Destaques

São Paulo é a 17ª no ranking de cidades que melhor usam TICs

A cidade de São Paulo foi classificada como a 17ª com maior maturidade no uso de tecnologias da informação e comunicações (TICs) em termos de potencial  de investimento para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. É o que aponta o mais recente Índice de Cidades com Sociedades Conectadas, desenvolvido pela Ericsson em parceria com a Sweco, grupo de engenharia e design sustentável, que classifica 31 cidades que melhoram utilizam a tecnologia.

O relatório indica que a capital paulista está na média mundial no tocante a infraestrutura TIC, tendo como destaque o acesso a novas tecnologias, como a banda larga móvel e a fibra ótica para acesso à internet de alta velocidade, o que revela pré-condições positivas para desenvolvimentos futuros.

Estocolmo, Londres e Cingapura são as três cidades líderes entre as 31 pesquisadas. A primeira posição da capital sueca é atribuída à infraestrutura de TI altamente desenvolvida, com grande penetração de smartphones e conexões de alta velocidade, bem como ao uso avançado combinado com inovação e iniciativas de desenvolvimento usando as TICs como o principal impulsionador.

“As TICs aceleram significativamente as interações entre diversos atores, tornando-os mais intensos e rentáveis. O custo reduzido na troca de informações e transações diminui os requisitos necessários para novos empreendimentos e colaborações. Como resultado, o desenvolvimento econômico de uma cidade torna-se vitalizado”, disse Patrik Regårdh, responsável pelo Networked Society Lab da Ericsson.

Nesta edição da pesquisa, o aspecto da tecnologia foi atualizado para incluir dimensões como 4G, dados abertos, e-transações e o uso mais avançado de tecnologia.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos