CONSECTI http://www.consecti.org.br Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação Mon, 27 Apr 2015 14:11:38 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.2 Filmes do curso de Cinema e Audiovisual da UEG serão exibidos na TV UFGhttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/filmes-do-curso-de-cinema-e-audiovisual-da-ueg-serao-exibidos-na-tv-ufg/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/filmes-do-curso-de-cinema-e-audiovisual-da-ueg-serao-exibidos-na-tv-ufg/#comments Mon, 27 Apr 2015 14:11:38 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25514 A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG) se unem, mais uma vez, em uma parceria que tem como objetivo de viabilizar a difusão de produções audiovisuais. Na próxima semana, a TV UFG irá exibir o programa PANTV, uma parceria entre a TV da instituição federal e a Panorâmica Filmes, uma empresa júnior de […]

The post Filmes do curso de Cinema e Audiovisual da UEG serão exibidos na TV UFG appeared first on CONSECTI.

]]>
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG) se unem, mais uma vez, em uma parceria que tem como objetivo de viabilizar a difusão de produções audiovisuais. Na próxima semana, a TV UFG irá exibir o programa PANTV, uma parceria entre a TV da instituição federal e a Panorâmica Filmes, uma empresa júnior de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, do câmpus Laranjeiras da UEG. No programa serão exibidos filmes produzidos pelos estudantes do curso, além de produções que estão associadas à empresa júnior.

O PANTV vai ao ar na próxima segunda-feira, 27 de abril, às 20 horas. As reprises serão nos dias 29 de abril, às 19 horas; e 01 de maio, às 20 horas. Os filmes exibidos serão: “Histórias que moram no mercado”, dirigido por Alyne Fratari; “A vida de cada um”, dirigido por Vasconcelos Neto; “O que aprendi com meu pai”, do já premiado estudante Getúlio Ribeiro; e “Não perturbe”, com direção de Matheus Medeiros.

A TV UFG é uma emissora educativa e cultural cujo sinal aberto abrange a Região Metropolitana de Goiânia. Para conhecer as produções da Panorâmica Filmes basta assistir ao canal 14 nos dias e horários do PANTV.

Em março deste ano as duas instituições também firmaram parcerias em prol da área Audiovisual, quando a UEG ofereceu apoio a um projeto de extensão da UFG, o Festival de Cinema Universitário Latino-Americano Perro Loco, que existe desde 2007 e foi retomado em 2015 (Conheça essa parceria aqui).

Fonte: UEG

The post Filmes do curso de Cinema e Audiovisual da UEG serão exibidos na TV UFG appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/filmes-do-curso-de-cinema-e-audiovisual-da-ueg-serao-exibidos-na-tv-ufg/feed/ 0
Inscrições abertas para projetos de Iniciação Científica Júnior 12 de junho no EShttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/inscricoes-abertas-para-projetos-de-iniciacao-cientifica-junior-12-de-junho-no-es/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/inscricoes-abertas-para-projetos-de-iniciacao-cientifica-junior-12-de-junho-no-es/#comments Mon, 27 Apr 2015 14:10:21 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25512 O Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr) – Edital Fapes nº 014/2014 – tem por finalidade apoiar projetos desenvolvidos em escolas públicas estaduais do ensino fundamental e médio situadas em áreas de vulnerabilidade social. Serão selecionados projetos em todas as áreas do conhecimento que busquem despertar vocações científicas e tecnológicas, e […]

The post Inscrições abertas para projetos de Iniciação Científica Júnior 12 de junho no ES appeared first on CONSECTI.

]]>
O Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr) – Edital Fapes nº 014/2014 – tem por finalidade apoiar projetos desenvolvidos em escolas públicas estaduais do ensino fundamental e médio situadas em áreas de vulnerabilidade social. Serão selecionados projetos em todas as áreas do conhecimento que busquem despertar vocações científicas e tecnológicas, e incentivar talentos potenciais.

O PICJr pretende transformar a visão e a expectativa de futuro do jovem estudante capixaba, reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos participantes do Programa, promovendo a popularização da ciência e, consequentemente, aumentando o número de estudantes provenientes do ensino público no ensino superior.

O Programa do Governo do Estado será desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), sob coordenação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do Município da Serra (Facitec).

Podem participar alunos e professores da rede pública estadual de ensino fundamental e médio, sob coordenação e monitoria de professores, pesquisadores e acadêmicos de Instituições de Ensino Superior – Faculdades e Universidades – sediadas no Espírito Santo. Todos os participantes selecionados receberão bolsas que variam de R$ 100,00 a R$ 500,00 mensais, por até 24 meses de execução dos projetos.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.fapes.es.gov.br, após o proponente se cadastrar no Sistema de Informação e Gestão de Projetos de Pesquisa –SigFapES, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), disponível em: www.sigfapes.es.gov.br. A data prevista para divulgação dos resultados é 14 de agosto, para a Chamada 1.

Serviço:
Inscrições para o Programa de Iniciação Científica Júnior:  até 12 de junho de 2015.
Local: www.fapes.es.gov.br

Fonte: SECTTI-ES

The post Inscrições abertas para projetos de Iniciação Científica Júnior 12 de junho no ES appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/inscricoes-abertas-para-projetos-de-iniciacao-cientifica-junior-12-de-junho-no-es/feed/ 0
Brasília dá mais um passo para sediar o 8º Fórum Mundial da Águahttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/brasilia-da-mais-um-passo-para-sediar-o-8o-forum-mundial-da-agua/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/brasilia-da-mais-um-passo-para-sediar-o-8o-forum-mundial-da-agua/#comments Mon, 27 Apr 2015 14:07:41 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25510 O governo deu mais um passo para Brasília se tornar a capital mundial dos recursos hídricos, em 2018. No último dia 7, o governador Rodrigo Rollemberg e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram o memorando de entendimento para a realização do 8º Fórum Mundial da Água. O documento define os objetivos e princípios […]

The post Brasília dá mais um passo para sediar o 8º Fórum Mundial da Água appeared first on CONSECTI.

]]>
O governo deu mais um passo para Brasília se tornar a capital mundial dos recursos hídricos, em 2018. No último dia 7, o governador Rodrigo Rollemberg e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinaram o memorando de entendimento para a realização do 8º Fórum Mundial da Água. O documento define os objetivos e princípios para o planejamento do evento na cidade, assim como orienta a cooperação entre o Distrito Federal, o governo federal e o Conselho Mundial da Água, responsável pelo fórum desde a sua primeira edição, em 1997.

O fórum trará à cidade autoridades e especialistas em recursos hídricos de diversos países, que, por meio de suas experiências, deverão estabelecer trocas, parcerias e ações concretas para a melhoria da gestão da água e do saneamento. Outro objetivo é envolver e conscientizar legisladores, tomadores de decisão e a sociedade em geral em torno de soluções para os problemas de consumo e gestão da água no mundo.

O evento, que ocorre de três em três anos, terá na edição brasileira a primeira no Hemisfério Sul. A sétima edição será neste ano, na Coreia do Sul, depois de já ter passado pelo Marrocos, pela Holanda, pelo Japão, pelo México, pela Turquia e pela França.

“Precisamos mudar o nosso paradigma em relação à água, cuidar das nossas fontes de abastecimento, evitar o desperdício e o desmatamento nas áreas de preservação permanente — o que faz parte de uma conscientização coletiva. Queremos aproveitar a realização do fórum para ampliar a mobilização em torno do uso racional da água”, ressaltou o governador Rodrigo Rollemberg.

Brasiliense, a ministra do Meio Ambiente comemorou a escolha da capital como sede do 8º Fórum Mundial da Água. “Essa é também uma maneira de discutir meio ambiente e cidades sustentáveis numa outra perspectiva, proativa, e não só reativa, em face da crise que atravessa o sudeste brasileiro”, disse. Para Izabella Teixeira, é importante que os próximos anos sirvam não só para preparar o evento, mas também para discutir o tema com agentes econômicos e sociais.

Autoridades
Participaram da cerimônia de assinatura do memorando o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles, e o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico de Brasília, Vinícus Benevides. Ambos estarão na 7ª edição do fórum, na Coreia do Sul, ainda este mês. Também estiveram na cerimônia o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, secretários e técnicos dos governos distrital e federal.

Fonte: SECT-DF

The post Brasília dá mais um passo para sediar o 8º Fórum Mundial da Água appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/brasilia-da-mais-um-passo-para-sediar-o-8o-forum-mundial-da-agua/feed/ 0
Aldo Rebelo virá a Fortaleza para o lançamento do PCTI/NEhttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/aldo-rebelo-vira-a-fortaleza-para-o-lancamento-do-pctine/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/aldo-rebelo-vira-a-fortaleza-para-o-lancamento-do-pctine/#comments Mon, 27 Apr 2015 14:05:33 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25508 O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, virá ao Ceará no final de junho, para o lançamento do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro (PCTI/NE). A informação é do secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, que esteve com o ministro […]

The post Aldo Rebelo virá a Fortaleza para o lançamento do PCTI/NE appeared first on CONSECTI.

]]>
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, virá ao Ceará no final de junho, para o lançamento do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro (PCTI/NE). A informação é do secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, que esteve com o ministro nesta sexta-feira (17.04), apresentando os principais pontos da reunião que aconteceu na sede do BNB em Fortaleza (15.04), com todos os secretários de C&T do Nordeste, a presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Garcia, além de representantes do FINEP, BNB e BNDES.

Inácio explicou ao ministro Rabelo que a reunião tratou da implementação do PCTI/NE, através do financiamento de bancos e agências de fomento. De 2002 a 2015, apenas 8% da oferta de crédito da Finep, por exemplo, foram utilizados pelo Nordeste. E mostrou a necessidade de haver a desconcentração da oferta de crédito para a região,

O lançamento do PCTI/NE está previsto para o final de junho, com a presença do ministro Aldo Rebelo. Uma videoconferência será realizada no dia 4 de maio com objetivo de traçar a execução do plano. “A ideia é operar com condições mais adequadas para o setor”, explicou Inácio.

Sobre o PCTI/NE – Criado para nortear as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação dos estados do Nordeste de forma a colocar a região num patamar mais avançado de desenvolvimento econômico, o PCTI/NE abrange as demandas estaduais com uma visão de aplicação de curto, médio e longo prazo. Foi elaborado sob a coordenação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a participação direta de todos os estados nordestinos, através de oficinas locais.

Fonte: Secitece

The post Aldo Rebelo virá a Fortaleza para o lançamento do PCTI/NE appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/aldo-rebelo-vira-a-fortaleza-para-o-lancamento-do-pctine/feed/ 0
Decisão inédita coloca jovem que estudou em casa na faculdadehttp://www.consecti.org.br/destaques/decisao-inedita-coloca-jovem-que-estudou-em-casa-na-faculdade/ http://www.consecti.org.br/destaques/decisao-inedita-coloca-jovem-que-estudou-em-casa-na-faculdade/#comments Mon, 27 Apr 2015 13:59:15 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25506 O Tribunal Regional da 1ª Região, localizado em Brasília, concedeu a Lorena Dias, de 17 anos, uma liminar para que ela obtenha o certificado de ensino médio mesmo tendo estudado em casa durante 2011 e 2014. Lorena abandonou a escola por sofrer bullying e seus pais se mostravam preocupados com greves e drogas no colégio onde […]

The post Decisão inédita coloca jovem que estudou em casa na faculdade appeared first on CONSECTI.

]]>
O Tribunal Regional da 1ª Região, localizado em Brasília, concedeu a Lorena Dias, de 17 anos, uma liminar para que ela obtenha o certificado de ensino médio mesmo tendo estudado em casa durante 2011 e 2014.

Lorena abandonou a escola por sofrer bullying e seus pais se mostravam preocupados com greves e drogas no colégio onde estudava, em Contagem (MG). No final do ano passado, a jovem foi aprovada em jornalismo em Brasília, cidade onde mora. Para ingressar no curso, prestou o Enem. Segundo a Aned (Associação Nacional de Educação Domiciliar), trata-se de uma decisão inédita no país.

Fonte: Porvir

The post Decisão inédita coloca jovem que estudou em casa na faculdade appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/decisao-inedita-coloca-jovem-que-estudou-em-casa-na-faculdade/feed/ 0
Vacina contra malária oferece proteção parcial, diz estudohttp://www.consecti.org.br/destaques/vacina-contra-malaria-oferece-protecao-parcial-diz-estudo/ http://www.consecti.org.br/destaques/vacina-contra-malaria-oferece-protecao-parcial-diz-estudo/#comments Mon, 27 Apr 2015 13:53:45 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25504 A vacina experimental mais avançada do mundo contra a malária oferece proteção limitada para crianças e bebês, mas ainda assim protegeria milhões de crianças expostas ao parasita – de acordo com um estudo publicado nesta sexta-feira. Uma dose de reforço aumenta a ação da vacina, chamada “RTS,S” pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), segundo o […]

The post Vacina contra malária oferece proteção parcial, diz estudo appeared first on CONSECTI.

]]>
A vacina experimental mais avançada do mundo contra a malária oferece proteção limitada para crianças e bebês, mas ainda assim protegeria milhões de crianças expostas ao parasita – de acordo com um estudo publicado nesta sexta-feira.

Uma dose de reforço aumenta a ação da vacina, chamada “RTS,S” pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), segundo o resultado de uma pesquisa de vários anos.

O estudo foi publicado na revista médica The Lancet, na véspera do Dia Mundial de Combate à Malária, celebrado nesta sexta-feira.

Os resultados sugerem que a “RTS,S” poderia evitar muitos casos de malária e, assim, contribuir para o controle da doença, junto a outras medidas de profilaxia (mosquiteiros impregnados com inseticida, tratamentos, etc.).

Como sua eficácia é moderada e diminui ao longo do tempo, é muito importante tomar uma segunda dose de reforço.

“Infelizmente, o efeito não é tão importante quanto o que vemos em outras vacinas” contra outras doenças, explicou à AFP Brian Greenwood, pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

Esta vacina é o mais promissor preparado contra a malária, que mata, em média, 1.200 crianças por dia na África subsaariana, e é a primeira a alcançar a fase 3 de testes clínicos, um passo fundamental antes da comercialização.

Os testes com 15.500 bebês e crianças de sete países africanos (Burkina Faso, Gabão, Gana, Quênia, Malauí, Moçambique e Tanzânia) foram estruturados em dois grupos: um de bebês 6-12 semanas e outro com lactentes de entre 5 e 17 meses.

Alguns receberam a dose de reforço, cuja eficácia tem levado a uma redução de até 36% dos casos.

Melhor que nada

Esses resultados finais são decepcionantes ou animadores? “Um pouco de cada um”, respondeu o professor de medicina tropical Nick White, das universidades Mahidol, de Bangcoc, e de Oxford. “No fim das contas temos uma vacina contra a malária que funciona, mas não tão bem quanto esperávamos”, explicou.

Cerca de vinte crianças desenvolveram meningite após tomarem a vacina. Segundo os autores, pode se tratar de uma coincidência, mas é uma questão que ainda deve ser mais analisada.

A malária, causada pelo parasita Plasmodium, transmitido por mosquitos, matou 548 mil pessoas em todo o mundo em 2013, a maioria na África, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças menores de cinco anos representam pelo menos 75% dessas mortes.

O professor Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner, na Universidade de Oxford, parabenizou o trabalho, mas questiona os “benefícios potenciais para a saúde pública” desta vacina que, na sua opinião, “não são claros”.

Em muitas regiões do mundo, os parasitas se tornaram resistentes a vários medicamentos e inseticidas contra a malária, o que reforça o interesse no desenvolvimento de vacinas.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) examina o caso da vacina da GSK, mas são necessárias recomendações da OMS antes de qualquer possível disseminação da vacina na África.

Fonte: Exame

The post Vacina contra malária oferece proteção parcial, diz estudo appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/vacina-contra-malaria-oferece-protecao-parcial-diz-estudo/feed/ 0
Samsung investe US$ 5 milhões na inserção de modelo coreano de economia criativa em startupshttp://www.consecti.org.br/destaques/samsung-investe-us-5-milhoes-na-insercao-de-modelo-coreano-de-economia-criativa-em-startups/ http://www.consecti.org.br/destaques/samsung-investe-us-5-milhoes-na-insercao-de-modelo-coreano-de-economia-criativa-em-startups/#comments Mon, 27 Apr 2015 13:33:30 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25501 A Samsung firmou nesta sexta-feira, 24, um acordo de cinco anos envolvendo uma cooperação de US$ 5 milhões no projeto para a implementação do modelo coreano de cultura de economia criativa, criado na Coreia do Sul pelo Centro de Economia Criativa e Inovação em Daegu (CCEI, na sigla em inglês), em parques tecnológicos e incubadoras […]

The post Samsung investe US$ 5 milhões na inserção de modelo coreano de economia criativa em startups appeared first on CONSECTI.

]]>
A Samsung firmou nesta sexta-feira, 24, um acordo de cinco anos envolvendo uma cooperação de US$ 5 milhões no projeto para a implementação do modelo coreano de cultura de economia criativa, criado na Coreia do Sul pelo Centro de Economia Criativa e Inovação em Daegu (CCEI, na sigla em inglês), em parques tecnológicos e incubadoras de empresas brasileiras. A Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) também faz parte do projeto.

O modelo sul-coreano visa o desenvolvimento da tecnologia e a educação, fomentando novos negócios, produtos e tecnologias, e consiste em um conjunto de recursos, incluindo documentos, metodologias, tecnologias e práticas. A Anprotec, com apoio da Samsung, promoverá treinamentos, articulará políticas públicas e vai gerar conhecimento em inovação e empreendedorismo para os cerca de 300 membros associados.

Já a fabricante sul-coreana agirá como facilitadora das comunicações entre a Anprotec e o CCEI Daegu, identificando e recomendando projetos para participarem do programa e para serem incorporados às atividades da Samsung no Brasil. “A adoção do modelo coreano de cultura de economia criativa pelo Brasil é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento das startups brasileiras e da educação por meio da tecnologia”, avaliou Pedro Kim, presidente da Samsung para a América Latina.

A cooperação entre as três partes é um desdobramento do acordo firmado entre os governos brasileiro e sul-coreano na área de economia criativa e sociedade baseada no conhecimento. “Queremos que o Brasil amplie os horizontes de cooperação com a Coreia do Sul, proporcionando oportunidades de negócios e desenvolvimento para os seus povos”, disse o ministro Aldo Rebelo, durante a cerimônia realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Por meio desta parceria, empresas instaladas em nossos ambientes de inovação serão habilitadas a participar de chamadas seletivas, de forma a ter acesso a programas de capacitação, mentoria e investimento de capital semente em setores de interesse”, acrescentou a presidente da Anprotec.

Fonte: Ti Inside com informações do MCTI

The post Samsung investe US$ 5 milhões na inserção de modelo coreano de economia criativa em startups appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/samsung-investe-us-5-milhoes-na-insercao-de-modelo-coreano-de-economia-criativa-em-startups/feed/ 0
Bittar quer Telebras à frente da internet das Coisas no governohttp://www.consecti.org.br/destaques/bittar-quer-telebras-a-frente-da-internet-das-coisas-no-governo/ http://www.consecti.org.br/destaques/bittar-quer-telebras-a-frente-da-internet-das-coisas-no-governo/#comments Mon, 27 Apr 2015 13:25:04 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25499 O ex-deputado Jorge Bittar vai assumir a presidência da Telebras na próxima quarta-feira, 29, com o firme propósito de elevar a estatal ao patamar de uma empresa estratégica do governo, não só para a massificação da banda larga, mas também no desenvolvimento de plataformas que facilitem o acesso das pessoas aos serviços públicos. “Para isso, […]

The post Bittar quer Telebras à frente da internet das Coisas no governo appeared first on CONSECTI.

]]>
O ex-deputado Jorge Bittar vai assumir a presidência da Telebras na próxima quarta-feira, 29, com o firme propósito de elevar a estatal ao patamar de uma empresa estratégica do governo, não só para a massificação da banda larga, mas também no desenvolvimento de plataformas que facilitem o acesso das pessoas aos serviços públicos. “Para isso, vamos colaborar com os ministérios e outros órgãos públicos na busca de soluções simples e baratas para incentivar a Internet das Coisas dentro do governo”, disse.

Segundo Bittar, o corpo técnico de qualidade atual contribuirá decisivamente para essa nova etapa da empresa, sem descuidar dos projetos importantes já em curso, como o do satélite geoestacionário, o cabo submarino para a Europa, a rede segura do governo e o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que exigirá um esforço maior da estatal, a partir de maio, quando será lançado o Banda Larga para Todos. “Vamos atuar em todas essas frentes, sem interesse em substituir a iniciativa privada, que também tem um papel importante na massificação dos acessos à internet”, afirmou.

Bittar prevê um papel significativo no novo lema do governo de Pátria Educadora, por meio do desenvolvimento de ferramentas para educação a distância, reforço escolar e de capacitação de professores e alunos. “Existem iniciativas já em testes, como games que ensinam matemática, e que poderemos cooperar para que estejam disponíveis o mais rápido possível”, disse o novo presidente da Telebras.

O ex-deputado citou o papel importante que a empresa teve no barateamento do preço do link da internet para os pequenos provedores e aposta em novas vitórias para a estatal. Ele disse que, para os projetos atuais, a Telebras tem recursos garantidos.

A ratificação do nome de Jorge Bittar na presidência da Telebras acontecerá na próxima quarta-feira, em reunião do conselho de administração da estatal. Nesta sexta-feira, o nome dele teve boa aceitação na assembleia dos acionistas.

Fonte: Teletime

 

The post Bittar quer Telebras à frente da internet das Coisas no governo appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/destaques/bittar-quer-telebras-a-frente-da-internet-das-coisas-no-governo/feed/ 0
Tecnocentro da Bahia sedia palestra sobre recursos para inovação e capital de riscohttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/tecnocentro-da-bahia-sedia-palestra-sobre-recursos-para-inovacao-e-capital-de-risco/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/tecnocentro-da-bahia-sedia-palestra-sobre-recursos-para-inovacao-e-capital-de-risco/#comments Fri, 24 Apr 2015 20:26:39 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25497 Como obter recursos financeiros para o desenvolvimento da inovação? Como chegar até as fontes de recursos? Para responder essas e outras questões sobre capital financeiro para empresas incubadas e novos empreendedores, o Parque Tecnológico da Bahia será palco, na próxima terça-feira (28), no auditório do Tecnocentro, do evento ‘Recursos para inovação e capital de risco’, […]

The post Tecnocentro da Bahia sedia palestra sobre recursos para inovação e capital de risco appeared first on CONSECTI.

]]>
Como obter recursos financeiros para o desenvolvimento da inovação? Como chegar até as fontes de recursos? Para responder essas e outras questões sobre capital financeiro para empresas incubadas e novos empreendedores, o Parque Tecnológico da Bahia será palco, na próxima terça-feira (28), no auditório do Tecnocentro, do evento ‘Recursos para inovação e capital de risco’, com palestra e rodada de negócios do diretor para Prospecção de Empresas da Inseed Investimentos, Alexandre Alves.

A palestra visa apresentar fontes de recurso para inovação. Por meio dos Fundos de Investimentos, empresas recebem o recurso necessário para aperfeiçoar a oferta de produtos e serviços inovadores. Os interessados em participar da palestra devem encaminhar solicitação até o próximo dia 27/04 (manhã) para o e-mail: diana.santos@secti.ba.gov.br . As vagas são limitadas.

Fonte: SECTI-BA

The post Tecnocentro da Bahia sedia palestra sobre recursos para inovação e capital de risco appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/tecnocentro-da-bahia-sedia-palestra-sobre-recursos-para-inovacao-e-capital-de-risco/feed/ 0
FAPEAM e Capes destinam R$ 4,007 milhões para fortalecimento da Pós-graduação no Amazonashttp://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fapeam-e-capes-destinam-r-4007-milhoes-para-fortalecimento-da-pos-graduacao-no-amazonas/ http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fapeam-e-capes-destinam-r-4007-milhoes-para-fortalecimento-da-pos-graduacao-no-amazonas/#comments Fri, 24 Apr 2015 20:24:37 +0000 http://www.consecti.org.br/?p=25495 O Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinará mais de R$ 4,000 milhões para apoiar o fortalecimento da Pós-graduação no Amazonas. Deste valor, R$ 1,304 milhão será destinado pelo governo do Estado, […]

The post FAPEAM e Capes destinam R$ 4,007 milhões para fortalecimento da Pós-graduação no Amazonas appeared first on CONSECTI.

]]>
O Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinará mais de R$ 4,000 milhões para apoiar o fortalecimento da Pós-graduação no Amazonas.

Deste valor, R$ 1,304 milhão será destinado pelo governo do Estado, com recursos próprios da FAPEAM, e R$ 2,702 milhões serão custeados pela Capes.

Os recursos estão sendo disponibilizados no âmbito do Programa de Cooperação para a Consolidação da Pós-Graduação e Formação de Recursos Humanos no Amazonas (CAPES/FAPEAM) e são destinados aos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu vinculados a instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa e desenvolvimento científico e/ou tecnológico, publicas ou privada (sem fins lucrativos) sediadas no Estado.

Os valores devem ser utilizados para o fortalecimento e consolidação dos cursos de pós-graduação, a fim de promover melhorias na infraestrutura administrativo-acadêmica e estimular a continuidade da progressão qualitativa e quantitativa da produção acadêmica.

De acordo com a Decisão 080/15 do Conselho Diretor da FAPEAM, assinada no dia 13 deste mês, serão apoiados sete Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), três da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sendo um em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e um com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam), além de três programas oferecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Para a diretora técnico-científica da FAPEAM, Andreia Waichman, a parceria entre a Capes e a Fap é voltada ao atendimento de novos cursos em áreas estratégicas, gerando a melhoria da qualidade de cursos de Pós-graduação que estão com nota 3 e ainda qualificar os cursos com notas 5 ou 6,  mas que estão em busca da nota 7, máxima no âmbito da Capes.

“Desta forma, atraímos investimentos federais para os programas de Pós-graduação, principalmente em bolsas, além de apoiarmos programas  de formação de recursos humanos qualificados”, disse Waichman.

Fonte: Fapeam

The post FAPEAM e Capes destinam R$ 4,007 milhões para fortalecimento da Pós-graduação no Amazonas appeared first on CONSECTI.

]]>
http://www.consecti.org.br/giro-nos-estados/fapeam-e-capes-destinam-r-4007-milhoes-para-fortalecimento-da-pos-graduacao-no-amazonas/feed/ 0