+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Parceria entre Nokia e PUCPR visa promover pesquisas em 4G e 5G

Após a venda da divisão de handsets para a Microsoft, a Nokia Networks – divisão antes conhecida como Nokia Solutions and Networks (NSN) – tem procurado investir cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento. Prova disso é o anúncio desta terça, 1º, de que a companhia finlandesa estabeleceu um novo projeto para incentivar o desenvolvimento de redes 4G e 5G no Brasil em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A parceria com a instituição, que existe desde 2009, deverá se fundamentar em produtos da companhia, como a estação radiobase (ERB) Flexi Multiradio 10, além de redes heterogêneas.

Segundo a empresa, o projeto prevê também atividades de capacitação pessoal, com equipes da universidade e da Nokia na engenharia elétrica, para testes de funcionalidade avançadas de rádio para implantar em futuros padrões. O curso de Engenharia Elétrica, aliás, coordenará o espaço para a parceria entre empresa e instituição, que incluirá trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso e aulas práticas de disciplinas relacionadas.

O primeiro grupo de trabalho desenvolveu estudo para identificar e avaliar cenários de operação e simulação de redes 4G, com alunos participantes recebendo uma bolsa de apoio. A parceria entre Nokia e PUCPR é semelhante aoprojeto da Ericsson com a Universidade Federal do Ceará (UFC) em pesquisas com frequências altas para redes 5G.

Fonte: Teletime

Próximos Eventos