Destaques

PCTI/Amazônia será lançado em Brasília e em todos os Estados da Amazônia Legal

Discutir estratégias para a promoção do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia) foi o objetivo da reunião realizada no último dia 07, no hotel Caesar Business, em Manaus (AM).

O encontro, coordenado pela Diretoria-Regional Norte do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e pela Diretoria-Regional Norte do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), contou com a participação do vice-presidente do Consecti e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena; diretor regional Norte do Consecti, Antônio Cláudio Carvalho; diretora regional Norte do Confap e presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão; secretário adjunto de Ciência Tecnologia Ensino Superior do Maranhão (Sectec/MA), Osvaldo Saavedra Mendes; secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Rafael Bello Bastos; presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI/RR), Daniel Gianluppi; assessora de planejamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Márcia Maciel; secretário executivo do Consecti, Alberto Peverati Filho e, por meio de videoconferência, da assessora da equipe técnica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Carmem Sílvia Bueno.

Durante a reunião ficaram evidenciadas as necessidades de se elaborar ações coordenadas para a divulgação do PCTI/Amazônia, bem como da formulação de um cronograma para essa promoção em nível nacional e em todos os Estados abrangidos.

Os participantes foram unânimes ao evidenciarem a importância do lançamento do Plano nas casas legislativas tanto em Brasília, como nos Estados da Amazônia Legal. A entrega oficial ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também deve acontecer em Brasília.

Outro ponto significativo para promoção do Plano deve ocorrer com o apoio e participação de instituições representativas da indústria, ensino superior e pesquisa, fomento e demais entidades de CT&I.

A popularização do PCTI/Amazônia será intensificada durante a realização da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que acontecerá no próximo mês de julho, em Rio Branco (AC). Além da elaboração de meios mais acessíveis de compreensão do plano e da importância para o desenvolvimento regional.

PCTI/AMAZÔNIA

Atendendo a uma demandados secretários de CT&I e presidentes de FAPs do  Norte, o MCTI apoiou a elaboração do Plano que foi coordenado pelo CGEE,  que teve como missão, elaborar uma proposta para nortear a Política de  Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia Legal.

O documento foi elaborado a partir da interação sistêmica entre atores e  instituições relevantes CT&I dos Estados da Amazônia Legal. O resultado foi  uma propositura para 20 anos que pretende mudar o cenário do  desenvolvimento da região, tendo como fator motivador o aproveitamento sustentável da biodiversidade regional.

O PCTI/Amazônia está pronto e em fase de impressão de exemplares para a  divulgação.

Para acessar eletronicamente o PCTI/Amazônia  clique.

PCTI/AMAZONAS

Em consonância com as propostas estabelecidas no PCTI/Amazônia, o Amazonas elabora um Plano de CT&I para o Estado (PCTI/Amazonas).

Coordenado pela SECTI-AM, o PCTI/Amazonas é um plano operacional, que visa desenvolver áreas estratégicas para o Estado, incluindo o Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como biotecnologia, setor naval, tecnologia, inovação e recursos humanos.

Uma apresentação prévia do PCTI/Amazonas foi feita durante a reunião do dia 07 de março, em Manaus. A expectativa é de que os demais Estados, à luz do PCTI/Amazônia, também elaborem seus próprios planos.

O PCTI/ Amazonas será oficializado quando da reunião de instalação do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti), prevista para acontecer em maio.

A reunião para definição de estratégias para a promoção do PCTI/Amazônia finalizou com a adoção de alguns encaminhamentos ao Consecti e Confap para o alcance dos objetivos de divulgação do Plano.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA – SECTI AM

Próximos Eventos