+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Startup da Telefônica especializada em pontos-de-venda digitais inicia operação no Brasil

O grupo Telefónica anunciou nesta terça-feira, 21, o início das operações da onthespot, seu braço de negócios especializado em ativação digital de pontos-de-venda, com soluções inspiradas no mundo virtual. A startup chega por aqui com uma parceria com a ViaQuatro, que opera a rede da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, para explorar o mercado de publicidade digital out of home, segmento em que já detém 2,8 mil telas.

As soluções da onthespot incluem vitrines interativas, que permitem que o consumidor interaja com conteúdo exposto pelo varejista; contadores de pessoas, que geram relatórios de fluxo de clientes nas lojas e suas diferentes seções; telas com catálogos virtuais para consulta de produtos, que trazem uma nova experiência de compra e geram estatísticas de interesse dos consumidores; serviços de Wi-Fi ativado via rede social para clientes; totens de pesquisa de satisfação, entre outras.

A onthespot, que tem sede na Espanha, atua em 82 países, conta com 15 mil clientes e possui 26,4 mil telas implantadas no mundo, segundo a Telefônica. A empresa teve origem no negócio de pacotes de músicas ambiente para redes de varejo, segmento em que a operadora atua há mais de 40 anos — com a marca Hilo Musical hoje integrada à onthespot — e no qual tem cerca de 43 mil pontos atendidos.

“Percebemos que tínhamos as soluções para trazer inteligência digital para as lojas e construímos um novo negócio”, diz Antonio Saramago, executivo do grupo escalado para fazer o startup da companhia no Brasil. “Estamos entrando em toda a América Latina e o Brasil será o nosso maior mercado”, diz Antonio Saramago, executivo do grupo escalado para fazer o startup da companhia no Brasil.

A empresa estima alcançar faturamento de 7 milhões euros (cerca de R$ 22 milhões) este ano no país e planeja avançar no setor B2B (negócios entre empresas) aproveitando a sinergia dos negócios da Vivo no segmento de shoppings centers, além de redes de varejo e estabelecimentos comerciais de todos os portes.

Atuando como integradora, a onthespot opera de ponta a ponta seus projetos de digital signage. “Definimos as tecnologias a serem aplicadas nas lojas, fazemos a implantação e o gerenciamento das telas, criamos os conteúdos e produzimos os relatórios dos dados capturados nos pontos de venda para apoiar a tomada de decisão dos gestores, numa operação única no gênero no mercado brasileiro”, explica Saramago.

A estratégia da onthespot é atuar juntos às redes de varejo e também em segmentos corporativos. “As redes de bancos, por exemplo, são um nicho de alta demanda para as soluções que oferecemos. O mesmo vale para estandes de empreendimentos imobiliários, concessionários de veículos, entre outros ramos de atividade”, diz Saramago, que afirma já ter uma lista de projetos em análise no mercado brasileiro.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos