+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Startup cria açúcar mais doce e com menos calorias

O inimigo número um dos nutricionistas, o açúcar, poderá voltar para o ranking de substâncias consideradas saudáveis. Uma startup israelense chamada DouxMatok desenvolveu um açúcar que é tão doce quanto o açúcar regular, mas com a metade das calorias.

De acordo com a patente do produto, os cientistas da empresa desenvolveram nanopartículas de sacarose, glicose e frutose — tais polissacarídeos são, geralmente, adicionados no açúcar regular em um formato maior. Apesar de pequenas, essas partículas entregam a quantidade correta de doçura e não são solúveis em água – mesmo quando colocadas em uma bebida.

Diferentemente do açúcar regular, a invenção é como um revestimento. Quando ingerido, o resto da partícula não é digerida pelo organismo. Assim, a pessoa que o come continua sentindo o sabor doce, mas está consumindo menos calorias.

Dependendo do tipo de comida, o produto corta a quantidade de calorias em 25% a 55%. Além disso, devido a esta diminuição, a invenção é mais barata do que o açúcar atual. “Se a partícula é duas vezes mais doce que o açúcar, o usuário vai precisar apenas da metade da quantidade para ter a mesma doçura”, disse Eran Baniel, CEO da startup, em um vídeo de divulgação.

A partícula do açúcar já é um aditivo alimentar utilizado largamente na indústria mundial. Por isso, a invenção não precisará passar por novos testes de segurança. De acordo com Baniel, a empresa já está testando o produto com fabricantes. Ele espera que a invenção seja licenciada em breve.

Fonte: Exame

Próximos Eventos