+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Projeto implementará energia solar em universidades e escolas técnicas federais

Ações de eficiência energética estão em andamento no Ministério de Minas e Energia (MME). Segundo o dirigente da pasta, Eduardo Braga, será lançado em breve um programa de geração solar distribuído pelas universidades federais que envolve a construção de coberturas com painéis fotovoltaicos nos estacionamentos dos centros educacionais. A meta é reduzir o consumo da rede e tornar as universidades autossuficientes em eletricidade, ou mesmo fornecedoras de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Trabalhamos para encontrar soluções que nos levem à meta de termos duas Belo Monte de eficiência energética.Temos uma grande oportunidade, com baixo investimento, para crescer muito”, disse o ministro.

Segundo Braga, as escolas técnicas públicas também devem fazer parte do programa, com a instalação de painéis fotovoltaicos, de laboratórios e a criação de cursos sobre a geração solar para formar técnicos capazes de atender à demanda crescente por instalações de geração desta fonte energética. “Distribuir painéis solares de cabo a rabo no País e não ter técnico que possa dar a manutenção e operar é colocar placas que não vão resolver. Também queremos fazer isso para os hospitais universitários”, afirmou.

Além destas ações, o ministro citou ainda a criação de um programa com recursos do próprio setor para financiar a modernização da iluminação pública em pequenos municípios brasileiros, com lâmpadas de LED e energizadas com energia solar fotovoltaica. Os incentivos aos equipamentos de redes inteligentes – os smart grids e o fomento à adoção de aquecimento solar térmico também se inserem nesse conjunto de iniciativas.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MME)

Próximos Eventos