+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Secretário do Espírito Santo é o novo presidente do Consecti

Na tarde desta última sexta-feira (08) durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais Para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), Jadir Péla Secretário da Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (SECTTI) foi eleito presidente da organização. Jadir passa a ter assento no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, instância deliberativa do setor que reúne diversas instituições de governo que é presidida pela Presidente Dilma Roussef. O Fórum aconteceu no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

Compondo a nova mesa diretora também foram eleitos Odenildo Teixeira, Secretário de CT&I do Amazonas como Primeiro Vice-Presidente e Rosane Nassar, Secretária de CT&I do Maranhão como Segunda Vice-Presidente. A representatividade de diferentes regiões do país visa por em prática a coordenação e articulação dos interesses comuns das secretariais estaduais de CT&I que contribui para o aperfeiçoamento da Política Nacional de CT&I.

Também é papel do Conselho formular e avaliar objetivos e diretrizes para definição de prioridades e recursos para aprimorar o processo de desenvolvimento científico e tecnológico dos estados e do país. A organização funciona como instância de intercâmbio de experiências, informações e cooperações técnicas entre os integrantes.

Desta forma o Espírito Santo passa a ter acesso direto nas discussões do setor a nível nacional com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério das Comunicações (MiniCom), o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e outras instituições que articulam as políticas e ações para a área.

Nos próximos meses a nova mesa diretora irá tratar temas como o Programa Cidades Digitais, a Universidade Estadual do Espírito Santo, a popularização da ciência, tecnologia e inovação, os parques tecnológicos, as incubadoras de empresas e a qualificação profissional em Brasília.

Fonte: SECTTI-ES

Próximos Eventos