+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Sem energia, São Paulo corre risco de perder datacenters

O diretor comercial da Locaweb, Alex Glikas, afirmou durante o Floripa TICs Fórum, evento organizado pela Digitro e que acontece nesta quarta-feira, 08/05, que até 2018 não há como a Eletropaulo ampliar a capacidade de fornecimento de energia na capital paulista. Empresa já estuda novos lugares para instalar uma nova unidade. Os custos com energia respondem por 33% dos custos de um centro de dados.

“Nosso datacenter está na região da Marginal Pinheiros, onde há outros concorrentes também instalados. E tentamos aumentar a nossa capacidade de energia para expansão e tivemos uma resposta que não há como nos atender”, contou Glikas. “Em função disso, e do incremento dos negócios no Brasil, já estamos avaliando outros lugares fora de São Paulo. Energia é crucial no nosso negócio e as alternativas existentes ainda são bastantes caras”, acrescentou.

A Locaweb decidiu criar um centro de dados em Miami, nos Estados Unidos, para fugir do alto custo de instalação de uma unidade no Brasil. “A diferença de preço entre o Brasil e os Estados Unidos chega a 50%, especialmente na área de infraestrutura de telecom e energia”, contou o executivo.

No Floripa TICs Fórum, a Brasscom mostrou o estudo – divulgado com exclusividade no Fórum TIC Brasil, organizado pelo portal Convergência Digita, em março, em Brasília – onde o Brasil aparece representando 58% do mercado de serviços de datacenters da América Latina.

O diretor de Convergência Digital da entidade, Nelson Worstman, reforçou ainda que o país tem um grande potencial para se tornar o centro regional de computação em nuvem, mas que precisa de ações mais concretas por parte do governo com políticas públicas na área de Telecom e de Energia. A perspectiva de ser um hub latinoamericano traria cerca de R$ 8,4 bilhões adicionais a um segmento que deverá movimentar R$ 81 bilhões até 2017.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos