+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Software como serviço ‘salva’ o ano do segmento de TIC

A retração econômica não está impedindo o setor de TIC de crescer mundialmente. Relatório da Forrester, que pela primeira vez incluiu serviços de telecom – aponta que o segmento deverá chegar a US$ 2,9 trilhões em 2016, o que significará um crescimento entre 4% a 5%.

Esse crescimento, no entanto, adverte a consultoria, está baseado na expectativa de que a economia norte-americana vai continuar crescendo e as economias europeias e japonesas vão apresentar uma retomada nos próximos dois anos. Sobre o Brasil, a consultoria diz que o crescimento permanecerá, mas bem abaixo do esperado.

Saiba quais são as grandes tendências para o biênio 2016/2017 para a consultoria.

1. Crescimento global moderado permanecerá abaixo de 5%

O dólar forte persistirá em 2016, resultando em taxas de crescimento em dólares inferiores. No entanto, a Forrester prevê que o dólar perca o fôlego 2017, por isso a consultoria projeta crescimento de 4,9% em dólares norte-americanos.

2. Mercado de TI norte-americano vai crescer 5%. Brasil cresce pouco

O maior mercado de tecnologia, de longe, continua sendo os Estados Unidos. Por essa razão, o setor no país saltará acima da média global, com taxa esperada de 5,1% em 2016 e 5,9% em 2017. A Forrester acredita em crescimento acelerado do mercado de TI na Índia, México, Suécia, China, Polônia e Israel, com 6% ou mais em 2016, enquanto Canadá, Austrália, Coreia do Sul e a maioria dos outros países europeus vai crescer mais lentamente. Japão, Brasil e África do Sul vão crescer muito pouco, enquanto os gastos tecnologia da Rússia vão encolher.

3. Business Technology (BT) funcionará como motor de crescimento nos mercados em crescimento

Em 2016 e 2017, os gastos com o que a Forrester chama de Technology Business – ou tecnologias que ajudam as empresas a ganhar, servir e reter clientes – serão responsáveis por mais da metade dos novos gastos totais em projetos 2016 e 2017.

Em países com indústria em crescimento, líderes de negócio e tecnologia vão investir pesadamente em novos projetos que apoiam essa agenda. Enquanto isso, os gastos com tecnologia da informação tradicional continuarão a dominar a despesa total de tecnologia, especialmente em mercados emergentes. A consultoria projeta que o investimento em BT chegará a US$ 827 bilhões em todo o mundo até 2017.

4. Adoção de cloud e analytics resultará em rápida expansão de software e serviços

Software como serviço (SaaS) vai empurrar o mercado global de software nos próximos dois anos, com a adoção focada em ferramentas de CRM para gestão de capital humano, ePurchasing, gestão financeira e analytics. De acordo com a consultoria, os gestores de tecnologia e líderes empresariais vão investir pesadamente em análise na forma de aplicativos de BI, soluções cognitivas e aplicações analíticas-incorporadas. Software nessas áreas vão puxar gastos com consultoria e serviços de sistemas para maximizar o valor e a segurança desses sistemas.

Fonte: Convergência Digital

 

Próximos Eventos