+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Nova tecnologia reduz quantidade de agrotóxicos nas plantações

Uma nova tecnologia diminui os gastos na agricultura e ajuda a reduzir a quantidade de agrotóxicos colocados na natureza. Um pesquisador da Embrapa criou um bico para pulverização e uma empresa privada adaptou essa tecnologia em um maquinário.

Acredita-se que, em um espaço de tempo bem pequeno, o país já conheça e utilize esse novo pulverizador pneumático eletrostático. Sobre essa novidade, o programa Nossa Terra, da Rádio Nacional da Amazônia, conversou com Moisés Baiochi, engenheiro agrônomo.

Moisés Baiochi explicou que o equipamento é direcionado exclusivamente para a agricultura familiar. Segundo ele, 70% dos alimentos que o Brasil consome são produzidos pelas famílias do campo. Por isso, há a preocupação de que o alimento chegue limpo à mesa dos brasileiros, livre de agrotóxicos, como também com a saúde dos agricultores, que mantêm contato constante com os agroquímicos.

Neste sentido, a nova tecnologia criada pela Embrapa pretende ajudar na alimentação dos brasileiros, para que esteja livre de substâncias químicas, e também os produtores rurais, que poderão ter menos contato com os produtos durante o trabalho.

O engenheiro agrônomo contou que o estudo que descobriu o equipamento, feito por um pesquisador da Embrapa, teve início na década de 1980, que aprofundou não só em questões sobre a forma de eletrificação do equipamento, como também em uma gama de outras formas de eletrificação.

Após a invenção do bico, a Embrapa procurou, desde 2013, patentear a invenção do pesquisador e transformar o bico em um produto comercial, com a intenção de que este chegasse ao campo e fizesse a “ponte” entre a pesquisa e o local onde o produtor usará o equipamento.

De acordo com Moisés Baiochi, a Embrapa está há dois anos estudando a tecnologia, procurando melhorias na invenção para transformá-la em um produto. O equipamento mostra eficiência na aplicação e pulveriza as plantações, reduzindo a quantidade de agrotóxicos nas plantações.

Próximos Eventos