Editais

Região Sudeste

Editais do Espírito Santo __________________________________

– Fapes – Edital 05/2012
As inscrições podem ser feitas até 08 de fevereiro de 2013

Chamada pública selecionará propostas para auxílio financeiro à participação em eventos relacionados com ciência, tecnologia e inovação (CT&I). As propostas são válidas para eventos de curta duração que ocorram entre 1º de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013. A chamada pública contemplará congressos, simpósios, workshops, seminários, mostras, feiras, jornadas científicas, ciclos de conferências, fóruns e outros eventos similares.

O edital está disponível neste link.

– Fapes – Edital 06/2012
Inscrições podem ser feitas até 08 de fevereiro de 2013.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) selecionará propostas para a realização de estágio e visita de caráter técnico-científico em laboratório ou centro de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (PD&I), do país ou do exterior, que ocorram entre 1º de julho de 2012 e 31 de julho de 2013.

O edital está disponível neste link.

– Fapes – Edital 03/2012
A submissão das propostas pode ser feita até 08 de fevereiro de 2013.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou um edital para apoiar a organização de eventos técnicocientíficos e de inovação de curta duração no Estado. O investimento é de R$ 800 mil. A chamada é de fluxo contínuo. Pode concorrer profissional de nível superior com comprovada qualificação e experiência na área do evento, vinculado à instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação, pública ou privada, localizada no Espírito Santo.

O edital está disponível neste link.

Editais de Minas Gerais ____________________________________

Editais do Rio de Janeiro __________________________________

Editais de São Paulo ______________________________________

– Fapesp – Bolsas de Mestrado
Inscrições em fluxo contínuo até 27 de dezembro de 2012

Candidatos a uma das bolsas de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estadod e São Paulo (Fapesp) poderão a cada mês enviar suas solicitações de bolsas à agência de fomento. As primeiras propostas podem começar a ser enviadas a partir de fevereiro. Os pedidos deverão ser realizadas pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe). As instruções completas para a apresentação de propostas de Bolsas de Mestrado estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/ms.

Para o preenchimento dos formulários eletrônicos recomenda-se consultar o manual SAGe para Submissão de Propostas de Mestrado disponível neste link.

– Fapesp – Programa Fullbright

Submissão de propostas até 30 de novembro

O Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso abriu nova seleção participação de um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e no Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade Columbia, em Nova York. Os candidatos deverão ter concluído doutorado há não menos de seis anos, possuir nacionalidade brasileira e estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes).

Mais informações neste link.

– Fapesp/EUA

A submissão das propostas pode ser feita até 3 de dezembro.

Estão abertas as incrições para o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com Oak Ridge National Laboratory/UT-Battelle, dos Estados Unidos, sobre a dinâmica do ecossistema terrestre nos trópicos. A chamada contemplará estudos sobre, por exemplo, a resposta dos ecossistemas florestais tropicais a mudanças ambientais, mudanças ecossistêmicas como padrão de processos climáticos, design e o meio ambiente, e sustentabilidade em bioenergia.

O edital está disponível neste link.

– Fapesp/ FMCSV

A submissão das propostas pode ser feita até 4 de dezembro.

Num investimento na casa dos R$ 3 milhões, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) lançaram o segundo edital voltado para pesquisas que tenham como escopo o desenvolvimento infantil. Serão apoiados estudos sobre a promoção de melhorias no sistema de atenção à primeira infância; pesquisas que identifiquem e avaliem políticas públicas que promovam o desenvolvimento infantil de zero a seis anos; propostas que discutam e avaliem currículos e estratégias educacionais na formação de profissionais que atuam com crianças de zero a seis anos; entre outras.

O edital pode ser lido na íntegra neste link.

– Fapesp – Bolsas de Mestrado
Inscrições em fluxo contínuo até 27 de dezembro de 2012

Candidatos a uma das bolsas de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estadod e São Paulo (Fapesp) poderão a cada mês enviar suas solicitações de bolsas à agência de fomento. As primeiras propostas podem começar a ser enviadas a partir de fevereiro. Os pedidos deverão ser realizadas pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe). As instruções completas para a apresentação de propostas de Bolsas de Mestrado estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ms.

Para o preenchimento dos formulários eletrônicos recomenda-se consultar o manual SAGe para Submissão de Propostas de Mestrado disponível neste link.

 

– Fapesp/Ianas

O prazo limite para submissão de proposta é 4 de fevereiro de 2013

A Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, sigla em inglês) lançou uma chamada de propostas de pesquisa para selecionar brasileiros para desenvolverem estudos em universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo. Podem participar da chamada pesquisadores indicados pelas academias nacionais de ciências filiadas à Ianas. As pesquisas poderão envolver qualquer área do conhecimento e deverão ser realizadas. A seleção é fruto de uma parceria da Ianas com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O edital completo pode ser acessado neste link.

– DFG/FAPESP

Inscrições até 30 de janeiro de 2013

O estudo dos efeitos ecológicos e socioeconômicos das mudanças no uso e manejo da terra e suas interações com mudanças que ocorrem no contexto global, incluindo as mudanças climáticas. Este é o tema da chamada conjunta de pesquisas da de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG). Serão investidos por cada Instituição até 1 milhão de euros. Interessados têm até o dia 30 de janeiro de 2013 para enviar propostas. A Fapesp receberá propostas de pesquisadores de instituições superiores de ensino e pesquisa paulistas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

Para saber mais sobre a chamada acesse aqui.

Próximos Eventos