Eventos

Estados do Sul realizam amanhã Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Pernambuco realiza Estadual

Nos próximos dias 25 e 26, Porto Alegre será a sede da 1ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a  coordenação da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o evento vai reunir pesquisadores, estudiosos, professores e representantes da sociedade em geral dos três Estados que compõem a região sul do País.

Para focar os debates, os participantes serão organizados em grupos de trabalho, em forma de plenárias. Serão seis temas principais:  Desenvolvimento Sustentável (discussão de aspectos econômicos e sócio-ambientais); Investimento e Inovação (o papel da inovação na agenda empresarial); Ciência Básica (produção do conhecimento: um desafio para o Brasil); Educação e CT&I (educação de qualidade desde a primeira infância); Brasil no Mundo (a contribuição brasileira para a ciência e a inovação no mundo) e  Democratização e Cidadania (papel da CT&I na redução das desigualdades e na inclusão social).

Após as discussões, os coordenadores das plenárias apresentarão as conclusões de cada grupo, o que irá resultar em um documento oficial com as propostas da Região Sul para as atividades da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realizará entre 25 e 28 de maio, em Brasília. “Aguardamos uma grande participação da sociedade. Temos a chance de elaborar sugestões inovadoras que podem alavancar o desenvolvimento tecnológico da região e do País”, indica o secretário Artur Lorentz, da Ciência e Tecnologia.

As atividades da 1ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorrem das 8 às 19 horas, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael  (av. Alberto Bins 514).  Para se inscrever e consultar a programação do evento, os interessados devem acessar: conferenciacti.blogspot.com

Fonte: Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Pernambuco debate política estadual de ciência, tecnologia e inovação

Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, será aberta no dia 25 de março, às 9h, a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que se estenderá por dois dias, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A 1ª CECTI, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma), deverá reunir a comunidade científica, empresarial e a sociedade civil do Estado para debater temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.

No encontro, os participantes irão integrar grupos de debates para discutir linhas para a elaboração de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação que poderão ser adotadas pelo Governo do Estado. Eles também apresentarão propostas que farão parte de um documento a ser encaminhado à Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CRCTI), que ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril, em Maceió (AL), e à 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 26 a 28 de maio, em Brasília.

Antes da abertura da CECTI, às 8h, será realizada uma coletiva à imprensa, no Centro de Convenções da UFPE, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; e da secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos.  Na ocasião, serão anunciadas algumas ações a serem implementadas pela Sectma.

A Conferência será aberta, às 9h, por Eduardo Campos, Sérgio Rezende, Luciana Santos e pelo prefeito do Recife, João da Costa. Em seguida, às 10h, os presentes assistirão à palestra do cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira.

À tarde, os participantes do evento se dirigirão para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde assistirão à palestra do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Elias. Em seguida, serão realizadas três plenárias simultâneas, com os temas Ciência e Educação Superior, Inovação na Sociedade e na Empresa e Clima e Meio Ambiente.

No dia 26, a professora titular de genética humana do departamento de biologia da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz, fará a palestra de abertura, às 8h30, no auditório do CCSA. Os debates pela manhã acontecerão em torno dos temas Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas, Tecnologias da Informação e Comunicação em Pernambuco e Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

A tarde do segundo dia será aberta com a palestra do professor da UFPE e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Abraham Sicsú. Em seguida, ocorrerão os debates sobre as temáticas Desafio Regional e Territorial, e Educação, Ciência e Tecnologia. A Plenária de encerramento ocorre às 17h30, no auditório do CCSA, onde haverá a consolidação de todas as propostas apresentadas durante o evento. Depois, os participantes irão se confraternizar em um coquetel de encerramento.

Os interessados em participar da 1ª CECTI podem fazer a inscrição no hotsite da Conferência, no endereço eletrônico http://www.sectma.pe.gov.br/cecti/, onde devem fazer o download da ficha, preenche-la e enviá-la para o e-mail: cecti@sectma.pe.gov.br. A organização do evento irá confirmá-las, realizar novas inscrições e entregar o material da CECTI, entre às 8h e 9h.

SEMINÁRIOS – A CECTI acontece depois da realização de quatro seminários temáticos promovidos junto a setores civis e públicos do Recife e interior do Estado (Agreste e Sertão). Nesses seminários, mais de 500 participantes propuseram linhas de ação que foram compiladas e passaram a compor um documento a ser levado à primeira Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco