+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Professor Odenildo Sena recebe homenagem da Fucapi

Com uma trajetória de nove anos no Sistema Público Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM), Odenildo Sena, professor doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, recebeu nesta quinta-feira (28/08) uma homenagem da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). Sena foi titular da Secti-AM até o mês de julho de 2014, tendo assumido o cargo na secretaria em julho de 2010.

O professor já tinha experiência acumulada nas presidências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I.

A autora da homenagem, Isa Assef dos Santos, diretora-presidente da Fucapi, destacou, na solenidade, o importante papel do professor Odenildo para o cenário atual de CT&I no Amazonas. “É muito gratificante ter trabalhado com o senhor que teve uma atuação muito presente e importante junto à Fucapi”, disse.

Para o professor Odenildo Sena, o reconhecimento público do trabalho realizado à frente da Fapeam e da Secti-AM foi bastante significativo e emocionante. “Não há nada melhor para a alma da gente do que as pessoas manifestarem admiração pelo nosso trabalho. O melhor prestígio é o que vem das pessoas”, destacou.

A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, também prestou homenagens ao professor Odenildo Sena pelo percurso e dedicação dele no campo da ciência. “Essa homenagem veio do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa em reconhecimento às ações dele. Ele é uma pessoa que teve capacidade de atuar no cenário local e nacional. É irrefutável a habilidade do professor Odenildo em articular e ser capaz de movimentar a todos, colocando o Amazonas no mapa da ciência brasileira”, frisou.

Atuação

Uma das marcas da gestão de Sena que foi bem estruturada pelo Sistema Público Estadual de CT&I é a difusão e a popularização do conhecimento científico, o que tem contribuído para o aumento da qualidade da produção científica do Amazonas.

Defensor de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, Odenildo Sena  é um dos idealizadores do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia), instrumento de planejamento e gestão estratégica que foi concebido com a participação de atores regionais e elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Fonte: SECT-AM

Próximos Eventos