+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

TED anuncia apoio a projetos de 2 cientistas brasileiras

Iniciativa de referência na área de inovação, o TED anunciou hoje uma lista de 40 projetos aos quais vai dedicar uma atenção especial em 2014. Entre os nomes selecionados, estão duas cientistas brasileiras: bióloga Marcela Uliano e a conservacionista Patricia Medici.

Marcela e Patricia farão parte do TED Fellowship, programa de apoio a pessoas com projetos inovadores e de impacto em suas respectivas áreas. Além das cientistas, o artista e ativista brasileiro Mundano também foi selecionado.

“O TED Fellowship oferece acesso a uma rede exclusiva de inovadores, oficinas para desenvolvimento de habilidades únicas e orientação de especialistas de renome mundial”, afirma o site sobre o programa.

Projetos

Doutoranda em biofísica pela UFRJ, a bióloga Marcela Uliano foi uma das contempladas. Ela estuda a praga do Mexilhão Dourado, molusco originário da China que chegou à América do Sul em 1991.

Após entrar pela Argentina, o animal se espalhou pela região. Em um ano, sua população é capaz de pular de 5 para 150 mil indivíduos por metro quadrado – o que causa entupimento de tubulações e desequilíbrio ambiental, entre outros problemas.

O projeto de Marcela visa realizar o mapeamento completo do material genético da espécie, que hoje já se encontra no Pantanal. A meta é entender o bicho e evitar que ele se espalhe também pela Amazônia.

A outra cientista brasileira contemplada pelo TED foi Patricia Medici.

Desde 1996, a conservacionista lidera projetos voltados para pesquisa e conservação da Anta Brasileira (Tapirus terrestris), espécie que corre risco de extinção e habita os biomas da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Além de participarem do Fellowship, os contemplados ganham o direito de apresentarem seus projetos numa conferência realizada pelo TED. No caso dos brasileiros, isso vai acontecer na edição a ser realizada em outubro, no Rio de Janeiro.

Fonte: Exame

Próximos Eventos