recesso-de-fim-de-ano-por-falta-de-verba/#comments Fri, 19 Dec 2014 12:52:17 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24204 Após protestos por falta de pagamento realizados por funcionários terceirizados que cuidavam da limpeza da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o reitor da universidade, Ricardo de Castro, decidiu antecipar o recesso de fim de ano “para impedir riscos desnecessários à integridade da instituição”, segundo informou em nota oficial divulgada nesta quinta (18). […]

The post Após protestos, Uerj antecipa recesso de fim de ano por falta de verba appeared first on CONSECTI.

]]>
Após protestos por falta de pagamento realizados por funcionários terceirizados que cuidavam da limpeza da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o reitor da universidade, Ricardo de Castro, decidiu antecipar o recesso de fim de ano “para impedir riscos desnecessários à integridade da instituição”, segundo informou em nota oficial divulgada nesta quinta (18).

Os funcionários da limpeza, que afirmam não receber salários desde outubro, protestaram na terça-feira (16) e, na quarta (17), espalharam lixo na entrada do campus principal, que fica no bairro do Maracanã, na zona norte do Rio.

Após o incidente, Castro decidiu antecipar o recesso e publicou uma nota oficial no site da universidade, na qual afirmava que o déficit já se encontra em aproximadamente R$ 23 milhões, o que “impede a Uerj de honrar vários compromissos, em especial com empresas terceirizadas de serviços (limpeza, segurança, e outros)”.

Castro relaciona esse déficit no orçamento ao fato do Estado do Rio ter perdido dinheiro com a divisão dos royalties do petróleo. O reitor ressalta, ainda, que não há como resolver o problema na administração de forma urgente.

Na tarde desta quinta, a nota original do reitor foi substituída por outra, assinada por ele e pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre VIeira, na qual eles afirmam que “a empresa responsável pela limpeza teve parte de seu débito regularizado e assumiu o compromisso de efetuar imediatamente o pagamento do salário de seus funcionários”.

Também acusam a empresa de interromper “intempestivamente os serviços sem qualquer espécie de comunicação formal à Uerj”, e afirmam que ela será “acionada judicialmente pela universidade”.

“Afirmamos que, em curto prazo, teremos esta situação conjuntural e extemporânea resolvida”, diz outro trecho da nota.

Por enquanto, somente os setores chamados imprescindíveis para a universidade, como a administração central, continuarão a funcionar até o próximo dia 22 – data que era prevista no calendário acadêmico para o recesso geral. A reitoria afirmou, ainda, que não há data para o retorno das atividades acadêmicas e que não há previsão para as atividades de limpeza serem normalizadas.

Fonte: Folha de São Paulo

The post Após protestos, Uerj antecipa recesso de fim de ano por falta de verba appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/apos-protestos-uerj-antecipa-recesso-de-fim-de-ano-por-falta-de-verba/feed/ 0