Destaques

Pouca competição prejudica oferta de banda larga, diz Ipea

Mais até do que a própria renda, é a falta de competição no setor de telecomunicações brasileiro que melhor explica a baixa penetração dos acessos em banda larga fixa. Números divulgados nesta quarta-feira, 18/12, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada são alarmantes: apesar de avanços, a desigualdade e a concentração estão aumentando, não caindo.

“Não temos uma política de compartilhamento de infraestrutura, dessa forma quem detém o meio físico determina a oferta. Nosso modelo de serviços é de monopólio, com basicamente duas grandes empresas, uma em São Paulo, outra nos demais estados”, resume João Maria de Oliveira, do Ipea.

Ao se debruçar sobre dados da Anatel e do IBGE, Oliveira sustenta ser o ambiente de mercado o fator decisivo na penetração dos acessos à Internet no país – baixa mesmo nos grandes centros. Em média, apenas 10 de cada 100 brasileiros tem efetivamente acesso à banda larga fixa.

Sem surpresas, as grandes cidades do Sudeste puxam o resultado, visto que nelas essa média é o dobro, de 20,6 acessos por 100, ou 18,9 nos municípios com mais de 500 mil habitantes do Sul. O técnico do Ipea pontua, porém, que o porte das cidades não explica tudo. Cidades semelhantes no Nordeste e no Norte têm densidade muito inferior, de 7,5 e 5,3 por 100, respectivamente.

“Grandes municípios do Sudeste têm densidade de acesso três vezes maior que seus similares no Nordeste, e quatro vezes maior em relação ao Norte”, diz Oliveira. É no centro-sul que se concentram as cidades que fazem parte dos 5% de municípios onde há competição, demonstra.

O estudo sobre determinantes da demanda de banda larga mostra que a concentração parece até ficar maior. “No ano de 2010, em 87,7% dos municípios brasileiros o mercado pode ser considerado como concentrado; em 2012, essa porcentagem aumentou, para 95%”, descreve Oliveira. Parte do aumento se deve à chegada de ofertas onde antes não havia, mas com um único prestador.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos