Eventos

Secretários do Centro-Oeste articulam ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável

O Fórum Regional Centro-Oeste do CONSECTI e CONFAP vai reunir, na próxima quinta-feira, 4 de fevereiro, os secretários de ciência e tecnologia e presidentes das fundações de amparo à pesquisa dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Os Fóruns Regionais são uma oportunidade em que os gestores dos sistemas de ciência e tecnologia se reúnem em torno de temas comuns a seus estados, visando o desenvolvimento integrado da região.

Nessa edição do evento, um dos temas em destaque será a Pro-Centro-Oeste, rede de pesquisa criada em dezembro de 2009 com o objetivo de formar recursos humanos e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento sustentável da região.

Dados indicam que mais de 40% do Cerrado e 12% do Pantanal, biomas prevalences no Centro-Oeste, estão em estado de degradação devido à ação do homem. A Rede Pro-Centro-Oeste seria fundamental na elaboração de pesquisas e técnicas inovadoras para frear o desmatamento na região.

Outro assunto a ser abordado pelos secretários de ciência e tecnologia é sobre a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. A SUDECO é uma autarquia criada com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região, e as autoridades vão examinar maneiras com que os sistemas estaduais de ciência e tecnologia podem se articular com a SUDECO para alcançar esses fins.

Na pauta do encontro também estão os preparativos para a Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai acontecer em Cuiabá (MT), nos dias 22 e 23 de março, ocasião em que serão definidas as principais demandas em CT&I para a região, para posterior apresentação na Conferência Nacional, em maio.

Fórum Regional Centro-Oeste do CONSECTI e CONFAP em Brasília (DF)
Local: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Unidade SIA)
Data: 4 de fevereiro de 2010 (quinta-feira)
Hora: 10h30
CLIQUE AQUI PARA VER O MAPA

Próximos Eventos