+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Serpro e Unicamp montam laboratório para testes na nuvem

O Serpro assinou o primeiro acordo da empresa com a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. O objetivo é a criação de um laboratório de experimentação em nuvem. É um espaço de testes que será utilizado tanto pelos desenvolvedores da empresa quanto pelos pesquisadores da universidade. Segundo o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, a empresa se mantém à frente na inovação em TI graças, em grande parte, às parcerias da empresa com universidades.

O acerto prevê a doação de três conjuntos de equipamentos de alto desempenho para a montagem de laboratório de pesquisa a fim de desenvolver tecnologias de computação em nuvem. Ficou acordado  ainda que o Serpro poderá utilizar 50% da capacidade do laboratório para experimentação de novas tecnologias.

Os equipamentos, já usados, estão estimados em aproximadamente R$ 2 milhões e ficarão sob a guarda do CCUEC, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e do Instituto de Computação (IC). A expectativa é que eles estejam em funcionamento até meados do ano que vem.

A Universidade viabilizará o desenvolvimento de pesquisas e testes através de técnicos, pesquisadores, alunos (de graduação e de pós-graduação), professores e interessados que tenham qualificação, informou o professor José Raimundo de Oliveira, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unicamp. De acordo com ele, esses equipamentos estão em bom estado e possuem alta capacidade de processamento e de armazenamento.

O Serpro manifestou o interesse de acelerar a participação das start-ups no Brasil com o know how também da Unicamp, o que deve conferir ainda maior credibilidade aos projetos. O seu presidente, Marcos Vinicius, salientou que Campinas sempre foi uma referência para o órgão, tanto na área de software livre como de inovação. “Teremos uma inovação aberta com uma Universidade que de fato tem experiência. Agradecemos pela oportunidade de construir essa parceria”, finalizou.

Fonte: Convergência Digital

 

Próximos Eventos