Eventos

ª Edição do Congresso Nacional da Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica

A Capital Federal receberá, de 21 a 23 de novembro de 2018, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec, na UnB, a 1ª Edição do Congresso Nacional da Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.

O encontro pretende reunir um público de cerca de 300 participantes de mais de 100 fundações de todo o Brasil, bem como órgãos governamentais e de controle, possibilitando a discussão e a troca de informações.

Sobre o CONFIES

O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica foi instituído com a finalidade de:

  • Zelar pelo interesse de suas associadas, representando-as junto aos Poderes Públicos da administração direta ou indireta e também perante Instituições privadas nacionais e internacionais;
  • Representar suas associadas, com vistas à defesa dos direitos e prerrogativas comuns, de natureza institucional;
  • Promover o contínuo aperfeiçoamento operacional de suas associadas;
  • Cooperar com órgãos e entidades educacionais visando à realização de objetivos;
  • Realizar encontros de suas associadas com intuito de aperfeiçoar o sistema de prestação de serviços das fundações e identificar diretrizes para sua ação integrada;
  • Colaborar com suas associadas em matéria técnica e jurídica;
  • Exercer quaisquer outras atividades correlatas aos seus objetivos básicos.

 

 

 

 

Uma das partes mais interessantes do evento são as palestras convidadas. Nós organizamos 4 palestras envolvendo alguns temas recentes em multimídia, web e afins:

 

O Prof.  George Ghinea, da Universidade de Brunel, Reino Unido, falará sobre “Mulsemedia”. A palestra do Prof. Ghinea vai se concentrar na questão da experiência perceptiva em multimídia e como a pesquisa na área abriu novas e desafiadoras oportunidades para aplicações “mulsemedia”.

 

Adriana Garcia, Jornalista e Consultora no Estado de São Paulo, representante do projeto First Draft no Brasil, falará sobre “Desinformação no ecossistema informacional”. Ela descreverá o cenário de desinformação, a diferença entre checagem e desinformação, as novas ameaças e o que pode ser feito para combater essa realidade.

 

Em sua palestra “Plataformas, Mercados de Rede, a Grande Transformação Digital e seus Impactos nos Mercados de Mídia”, Silvio Meira, cientista, professor e empresário, do Centro de Tecnologia da Informação da UFPE, PE- Brasil, descreverá como, após 50 anos de Investindo em TICs, chegamos a soluções e serviços de infraestrutura cuja produtividade e estabilidade permitem que os negócios e o governo façam grandes saltos digitais.

 

Vagner Diniz, do W3C Brasil, em sua palestra “O futuro da Web de acordo com o W3C”, discutirá como a web está sendo redimensionada para enfrentar novos desafios e oportunidades.

 

Leonardo Melo Lins, do Centro Regional de Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), apresentará alguns resultados do livro Banda Larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e qualidade das conexões à Internet.

LOCAL DO EVENTO

 

WebMedia 2018 será sediado no tradicional prédio da reitoria do IFBA, que foi a sede de um dos mais antigos colégios da Bahia (colégio Marista). A cidade de Salvador, conhecida como a primeira capital do Brasil, é sempre lembrada com carinho por todos que a conhecem por suas belas praias, suas riquezas históricas e por seu povo acolhedor.

 

Confira as opções de hospedagem

https://www.wishhotels.co/hotel-em-salvador/wish-hotel-da-bahia/

http://bahiadosol.com.br/

http://www.solexpress.com.br/fotos/sol-victoria-marina/index.html

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições podem ser feitas no link

https://webmedia.org.br/inscricoes/

 

E MUITO MAIS…

 

O evento conta também com sessões técnicas, minicursos e workshops satélites.

ORGANIZAÇÃO

 

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos/IFBA

General Chair: Manoel C M Neto (PPGESP/IFBA, Brasil)

General Co-Chair: Renato Novais (PPGESP/IFBA, Brasil)

 

Program Chair: Carlos Ferraz (Cin/UFPE, Brasil)

Program Co-Chair: Windson Viana (UFC, Brasil)

REALIZAÇÃO

SBC – Sociedade Brasileira de Computação

 

PATROCÍNIO

 

CGI.br NIC.br CAPES CNPq

 

 

Próximos Eventos