CONSECTI http://www.consecti.org.br Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação Wed, 28 Jan 2015 18:03:30 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.1 Missão Técnica 2015 Anprotec / Sebrae / Consectihttp://www.consecti.org.br/eventos/missao-tecnica-2015-anprotec-sebrae-consecti/ http://www.consecti.org.br/eventos/missao-tecnica-2015-anprotec-sebrae-consecti/#comments Wed, 28 Jan 2015 18:02:58 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24558 A Anprotec, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), promove a Missão Técnica 2015, de 26 de abril a 1 de maio de 2015, com destino às cidades de Denver e San Francisco, […]

The post Missão Técnica 2015 Anprotec / Sebrae / Consecti appeared first on CONSECTI.

]]>
A Anprotec, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), promove a Missão Técnica 2015, de 26 de abril a 1 de maio de 2015, com destino às cidades de Denver e San Francisco, nos Estados Unidos.

A programação inclui a participação na 29º International Conference on Business Incubation da National Business Incubation Association (NBIA), além de visitas a centros de inovação & negócios, empresas de tecnologia, incubadoras de empresas e aceleradoras, onde serão realizados encontros e diálogos com agentes locais para benchmarking dos ecossistemas.

Podem participar:  dirigentes de incubadoras de empresas e parques tecnológicos, associados à Anprotec; dirigentes das agências de fomento do governo federal e ministérios; secretários estaduais e municipais de CT&I; presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) ou instituições equivalentes; empreendedores vinculados a incubadoras de empresas e parques tecnológicos, associados à Anprotec.

As vagas são limitadas e é imprescindível ter fluência na língua Inglesa, pois não haverá serviço de tradução.

Inscrição

Para participar, é necessário preencher a Ficha de Inscrição e enviar para Aksara Somchinda, consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, pelo email aksara@anprotec.org.braté o dia 27 de março de 2015.

As regras e valores de inscrição, bem como o roteiro preliminar, estão especificados no regulamento da missão, que pode ser acessado neste link.

Regulamento da Missão 2015

Ficha de Inscrição

Confira as opções de voos sugeridas

The post Missão Técnica 2015 Anprotec / Sebrae / Consecti appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/eventos/missao-tecnica-2015-anprotec-sebrae-consecti/feed/ 0
Itapipoca ganha novo campus do IFCEhttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/itapipoca-ganha-novo-campus-ifce/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/itapipoca-ganha-novo-campus-ifce/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:41:48 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24556 Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 26 de janeiro, o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá ofertar cursos técnicos e superiores. A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Educação, Cid Gomes; do governador do Estado, Camilo Santana; do reitor do IFCE, Virgílio […]

The post Itapipoca ganha novo campus do IFCE appeared first on CONSECTI.

]]>
Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 26 de janeiro, o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá ofertar cursos técnicos e superiores. A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Educação, Cid Gomes; do governador do Estado, Camilo Santana; do reitor do IFCE, Virgílio Araripe; do prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, e do senador Inácio Arruda, que assume o comando da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Secitece, no próximo dia 2/2.

Para a instalação no novo campus do IFCE, o Governo do Estado, investiu, através da Secitece, R$ 11.081.381,75 para desapropriação, elaboração do projeto e implantação. Em contrapartida, o Governo Federal investiu R$ 4.749.944,37 para conclusão do equipamento.

O prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, relembrou a importância do IFCE como instituição e o papel fundamental na qualificação dos jovens. “Todos os domingos temos 12 ônibus saindo de Itapipoca pra Sobral e Fortaleza levando nossos estudantes. Tenho certeza de que daqui a alguns anos, serão os jovens de outros municípios que virão pra cá, tornando Itapipoca um pólo de educação para a região. Itapipoca dá um passo adiante com essa conquista”, afirmou.

Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, agradeceu ao senador Inácio Arruda e ao ex-secretário da Secitece, René Barreira, pelos esforços para a expansão do ensino superior e técnico no Ceará. “Ao longo dos quase 106 anos de existência, o IFCE vem cumprindo com grande competência um importante papel social. Estamos entre as principais instituições do Brasil na área de educação profissional, com a missão de qualificar mão-de-obra para o desenvolvimento do País”, lembrou Araripe ao ressaltar que “os importantes avanços que vemos obtendo nos últimos anos não seria possível sem o apoio do MEC, das prefeituras municipais e do Governo do Estado”.

Ex-aluno da Escola Técnica Federal, o senador Inácio Arruda disse que “sempre me emociono nesses atos porque sei o valor e a importância do IFCE, e o que isso significa para cada um de nós estudantes, para o nosso Estado e para o País. Nessa expansão recente, além da luta pelos recursos para o IFCE e UFC, coube exatamente a um torneiro mecânico compreender a importância que essas instituições têm e o papel destacado para o desenvolvimento do País”.

Inácio afirmou que é preciso ampliar ainda mais o número de Institutos no Brasil e ressaltou que apesar das dificuldades “temos que fazer a contramaré, precisamos de mais formação seja ela superior, média, profissional. Nosso grande salto é esse, é formação de qualidade, o conhecimento. São essas duas áreas juntas – a ciência e tecnologia e a educação, que vão fazer com que o Ceará dê o salto de qualidade que precisamos”.

De acordo com o ministro Cid Gomes, uma grande meta de sua gestão à frente do MEC é o ensino básico. “Governador Camilo, quero afirmar aqui que a modalidade ensino básico será o nosso maior desafio e o ensino fundamental, nossa maior preocupação”, comentou. “O nosso compromisso de ampliar a educação se firma com a implantação de um Campus avançado da Universidade Federal em Itapajé, que eu já assegurei  e eu assumo o compromisso de não medir esforços para criar o Campus avançado da UFC em Itapipoca”, concluiu.

“É importante contar com o apoio do ministro Cid Gomes, principalmente no momento em que a presidenta Dilma elege como lema para o seu governo “Brasil, pátria educadora!”. Eu parabenizo a iniciativa do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, de expandir os institutos federais por todo o Brasil. Aqui no Ceará eram quatro no início do Governo. Estamos em 26 com planejamento para 33 e vamos expandir ainda mais”, disse o governador Camilo Santana.

Camilo citou ainda a conclusão da siderúrgica para 2016. “É a única siderúrgica em construção na América e vai dar oportunidade para o setor metalmecânico do Ceará. Temos também o Centro de Capacitação do Trabalhador Cearense, quase concluído. Essas obras vão mudar a realidade da economia no Estado. Vale lembrar que eu e a vice-governadora Izolda não vamos medir esforços para expandir as Escolas de Ensino Profissionalizante de Tempo Integral para todas as cidades do Ceará”, finalizou o governador.

IFCE – O campus do IFCE em Itapipoca possui área construída de 4.442 metros quadrados. A estrutura da nova unidade do IFCE conta com bloco didático com dois pavimentos, abrigando 10 laboratórios e 20 salas de aula. Inclui também bloco administrativo que abrigará todos os serviços a serem oferecidos à comunidade, além de auditório, biblioteca e sala de videoconferência.

A estrutura do campus abrange ainda um segundo bloco didático para cursos da área industrial, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.

Além de Itapipoca, estudantes de outros municípios do Litoral Oeste e da zona norte serão beneficiados diretamente com o novo campus, tais como os de Itapajé, Irauçuba, Tururu, Uruburetama, Miraíma e Amontada. Espera-se também que a área de abrangência se torne ainda maior, atendendo, inclusive, demanda do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Como forma de antecipar as atividades do novo campus, o IFCE já oferta os cursos de Operador de Computador e Cuidador de Idoso para 50 alunas atendidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas, que também fazem parte do programa Mulheres Mil, vêm ocorrendo desde dezembro de 2014, de forma temporária, no Centro Social Urbano da prefeitura do município. Com a inauguração do Campus, as atividades serão transferidas para a nova unidade.

Já a oferta de cursos regulares pelo IFCE em Itapipoca começará ainda no primeiro semestre de 2015, por meio das formações técnicas em Edificações e Mecânica. A definição dos cursos a serem ofertados se deu por meio de encontros e audiência publica com autoridades e a comunidade do município.

Fonte: SECITECE-CE

The post Itapipoca ganha novo campus do IFCE appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/itapipoca-ganha-novo-campus-ifce/feed/ 0
Estudantes e professores da UnB realizam ação de extensão na Paraíbahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/estudantes-e-professores-da-unb-realizam-acao-de-extensao-na-paraiba/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/estudantes-e-professores-da-unb-realizam-acao-de-extensao-na-paraiba/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:40:41 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24554 A equipe da Universidade de Brasília que irá participar da Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon, na cidade de Dona Inês (PB), embarcou nesta quinta-feira (22). O grupo de oito estudantes de graduação e dois professores vai dividir com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) a responsabilidade de desenvolver ações de extensão […]

The post Estudantes e professores da UnB realizam ação de extensão na Paraíba appeared first on CONSECTI.

]]>
A equipe da Universidade de Brasília que irá participar da Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon, na cidade de Dona Inês (PB), embarcou nesta quinta-feira (22). O grupo de oito estudantes de graduação e dois professores vai dividir com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) a responsabilidade de desenvolver ações de extensão no município paraibano. As atividades seguem até o dia 7 de fevereiro.

A UnB ficará responsável pelas oficinas e atividades relacionadas às áreas temáticas Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Comunicação. A UEMG responderá pelas áreas de Cultura, Direito, Educação e Saúde. “Temos 19 atividades ofertadas e a maioria delas concentra-se na formação de multiplicadores”, afirma o coordenador da equipe, professor Álvaro Nogueira de Souza.

“A intenção é que a comunidade usufrua de todo o conhecimento técnico que nós temos e que isso melhore suas práticas”, completa a coordenadora adjunta, professora Maísa Santos Joaquim. As atividades são ofertadas a toda a população do município e realizada pelos professores e estudantes que participam da operação.

Ivone Costa irá desenvolver oficinas de reciclagem de papel e capacitações para inspetores de escola e agentes comunitários. Estudante do 9º semestre do curso de Enfermagem, a jovem precisou se qualificar em outras áreas para participar da ação multidisciplinar. “Tive de buscar teorias sobre meio ambiente, resíduos sólidos e estudar o perfil demográfico da região. Isso me enriquece como acadêmica e futura profissional da área da Saúde”, avalia a estudante.

SAIBA MAIS – O Projeto Rondon é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Defesa e tem como missão possibilitar que estudantes e professores universitários, em ações voluntárias, contribuam com projetos de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios mais carentes do país.

Fonte: UnB

The post Estudantes e professores da UnB realizam ação de extensão na Paraíba appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/estudantes-e-professores-da-unb-realizam-acao-de-extensao-na-paraiba/feed/ 0
III Encontro de Tecnólogos discute ciência e inovação em Petrolina, PEhttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/20012015-13h03-atualizado-em-20012015-16h58-iii-encontro-de-tecnologos-discute-ciencia-e-inovacao-em-petrolina-pe/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/20012015-13h03-atualizado-em-20012015-16h58-iii-encontro-de-tecnologos-discute-ciencia-e-inovacao-em-petrolina-pe/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:36:11 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24550 Será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, o III Encontro de Tecnólogos em Alimentos do Vale do São Francisco no campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O tema do evento será ‘Ciência e Inovação em Tecnologia de Alimentos: Realidade x Desafio’. As inscrições devem ser realizadas até quarta-feira (21) […]

The post III Encontro de Tecnólogos discute ciência e inovação em Petrolina, PE appeared first on CONSECTI.

]]>
Será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, o III Encontro de Tecnólogos em Alimentos do Vale do São Francisco no campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O tema do evento será ‘Ciência e Inovação em Tecnologia de Alimentos: Realidade x Desafio’.

As inscrições devem ser realizadas até quarta-feira (21) no campus Petrolina, que fica na BR-407, nº 14, bairro Jardim São Paulo. A taxa de inscrição custa R$ 15.

O objetivo do encontro é proporcionar a troca de experiências na área para estudantes, professores, empreendedores, profissionais e interessados na área. Além de comemorar os 15 anos do curso de alimentos da instituição.

De acordo com a programação serão realizadas palestras, oficinas, cursos, dinâmicas e mesas-redondas. No dia 29 de janeiro o evento inicia às 14h com palestra de abertura, às 16h45 será promovida uma mesa-redonda e para finalizar uma aula de zumba às 18h.

Já no dia 30 de janeiro, as palestras iniciam às 8h30 e seguem até às 10h onde será feita uma dinâmica com os participantes. A partir das 10h45 as palestras retornam e no período da tarde, às 14h15 começam os minicursos. Entre eles, ‘Tecnologia de conservação de doces finos’, ‘Microbiologia de Alimentos’, ‘Segurança no Laboratório’, entre outros.

Para finalizar o evento será oferecido aos participantes um coquetel em comemoração aos 15 anos do curso em Petrolina, a partir das 18h. Os certificados também serão entregues no final do evento.

A programação completa está disponível no site da instituição.

Fonte: Portal g1

The post III Encontro de Tecnólogos discute ciência e inovação em Petrolina, PE appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/20012015-13h03-atualizado-em-20012015-16h58-iii-encontro-de-tecnologos-discute-ciencia-e-inovacao-em-petrolina-pe/feed/ 0
Indústria criativa: Novas incubadas do Parque Tecnológico falam sobre parcerias estabelecidas na Bahiahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/industria-criativa-novas-incubadas-parque-tecnologico-falam-sobre-parcerias-estabelecidas-na-bahia/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/industria-criativa-novas-incubadas-parque-tecnologico-falam-sobre-parcerias-estabelecidas-na-bahia/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:34:59 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24548 Fruto do primeiro edital para indústrias criativas, da Incubadora Áity, do Parque Tecnológico da Bahia, sete empresas incubadas contam a experiência de estarem instaladas no Tecnocentro. Consolidando seu espaço na economia brasileira, as empresas da indústria criativa desenvolvem produtos ou serviços inovadores nas áreas de conteúdo digital (softwares, aplicativos, games e multimídia), audiovisual (cinema, vídeo […]

The post Indústria criativa: Novas incubadas do Parque Tecnológico falam sobre parcerias estabelecidas na Bahia appeared first on CONSECTI.

]]>
Fruto do primeiro edital para indústrias criativas, da Incubadora Áity, do Parque Tecnológico da Bahia, sete empresas incubadas contam a experiência de estarem instaladas no Tecnocentro. Consolidando seu espaço na economia brasileira, as empresas da indústria criativa desenvolvem produtos ou serviços inovadores nas áreas de conteúdo digital (softwares, aplicativos, games e multimídia), audiovisual (cinema, vídeo e animação) e música – e fazem uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Jai Souza, sócio-proprietário da Moovi Tecnologia – que trabalha com desenvolvimento de games, conta que o fato de estar no Parque possibilita a oportunidade de aproximação com outras empresas. “Fizemos parceria com a empresa ZCR Informática, com a Dossier Digital. O Parque oferece ferramentas para o desenvolvimento do trabalho: estrutura, ambiente, apoio com cursos, consultorias, etc. Nosso objetivo é cultivar este espaço e criar raízes aqui dentro”, disse.

Durante o período de incubação, as empresas selecionadas recebem suporte e orientação através de cursos, consultorias e acesso a uma infraestrutura para desenvolver suas atividades. O gerente de inovação da I9 Mobilidade e Mídias Digitais, José Soares, explicou que o seu projeto de parceria com o Irdeb tem foco numa aplicação para TV digital, em prol da agricultura familiar, com tecnologia ginga. “A importância de estar incubado é você ter o apoio para validar que é um bom produto para o mercado, mas estar assegurado pela incubadora”.

As novas empresas incubadas ocupam salas do 3° andar do Tecnocentro Bautista Vidal, em um ambiente voltado à criação de trabalho com inovação tecnológica. “Respirar os ares da tecnologia, inovação, estar num ambiente mais focado nisso, além da possibilidade de articulação e parceria tem sido uma experiência boa e diferente do que a equipe está acostumada. Ter este contato com outras empresas facilita a troca de informações”, afirmou José Moreira Neto, analista de sistema pleno da Insix Soluções Inteligentes – que trabalha em um aplicativo voltado para educação.

Fonte: SECTI-BA

The post Indústria criativa: Novas incubadas do Parque Tecnológico falam sobre parcerias estabelecidas na Bahia appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/industria-criativa-novas-incubadas-parque-tecnologico-falam-sobre-parcerias-estabelecidas-na-bahia/feed/ 0
Novo sistema oferece diploma americano a brasileiros que estudam no Brasilhttp://www.consecti.org.br/destaques/novo-sistema-oferece-diploma-americano-brasileiros-que-estudam-no-brasil/ http://www.consecti.org.br/destaques/novo-sistema-oferece-diploma-americano-brasileiros-que-estudam-no-brasil/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:32:14 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24545 Um professor da Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma online chamada eFusion, que permite que estudantes brasileiros concluam o ensino médio no Brasil e, automaticamente, obtenham o diploma de high school (equivalente ao ensino médio no Brasil) nos Estados Unidos. O objetivo, segundo o idealizador do projeto, Edgard Cornacchione, é que a plataforma seja uma alternativa aos colégios […]

The post Novo sistema oferece diploma americano a brasileiros que estudam no Brasil appeared first on CONSECTI.

]]>
Um professor da Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma online chamada eFusion, que permite que estudantes brasileiros concluam o ensino médio no Brasil e, automaticamente, obtenham o diploma de high school (equivalente ao ensino médio no Brasil) nos Estados Unidos.

O objetivo, segundo o idealizador do projeto, Edgard Cornacchione, é que a plataforma seja uma alternativa aos colégios bilíngues, que são aptas a fornecer diploma válido para duas nacionalidades. “O aluno precisa estar matriculado em uma escola regular, mas no turno oposto, receberá um complemento com aulas virtuais e material de ensino elaborado por professores americanos”, explica Cornacchione.

Fonte: Veja

The post Novo sistema oferece diploma americano a brasileiros que estudam no Brasil appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/novo-sistema-oferece-diploma-americano-brasileiros-que-estudam-no-brasil/feed/ 0
Empreendedorismo social é destaque na Campus Partyhttp://www.consecti.org.br/destaques/empreendedorismo-social-e-destaque-na-campus-party/ http://www.consecti.org.br/destaques/empreendedorismo-social-e-destaque-na-campus-party/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:30:21 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24543 Entre os dias 03 e 08 de fevereiro, acontece em São Paulo, a 8a edição de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país, a Campus Party Brasil. Assim como nas edições anteriores, na programação há diversas atividades voltadas para educação. Porém, a novidade deste ano é o grande destaque para o empreendedorismo […]

The post Empreendedorismo social é destaque na Campus Party appeared first on CONSECTI.

]]>
Entre os dias 03 e 08 de fevereiro, acontece em São Paulo, a 8a edição de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país, a Campus Party Brasil. Assim como nas edições anteriores, na programação há diversas atividades voltadas para educação. Porém, a novidade deste ano é o grande destaque para o empreendedorismo social.

Palestras que contam jornadas de empreendedores, que dão dicas e estimulam jovens a empreender, que debatem a importância de modelos e negócios sustentáveis e que se propõem a resolver problemas reais estão na programação, que soma mais de 600 horas de atividades entre palestras, oficinas e workshops.

Para ajudar os interessados a aproveitar o evento, o Porvir separou uma lista com as principais atividades relacionadas a educação e empreendedorismo que vão acontecer no próximo mês, no São Paulo Expo. Confira os destaques da programação:

Dia 1 (04/02):
10h15: CESAR – Um instituto de Inovação com nome de gente
#makers
Quais são hoje as principais perguntas em relação a robótica, biologia sintética, internet das coisas e a nova revolução Industrial com os processos de prototipagem rápida com impressoras 3D?
Palestrante: Eduardo Peixoto – Diretor da área de Negócios do CESAR

11h45: Geração de Valor
#empreendedorismo
A importância de pensar fora da caixa para a criação de bons negócios.
Palestrante: Flávio Augusto – FGV

15h45: Validar é preciso! Crie startups que resolvam problemas reais!
#empreendedorismo
Não basta ter uma boa ideia, é preciso validá-la com o mercado. Aprenda dicas sobre como validar sua ideia de negócio.
Palestrante: Juan Bernabó

17h30: Avisem as suas mães, socializar é tão importante quanto estudar
#empreendedorismo
Que tal conhecer seu futuro sócio na plateia? Um facilitador/curador irá incentivar os participantes a se conhecerem, trocarem cartões e quem sabe, começarem uma nova sociedade. A ideia é mostrar na prática como funciona e a importância do networking.
Palestrante: Gui Junqueira

21h15: Software Livre na educação como ferramenta de apoio a inovação
#software livre
Informações ainda não divulgadas.

Dia 2 (05/02):
10h30: Design de Impacto Social: o designer como agente de transformações sociais
#criatividade
O design social é o caminho para a inovação consciente. Com embasamento no design universal e na metodologia do design social, a palestra mostra as diferenças entre um projeto comum e um projeto socialmente engajado, abordando as vantagens, cases e viabilização de projetos.
Palestrante: Érica Campanha

10h30: Estratégias para empreender: Refine sua ideia, e mande ela pra nuvem
#empreendedorismo
Serão exploradas as estratégias possíveis nesse novo mercado, as ferramentas disponíveis e alguns cases de sucesso. A computação em nuvem veio para derrubar barreiras: hoje em dia, para iniciar uma empresa você não precisa mais comprar computadores, programas, contratar suporte. Basta alugar. Se sua empresa der certo, expande. Se não der, perdeu pouco dinheiro e aprendeu muito.
Palestrantes: Christian Zambra, consultor de marketing da Telefônica/Vivo.

10h30: Experiência de implantação de netbooks na Rede Municipal de Cascavel com software livre
#software livre
Apresentação dos processos de implantação do programa Escola.com
Palestrante: ainda não divulgado

11h45: Por que as startups sociais podem mudar o mundo?
#empreendedorismo
Com o aumento do número de jovens com vontade de empreender e montar o seu próprio negócio, o propósito e o legado do empreendimento ganha uma importância cada vez maior.
Palestrante: Guto Ferreira, CEO do Confia

15h30: BigData – O que é? Onde vivem? Do que se alimentam?
#software livre
Palestra pretende mostrar como o BigData muda a forma de se trabalhar com tecnologia, como aplica-lo a sua empresa ou negócio, facilitando o tratamento de dados de variados tipos.
Palestrante: Francisco Alessandro Feitoza da Silva, programador e desenvolvedor no projeto e-Jovem da Secretaria de Educação do Ceará

16h30: A tecnologia como plataforma de educação
#desenvolvimento
Palestrante: Rubem Saldanha é gerente de educação da Intel e trabalha com inclusão digital dentro e fora da escola

17h30: Novos paradigmas da Inclusão Digital
#criatividade
A luta pela inclusão digital data do final da década de 1990. Mais de 15 anos depois, muito já foi feito, mas ainda há muito que se fazer para que toda a população brasileira possa usufruir plenamente dos benefícios da Sociedade da Informação.
Palestrantes: representantes da Secretaria Municipal de Serviços, Coletivo Digital, Serpro e Ministério das Comunicações.

Dia 3 (06/02):
10h30: Computadores, Hardware e o Futuro das tecnologias
#makers
Debate sobre o futuro das tecnologias e a fabricação de hardware no Brasil.
Palestrante: ainda não divulgado

12h30: Por que a ciência tem que ser divertida?
#ciência
Palestra sobre como tornar a ciência atraente para todo tipo de pessoa, usando experimentos científicos feitos em tempo real no palco.
Palestrante: Equipe do SciCast

14h30: Como proporcionar uma cultura de inovação e tecnologia e redescobrir o seu negócio?
#empreendedorismo
Palestra abordará como um ambiente de tecnologia é capaz de revolucionar os negócios.
Palestrante: ainda não divulgado

14h30: Os Robôs Humanóides na educação
#makers
Nessa palestra serão apresentadas algumas pesquisas e utilizações que vendo sendo executadas no Brasil e no exterior com esses robôs.
Palestrante: Regina Mainard e pessoal da Somai

15h30: Programar é brincadeira de criança – Formando os futuros programadores de games
#simulação
A palestra abordará a importância da programação ser ensinada desde cedo para crianças e jovens, não apenas para o desenvolvimento de uma profissão promissora, como também para o aprimoramento de habilidades pessoais.
Palestrante: Marco Girotto, fundador da escola SuperGeeks

15h30: Educasom – O Podcast como Recurso Educacional Aberto
#software livre
Palestra mostrará o que já existe no Brasil e no mundo em relação aos Recursos Educacionais Abertos e contará sobre o projeto Educasom, que prevê o uso do Podcast Educacional criado e consumido com Software Livre.
Palestrante: Kell Bonassoli, uma das responsáveis pelo portal Mundo Podcast e do blog Intravenosa

17h30: Trazendo a física do Ensino Médio para o ambiente hands on usando Arduino/Galileo
#ciência
A palestra mostra como o estudo de física pode se tornar mais atrativo e compreensível para os estudantes através de oficinas “mão na massa” utilizando Galileo como ferramenta para que estes jovens possam aprender a física de uma maneira mais lúdica.
Palestrante: Marisa Almeida Cavalcante, docente da PUC-SP, desenvolve pesquisas na área de ensino de física com ênfase em tecnologia educacional, automação com o Arduino, física Moderna e aprendizagem por projetos.

17h30: Inovação Aberta: Empresas e Universidades
#empreendedorismo
Serão abordadas as possibilidades de inovação e as oportunidades que surgem a partir do momento que uma empresa começa a se relacionar com o ambiente acadêmico de forma colaborativa.
Palestrantes: Patricia Aguglia Cuencas, da Telefônica/Vivo e Rodrigo Filev Maia, professor do Centro Universitário da FEI

18h30: Inovação com causa, um novo jeito de empreender e fazer o bem
#empreendedorismo
Mesa vai apresentar o potencial dos negócios sociais na concepção de novas ideias de negócios e atuação do Sebrae junto a esse segmento.
Mediação: Krishna Aum de Faria. Painelistas: André Spínola e Carla Panisset

Dia 4 (07/02):
11h45: Sempre é hora de empreender
#empreendedorismo
Neste painel vão ser mostrados exemplos extremos de empreendedorismo para saber que não tem idade para empreender. Nunca é cedo e nunca é tarde para começar.
Palestrante: Henrique Dubugras, da startup Atestados Médicos

11h45: Empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade
#ciencia
Quais os desafios, riscos e oportunidades de quem uniu empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade. Conheça como a tecnologia pode ser o motor da sustentabilidade nas empresas e na sociedade e também a visão dos empreendedores sustentáveis de como os dois temas podem (e devem) caminhar lado a lado.
Palestrante: Flavio Almeida, CEO da startup ProDeaf; Renato Kimura, gerente de produto da ProDeaf; Danilo Leão, fundador da Bov Control; e Gustavo Maia, fundador do Colab

12h30: Empreendendo com Software Livre, uma nova oportunidade de negócios
#software libre
Ainda não foram divulgadas informações.

14h30: Lições de empreendedorismo que aprendi NASA
#empreendedorismo
Palestrante: O comediante Murilo Gun foi selecionado para morar por 10 semanas no NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando tecnologias exponenciais na Singularity University. Nesta palestra, ele conta as lições de empreendedorismo que aprendeu nesta experiência.

16h30: Por mais mulheres empreendendo com tecnologia
#empreendedorismo
Atuar no mundo da tecnologia, em suas mais diferentes formas, não é exclusividade dos homens. As mulheres também sabem desenvolver, programar, projetar, criar e inovar. Conheça exemplos de empreendedoras que estão usando a tecnologia para mudar o mundo. Ao final do debate, serão apresentadas as iniciativas vencedoras do Prêmio Mulheres TECH em SAMPA.
Palestrantes: empreendedoras de sucesso no mundo da tecnologia, Rede Mulher Empreendedora, Google for Entrepreneurs e Prefeitura de São Paulo.

Fonte: Porvir.org

The post Empreendedorismo social é destaque na Campus Party appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/empreendedorismo-social-e-destaque-na-campus-party/feed/ 0
Universidades europeias oferecem bolsas exclusivas para brasileiroshttp://www.consecti.org.br/destaques/universidades-europeias-oferecem-bolsas-exclusivas-para-brasileiros/ http://www.consecti.org.br/destaques/universidades-europeias-oferecem-bolsas-exclusivas-para-brasileiros/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:19:43 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24541 O aumento da importância do Brasil nos mercados mundiais e a facilidade de interação dos brasileiros estão entre os fatores que fizeram com que países europeus criassem bolsas exclusivas para atrair os estudantes tupiniquins para universidades do Velho Continente. Alemanha, França e Holanda estão entre os países que oferecem bolsas para graduação, pósgraduação e até mesmo cursos […]

The post Universidades europeias oferecem bolsas exclusivas para brasileiros appeared first on CONSECTI.

]]>
O aumento da importância do Brasil nos mercados mundiais e a facilidade de interação dos brasileiros estão entre os fatores que fizeram com que países europeus criassem bolsas exclusivas para atrair os estudantes tupiniquins para universidades do Velho Continente. Alemanha, França e Holanda estão entre os países que oferecem bolsas para graduação, pósgraduação
e até mesmo cursos rápidos. Nos três casos, há possibilidade de se inscrever e ingressar em uma instituição de ensino ainda neste ano. A Holanda, por exemplo, criou no ano passado um programa exclusivo para brasileiros. Na primeira edição, 24 estudantes foram estudar lá. “Com o crescimento do Brasil, o aumento do nível de escolaridade e o interesse dos estudantes do Ciência sem Fronteiras, a Holanda resolveu criar a possibilidade de estudantes de outras áreas estudarem lá também”, diz a promotora educacional da Nuffic Brazil, Simone Perez. A Nuffic é uma fundação ligada ao Ministério da Educação holandês, com o objetivo de atrair estudantes. Em 2015, serão oferecidas 76 vagas pelo programa. “Entre as vantagens está um dos melhores ensinos superiores do mundo e o fato de as aulas serem em inglês”, destaca.

Um dos alunos que conseguiram a bolsa no primeiro ano do programa foi o advogado Júlio Furtado, de 28 anos. Ele faz mestrado em Direito na Radboud University, na cidade de Nijmegen, desde setembro de 2014. “Considerei opções nos Estados Unidos e outros países da Europa, mas a Holanda tem formas de inovação em seus cursos que me motivaram”, afirma. O estudante diz que não teve problemas de adaptação, já que a maioria das pessoas fala inglês, mesma língua das aulas. Júlio passou por processo seletivo que incluía carta de motivação, de recomendação e proficiência em inglês (Ielts). “O Nuffic dá os caminhos, quem dá a bolsa é a universidade”, explica. No caso do estudante, o mestrado 9.750 euros (R$ 29.384) e a bolsa garantiu 6.750 (R$ 20.343), além de taxas de visto e seguro saúde.

“Eu banquei o resto do curso e o meu custo de vida aqui, mas sem esse dinheiro seria difícil vir para cá”, diz. França. Já o governo francês oferece cerca de 190 programas de bolsas de estudos subsidiados, que dão aos estudantes estrangeiros os
mesmos benefícios que tem um estudante francês (custos com moradia e alimentação, dependendo do caso). A capital, Paris, foi considerada pela consultoria Quacquarelli Symonds (QS) como o melhor destino de estudo do mundo em 2015, por abrigar diversas faculdades consideradas de excelência, com preços acessíveis de matrícula. As candidaturas para estudar em uma dessas instituições pode ser feita por meio da plataforma do Campus France, agência do governo francês responsável pela promoção dos estudos na França. “Lá, os brasileiros representam 1,7% dos estudantes estrangeiros. O interesse pelos brasileiros está em serem sociáveis, comunicativos e bons em construir relacionamentos, características muito valorizadas pelas universidades”, destaca o diretor de Marketing da CampusFrance, Vincent Gleizes. O número de vagas ofertadas no programa varia em cada uma das 250 instituições que participam do programa.

Alemanha. O país da chanceler Angela Merkel também tem interesse nos brasileiros. “A Alemanha quer receber os estudantes do Brasil por causa das qualificações acadêmicas e do entrosamento com colegas alemães e de outros países. Os departamentos internacionais das universidades costumam, até mesmo, contratar uma pessoa para se dedicar exclusivamente aos estudantes brasileiros”, conta a coordenadora de Marketing do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Silvia Bauer. As bolsas oferecidas são para cursos de língua e cultura alemã, destinadas a estudantes universitários e pesquisadores que já têm o conhecimento da língua; para pós-graduação nas áreas voltadas ao desenvolvimento sustentável; além dos cursos nas áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Dança, Cinema, Design e Música.

Fundações. As fundações Estudar e Lemann também estão com inscrições abertas para cursos na Europa. O financiamento subsidia estudantes brasileiros interessados em fazer graduação ou pós-graduação (MBA, mestrado ou doutorado) em outros países. Em ambos os casos, as bolsas são parciais podendo chegar a 95% do valor total dos gastos , mas podem ser aliadas a outros tipos de financiamento.

A especialista em Recrutamento e Seleção da Fundação Estudar, Mariel Vieira, lembra que a entidade busca pessoas que farão parte da comunidade de líderes, que desde 1991 seleciona 30 bolsistas por ano. “Não olhamos só condição socioeconômica, mas o que já realizou. São pessoas de 16 a 34 anos, que desejam estudar fora”, diz. O valor das bolsas é estudado caso a caso, mas pode variar de R$ 100 mensais, no caso de estudantes de graduação no Brasil, a até US$ 15 mil (R$ 39 mil), em pósgraduações
no exterior. O número de concorrentes que buscam universidades fora tem aumentado. “A maioria é para os Estados Unidos, mas tem crescido o número de candidatos que querem também ir para Europa, China e Ásia.”

Já o Lemann Fellowship oferece bolsa por meio de universidades para estudar fora do país. A entidade tem uma parceria com a
Universidade de Oxford, na Inglaterra, que apoia estudantes no programa de mestrado em Políticas Públicas (MPP) da Blavatnik School of Government (BSG). Para participar, o estudante precisa ser aprovado pela universidade e depois pela fundação. O programa também oferece bolsas em universidades norte-americanas.

Fonte: Estadão (adaptado)

The post Universidades europeias oferecem bolsas exclusivas para brasileiros appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/universidades-europeias-oferecem-bolsas-exclusivas-para-brasileiros/feed/ 0
Justiça abre consultas sobre regulamentação do Marco Civil e projeto de Proteção de Dados Pessoaishttp://www.consecti.org.br/destaques/justica-abre-consultas-sobre-regulamentacao-marco-civil-e-projeto-de-protecao-de-dados-pessoais/ http://www.consecti.org.br/destaques/justica-abre-consultas-sobre-regulamentacao-marco-civil-e-projeto-de-protecao-de-dados-pessoais/#comments Wed, 28 Jan 2015 12:07:49 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24539 O debate público para construção da regulamentação do Marco Civil da Internet e do Projeto de Lei sobre proteção de dados pessoais começa nesta quarta-feira, 28, por meio de plataforma online, que será disponibilizada pelo Ministério da Justiça. O prazo de contribuição para os dois textos é de 30 dias. No caso do Marco Civil […]

The post Justiça abre consultas sobre regulamentação do Marco Civil e projeto de Proteção de Dados Pessoais appeared first on CONSECTI.

]]>
O debate público para construção da regulamentação do Marco Civil da Internet e do Projeto de Lei sobre proteção de dados pessoais começa nesta quarta-feira, 28, por meio de plataforma online, que será disponibilizada pelo Ministério da Justiça. O prazo de contribuição para os dois textos é de 30 dias.

No caso do Marco Civil da Internet, não haverá um texto base para manifestação dos internautas. Serão criados quatro eixos sobre exceções da neutralidade da rede, guarda de registros de conexões e de aplicações, privacidade e outros temas da lei que dependem de regulamentação. “As regras que serão adotadas precisam ser claras para garantir a segurança do usuário”, afirmou o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio.

A plataforma é semelhante à utilizada para a construção do projeto que deu origem à lei, porém com mais recursos. Além de contribuir e ter acesso a manifestações de outros internautas, o usuário poderá opinar sobre as sugestões propostas, inclusive por meio de botões que determinam se concorda ou discorda delas.

Sampaio disse que o sistema abrirá espaço para que os internautas possam sugerir listas de debates, mas não serão consideradas manifestações sobre o texto da lei aprovada. Além disso, para participar, o internauta precisará fazer apenas um registro simples, fornecendo nome e e-mail, o que facilitaria as sugestões anônimas.

Após o período de 30 dias, as contribuições serão sistematizadas e organizadas para serem enviadas à Presidência da República, que editará o decreto. O prazo de contribuições poderá ser estendido, mas não há garantias de que o texto sistematizado seja submetido à consulta pública. “Isso dependerá da vontade da Presidência”, adiantou Sampaio.

Dados pessoais

Já o debate sobre o anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais será feito sobre um texto base com 60 artigos. Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira – que ficará responsável pela sistematização do projeto -, o texto é um ponto de partida, que poderá ser aperfeiçoado ao longo da consulta pública. Mas adianta que a proposta está alinhada ao que já existe nos 101 países que possuem leis nessa área.

O projeto visa permitir que o cidadão controle como suas informações pessoais serão usadas por empresas, governo e organizações. “O ponto central da proposta é o consentimento”, disse a secretária. Ela lembrou que a proposta já passou por consulta pública entre 2010 e 2011, porém muitas mudanças foram realizadas.

O texto trata também de questões como vazamento de dados, dados sensíveis, estabelecimentos de princípios, comunicação, interconexão e uso compartilhado de dados pessoais. Além de transferência internacional de dados, responsabilidade dos agentes de tratamento, segurança e sigilo das informações, boas práticas e sanções administrativas.

As consultas públicas serão abertas em uma solenidade, que contará com a presença dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ricardo Berzoini (Comunicações), Juca Ferreira (Cultura) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência da República). O evento está marcado para as 10h.

Fonte: Teletime

The post Justiça abre consultas sobre regulamentação do Marco Civil e projeto de Proteção de Dados Pessoais appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/justica-abre-consultas-sobre-regulamentacao-marco-civil-e-projeto-de-protecao-de-dados-pessoais/feed/ 0
Orquestra de Olinda ministra oficina musical gratuita na Ufes, nesta sextahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/orquestra-de-olinda-ministra-oficina-musical-gratuita-na-ufes-nesta-sexta/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/orquestra-de-olinda-ministra-oficina-musical-gratuita-na-ufes-nesta-sexta/#comments Tue, 27 Jan 2015 12:03:35 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=24537 A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura, promoverá a oficina gratuita  “Prática de Orquestra para a Música Popular Brasileira”, que será ministrada pelo maestro Alex Santana e pelo percursionista e multi-instrumentista Gilson Amaral, ambos da Orquestra Contemporânea de Olinda. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 23, das 15 às 18 horas, […]

The post Orquestra de Olinda ministra oficina musical gratuita na Ufes, nesta sexta appeared first on CONSECTI.

]]>
A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura, promoverá a oficina gratuita  “Prática de Orquestra para a Música Popular Brasileira”, que será ministrada pelo maestro Alex Santana e pelo percursionista e multi-instrumentista Gilson Amaral, ambos da Orquestra Contemporânea de Olinda.

O evento acontecerá nesta sexta-feira, 23, das 15 às 18 horas, na lagoa da Ufes. Para participar os interessados deverão levar seu próprio instrumento e é preciso ter razoável conhecimento técnico, ou seja, ter domínio sobre a leitura rítmica e afinação. Serão ofertadas 40 vagas e as inscrições serão feitas no dia e local da oficina.

A oficina contará com práticas de metais e percussão e abordará a prática e a formação da linguagem da música popular brasileira; a expansão das mudanças culturais e suas análises; e a evolução técnica do profissional de música.

Segundo o secretário interino de Cultura da Ufes, Aníbal de Souza, é a primeira vez que a orquestra vem ao Estado. “É uma excelente oportunidade para todos aqueles que se interessam por música brasileira e é sempre muito bom poder trocar experiência com quem já tem uma bela trajetória”, afirma Souza.

Atualização

O curso de prática de orquestra tem por finalidade estabelecer uma nova linguagem e a atualização do repertório, bem como conhecer novos compositores e arranjadores e suas obras. Também pretende apresentar uma nova proposta de execução musical e ampliação do conhecimento técnico-pedagógico da música brasileira.

A Orquestra Contemporânea de Olinda se apresentará em Vitória, no sábado, 24, e já conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), Grammy Latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo Jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (NY), em 2010, na primeira turnê pelos Estados Unidos.

Fonte: UFES

The post Orquestra de Olinda ministra oficina musical gratuita na Ufes, nesta sexta appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/orquestra-de-olinda-ministra-oficina-musical-gratuita-na-ufes-nesta-sexta/feed/ 0